Mailing imprensa nada mais é do que um compilado de endereços de emails que são usados para disparar releases, email marketing e outros assuntos para diversos usuários simultaneamente.
Na lista, contém todas as informações necessárias dos jornalistas que você precisa. Geralmente, os dados são compostos por nome, veículo de atuação, telefone, endereço de email, editoria que trabalha entre outros. Desse modo, é possível se comunicar de modo mais assertivo e direcionar pauta ao profissional certo.
O que uma ferramenta de mailing imprensa pode oferecer?
1 – Foco
Tenha sempre em mente de que não adianta atingir jornalistas que não tenham relação com esse foco. Além disso, tal atitude pode afetar sua imagem. Por isso, faça uma filtragem que te permite acertar na divulgação. Por exemplo: quero que meu release seja enviado a jornalistas da região norte, que sejam editores ou subeditores, que cubram economia e negócios e que trabalhem em rádios, apenas.
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2 – Estatísticas sobre a divulgação
Estar na área da comunicação significa se relacionar com milhares de jornalistas. Existem ferramentas que te fornecem gráficos e estatísticas que permitem dar mais escalabilidade e velocidade na avaliação de seus mailings. Isso quer dizer que você pode verificar rapidamente como está a distribuição de seus mailings em gráficos por tipo de mídia, localização geográfica, cargos e outros.
3 – Mailing imprensa atualizado
Como já mencionamos no texto, é importante ter a lista de jornalistas para disparar suas informações. Contudo, é imprescindível que ela esteja atualizada, ou que isso aconteça com frequência. Diariamente, jornalistas de todas as regiões devem ser contactados e conferidos, um a um, para garantir máxima atualização. O Workr, por exemplo, conta com 20 profissionais dedicados nessa tarefa. O software garante uma taxa de atualização mínima de 90%. Ou seja, a cada 1.000 jornalistas no banco de dados, no mínimo 900 estarão corretos.
Aliás, a plataforma de mailing é composta por 55 mil jornalistas, distribuídos em mais de 10.000 veículos, classificados em 90 grupos de interesse (editorias), cargos, tipo de veículo — jornal, revista, internet, blog, tv, rádio —, estado e cidade.
4 – Fundamental para as agências
Em vez de enviar individualmente um email para cada usuário, as listas com textos escritos são destinados e disparados diretamente para grupos de usuários específicos por meio de uma única mensagem. Se você é uma agência, profissional de comunicação ou empreendedor, vai gostar e utilizar muito, pois é muito fácil de usar.
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Amplie seu relacionamento com a imprensa e aumente sua visibilidade na mídia. Distribua seus releases para os jornalistas certos, na hora certa.
5 – Consultoria estratégica
Você nunca estará sozinho para utilizar o mailing. A ferramenta do Workr, por exemplo, oferece uma consultoria estratégica que auxilia desde os primeiros passos até atingir os primeiros resultados, além de atendimento permanente e fácil.
Conclusão
Para Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se, o mailing é uma grande ferramenta para profissionais que precisam disparar seus releases e comunicados em geral.
“Uma vez que você seleciona o jornalista, escolhendo seu perfil e ramo de atuação, saberá que o release foi direcionado ao target correto, o que gera trabalhos eficientes e, consequentemente, melhores resultados. Acredito que o mailing seja ainda mais importante para agências em geral e assessorias. Em meio ao boom das fake news, você conseguirá identificar aqueles profissionais que realmente fazem um trabalho de apuração sério e de qualidade.”
Nunca deixe de estudar os jornalistas, conhecer as editorias e se atualizar constantemente, pois nem sempre o chefe de redação, que está há mais tempo no cargo, vai resolver usa necessidade. Um mailing completo e atualizado deixará sua notícia sempre à frente e trará mais credibilidade.