O press kit é uma ferramenta muito utilizada na estratégia de comunicação para ampliar o relacionamento com jornalistas de redação. Na prática, o press kit pode ser visto como um instrumento de divulgação que reúne um conjunto de materiais informativos sobre uma determinada marca, produto ou serviço específico.
Na prática, tal recurso historicamente consiste em ampliar a relação com a imprensa. Porém, ao longo dos últimos anos, a ação passou a ser adotada no relacionamento com stakeholders em geral, dependendo do objetivo e planejamento de cada ação – óbvio.
Com o uso do press kit, há uma grande possibilidade de gerar mídia espontânea nos veículos jornalísticos, garantindo, com isso, fortalecimento da marca por meio da visibilidade conquistada nesses canais.
Para alcançar a publicação deste conteúdo, é primordial que haja sinergia entre as partes. Por um lado, os materiais que formam o kit e, por outro, o jornalista que o recebe. Além das exigências padrões, como a relevância e o interesse público que há naquilo que está sendo divulgado.
A ferramenta geralmente é utilizada pelos escritórios de assessoria de imprensa, agências de relações públicas e marketing. Dentro das organizações, esse tipo de material costuma ser elaborado pelos departamentos internos de comunicação corporativa.
Construindo seu press kit
Elaborar um kit de imprensa está longe de encher os jornalistas de presentes e brindes da marca. Atribuir sua estratégia ao apelo emocional, não vai ajudar a cavar a publicação final da pauta. Pelo contrário, pode ser visto em alguns casos como antiético.
Nesse tipo de trabalho, a criatividade é essencial para construir um press kit de impacto e relevante. A pertinência da informação é fator primordial na produção, além da convergência entre notícia e brinde. Atente-se para que não seja apenas um “presente”, mas que gere valor ao conteúdo.
O primeiro passo é produzir o release de apresentação do material que será divulgado. O texto serve de base para a produção jornalística. Por isso, não esqueça de aplicar as técnicas de SEO no texto, pensando na otimização do conteúdo nos meios digitais.
Após o material explicativo, é fundamental incluir no kit alguns objetos que remetam à notícia e acrescente informações significativas a notícia. Como mencionado acima, tem que ser algo que cause impacto e que represente de forma concreta a pauta.
Para criar o efeito “uau” no seu material, é preciso fugir do padrão que costuma ser adotado. Não opte por distribuir apenas caneta, pen drives e bloco de notas – exceto que haja ligação no seu objetivo. Seja estratégico, atrele seu material ao que está sendo falado e gere impacto com o comunicado.
Outro fator fundamental é construir mensagens personalizadas e customizadas para cada jornalista. Se for o caso, use o nome do profissional no objeto ou algo que tenha relação com o trabalho dele. Assim, a ação se torna ainda mais pessoal e torna sua estratégia de comunicação ainda mais eficaz.
Distribua o Press Kit de forma segmentada
A estratégia da sua ação vai influenciar diretamente no mapeamento de jornalistas do seu mailing imprensa. Nesse tipo de comunicação, refinar a segmentação é fundamental para atingir os profissionais exatos.
O press kit é utilizado em ocasiões específicas. Por isso, adotar uma linguagem mais pessoal ao material, tanto na questão da linguagem, quanto na roupagem do conteúdo é primordial.
Isso implica dizer que estruturar o kit de forma genérica e abrangente, a fim de atender uma grande quantidade de jornalistas de redação não é recomendado.
Busque por profissionais que cubra assuntos relacionados ao release. Além disso, veja se há conexão entre o tipo de veículo que o jornalista atua e o público-alvo do material.
Quando utilizar o press kit na sua estratégia de comunicação?
Como já discutimos anteriormente, o material tende a ser preterido em ocasiões especiais e esporádicas. Portanto, adote a estratégia em oportunidades mais eventuais e temáticas.
A ferramenta é utilizada principalmente quando se trata de lançamentos. Seja a chegada de uma nova marca ao mercado, a inauguração de uma loja, um novo disco de uma banda, entre outras inúmeras possibilidades.
Outro diferencial é adotar o press kit em formato de convite. Personalize o material e utilize-o para convidar os jornalistas para um evento ou coletiva de imprensa. Aproveite para dedicar uma mensagem pessoal, mostrando a importância que a empresa atribui ao profissional, fazendo questão de sua presença.
Conclusão
O press kit pode ser mais uma ferramenta eficaz na sua estratégia de comunicação. Além de estreitar a relação com os profissionais de imprensa – por manter uma boa proximidade e um laço de confiança -, sua principal vantagem é aumentar a visibilidade na mídia de forma espontânea. O método é extremamente fundamental para fortalecer a marca e gerar autoridade no mercado. Basta utilizá-lo de forma criativa e personalizada.