Como criar valor para a sua empresa contábil?
Embora muitas pessoas acreditem que sejam a mesma coisa, existe uma diferença entre preço e valor. A questão é que poucas pessoas compreendem que, quando se fala em preço, estamos falando de um determinado montante que será pago por um produto ou serviço.
Quando falamos valor, nos referimos àquela sensação boa ao cliente, que ficou satisfeito em ter investido no seu negócio. A grande dificuldade está em como gerar essa sensação de valor?
Antes de tudo, temos que considerar que o profissional de contabilidade, há algum tempo, não é responsável apenas pela parte burocrática junto ao Fisco, mas também tem tido um papel importante como consultor. Para as empresas de contabilidade, pode ser uma excelente alternativa, uma vez que o cliente começa a te ver como “parceiro”, pois além de pagar para cuidar da burocracia, está adquirindo um parceiro na gestão também de sua empresa.
Quando falamos de pequenas empresa — onde o empreendedor realiza várias funções —, uma ótima solução para mostrar valor, além de cuidar da folha de pagamento, seria oferecer consultoria sobre questões trabalhistas, por exemplo. Existem diversas oportunidades. Como dissemos em outro post, ao conhecer muito bem seu segmento, escolha aquele que agregue valor e ao mesmo tempo não retorne em sobrecarga para seu trabalho.
Vamos dar algumas dicas de como gerar valor com a segmentação:
- Ao desempenhar a tarefa que lhe foi solicitada, procure acrescentar algo. Por exemplo, ao realizar o balanço patrimonial, entregue-o junto a um relatório gerencial das áreas que dão mais custos para o negócio do clientes;
- Não aceite demandas que irão aumentar ainda mais o trabalho de sua equipe de maneira considerável se não te trouxer retorno. Lembre-se de que gerar valor não é ajudar voluntariamente;
- Se prometer algo que não conseguirá cumprir, não assuma a responsabilidade, pois isso quebrará a confiança que seu cliente tem com sua empresa, podendo até mesmo te queimar no mercado.
- Tire todas as dúvidas e entenda exatamente o que o cliente espera de você. É exatamente desse modo que conseguirá agregar valor ao seu serviço.
- Nunca se esqueça de que cada cliente tem uma necessidade diferente. Isso quer dizer que aquilo que vai agregar valor para um, pode ser inútil para outro.
Seja um parceiro diferenciado (aquela parceria estratégica com o empresário)
Não seja aquela empresa que apenas presta serviço ao funcionário. O ideal é que, de maneira espontânea e natural, seu cliente sinta que você é também um parceiro para ele, assim terá mais confiança no trabalho que desempenha. São vários as contribuições que seu escritório pode oferecer como parceria. Lembremos novamente que cada cliente tem uma área de atuação e, por isso, você deve encontrar uma maneira de ser útil de acordo com cada nicho. O contador pode, por exemplo:
- Auxiliar com o fluxo de caixa.
- Verificar áreas dentro da empresa do cliente que estão com custo elevado.
- Ajudar os clientes que estão iniciando no processo de abrir empresas para escolherem o melhor regime de tributação.
- Oferecer um planejamento tributário adequado ao cliente.
Quais as vantagens de ser parceiro do cliente?
Certamente, a maior delas será a confiança que ele terá no seu trabalho, uma vez que o cliente se sentirá parte do processo. Ao mesmo tempo, você terá menos problemas para enviar documentos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 57% dos empresários pagariam até 20% a mais para ter consultoria de contabilidade. Isso quer dizer que você deve pensar em agregar novos serviços dentro da sua empresa e, que ao mesmo tempo, tenham valor para o cliente. Boas parcerias sempre dão resultados a longo prazo. O cliente poderá indicar seu escritório para conhecidos e você poderá explorar novos horizontes.