CRM: o que é e como aplicar na sua empresa ou agência?
O que é CRM?
O que é CRM? Essa sigla vem do termo em inglês para Customer Relationship (CRM) Management e trata-se de uma estratégia para gerenciar todos os relacionamentos e interações de sua empresa com seus clientes e potenciais clientes. Isso ajuda você a melhorar sua lucratividade.
De acordo com a Hubspot, quase 22% dos vendedores não fazem ideia do que se trata um CRM. Isso quer dizer que muitas empresas estão perdendo a oportunidade de ganhar dinheiro sem saber disso.
Além do mais, 40% desses profissionais ainda utilizam técnicas ultrapassadas para fazer esse gerenciamento, como por exemplo, planilhas, cadernetas ou programas de email, que apenas servem para tomar seu tempo e perder o foco do cliente.
Uma informação que poucos sabem — segundo a Sales Force — é que aplicar as estratégias de CRM numa empresa ou agência pode alavancar as vendas em aproximadamente 30%, sua produtividade de vendas em até 34% e a precisão de fechamento dos seus negócios em 42%.
Mais comumente, quando as pessoas falam de CRM, eles geralmente se referem a um sistema de CRM , uma ferramenta que ajuda com gerenciamento de contatos e vendas, processos de fluxo de trabalho, produtividade e muito mais.
O Customer Relationship Management permite que você se concentre nos relacionamentos da sua organização com pessoas individuais – sejam clientes, usuários de serviços, colegas ou fornecedores. O CRM não é apenas para vendas. Alguns dos maiores ganhos de produtividade podem vir de ir além do CRM como uma ferramenta de vendas e marketing e incorporá-lo em seus negócios, desde RH até serviços ao cliente e gerenciamento de cadeia de suprimentos.
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Funções de um CRM?
Para que o Customer Relationship Management seja eficiente, é recomendado adotar estratégias, metodologias, softwares ou qualquer outro recurso que possa facilitar essa gestão, como os sistemas de CRM, por exemplo. Tais sistemas têm a função de automatizar o Customer Relationship Management. Resumindo, você pode construir um relacionamento de modo mais otimizado com o seu cliente. Confira as principais funções:
- Colher informações – Você insere todas as informações do seu cliente, como dados pessoais, preferências entre outras. No decorrer do processo de vendas, é possível extrair os dados comerciais.
- Integração – Se quiser, todas as informações obtidas ficam guardadas na nuvem. O sistema praticamente funciona como um banco de dados.
- Diminuir os erros – Com um sistema de CRM, dificilmente você terá problemas com panes ou erros, que geralmente acontece com softwares.
- Automação dos setores de Vendas e Marketing – Realizando a automação e integrando os times, certamente trará maior eficiência nas ações e abordagens, além de facilitar o acompanhamento do ciclo do cliente, reduzir custos, aumentar a produtividade e entender melhor os leads.
Como fazer aplicações do CRM?
Para facilitar a aplicação, ela é subdividida em 4 tipos, segundo o conjunto de funcionalidades de cada uma delas. É importante ressaltar que todas devem ser integradas para trazer o resultado esperado e resultar em maior eficiência.
01 – Operacional
Esse tipo de aplicação trata do atendimento ao cliente, pós-venda e suporte técnico. Além de atender às solicitações do cliente, permite também analisar os dados para prosseguir nas próximas tomadas de decisão.
É por meio do atendimento que você obterá feedbacks para descobrir pontos falhos no seu produto e serviço.
02 – Analítica
Chegou o momento de analisar os pontos importantes que foram coletados na etapa anterior. A aplicação analítica ter o intuito segmentar seus clientes com base nos relatórios e análises de dados.
O vendedor consegue criar um vínculo maior com o cliente, uma vez que ele passa a entender as suas limitações e dificuldades.
03 – Colaborativa
O sistema de Customer Relationship Management engloba vários setores de uma empresa e, consequentemente, facilitam a comunicação e o compartilhamento de dados em tempo real. Portanto, a aplicação colaborativa é essa troca de dados e informações entre os setores.
Vamos supor que o seu cliente fez uma compra parcelada, mas ocorreu um atraso na segunda parcela. Integrando o contato com o financeiro, marketing e comercial, você pode encontrar as melhores soluções para resolver esse detalhe.
Resumindo, a aplicação colaborativa, além de fornecer ao cliente um melhor atendimento, ajuda a empresa a elaborar estratégias que diminuem os riscos e maximizem as oportunidades.
04 – Estratégica
Todos os dados levantados nas etapas anteriores vão para uma planilha, na qual ficará um responsável para administrar e delimitar quais estratégias serão seguidas a partir daí, levando em conta os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades.
Uma frase inspiradora do Bill Gates pode ajudar a pensar mais sobre o assunto abordado nesse post.