Escritório de contabilidade: 9 dicas de planejamento estratégico
Como em qualquer tipo de negócio, seu escritório de contabilidade também precisa ter um foco em planejamento estratégico para atingir os objetivos esperados. Isso funcionará como uma ferramenta que crie ou fortaleça o diferencial competitivo do seu escritório contábil. Quais benefícios você vai obter?
1 – Foco: Deixa claro que você quer alcançar o objetivo do seu escritório com sucesso, além de ser assertivo em suas ações
2 – Flexibilidade: Em períodos que houver demanda extra — como em caso de imposto de renda — o impacto sentido será menor, uma vez que o planejamento já prevê tais acontecimentos.
3 – Prioridades: Você consegue priorizar ações que são urgentes e indispensáveis para o seu negócio
4 – Redução de Gastos: Com um planejamento estratégico, você foca naquilo que realmente tem importância para o seu negócio, minimizando os desperdícios.
5 – Controle: Estabelece rituais para acompanhar a perfomance dos resultados e evolução dos números relacionados às metas estipuladas.
6 – Engajamento: Motiva sua equipe a produzir mais e bater as metas. Um time engajado é importante dentro da organização.
7 – Visão do negócio: Elaborando um planejamento, você vê oportunidades de melhorias no seu negócio e consegue corrigir aquilo que está fora do eixo.
8 – Comunicação: Deixa alinhado todos os objetivos do seu escritório, melhorando a comunicação entre a equipe.
Como planejar
É perceptível que os ganhos são enormes a partir do momento que você tem um planejamento estratégico bem elaborado. Você pode pensar que para ter implementar isso no seu escritório é necessário um processo super elaborado, com projeções financeiras bem apuradas, não é mesmo? Contudo, é mais fácil do que se imagina. Resolvemos criar uma lista trazendo passo a passo de como organizar um planejamento estratégico para o seu escritório de contabilidade de maneira eficiente.
1 – Defina ou revise a missão, a visão e os valores do escritório contábil. É importante compartilhar com toda sua equipe. Para que um planejamento tenha sucesso, o time precisa estar engajado.
2 – Faça a análise de SWOT — iniciais dos termos em inglês Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A partir daí, analise os pontos fortes e fracos (ambiente interno) e quais são os concorrentes de mercado (ambiente externo). Isso servirá como ponto de partida para que você possa priorizar as próximas ações.
3 – Fique sempre atento aos movimentos dos principais concorrentes, avaliando quais as tendências no mercado. Pense em algumas questões que você pode levantar:
- De que modo ou em quais aspectos estou sendo ameaçado por meus concorrentes?
- Será que meus concorrentes estão usando redes sociais? Como é o site deles?
- Os serviços que nosso escritório fornece estão de acordo com as necessidades do meu cliente? Como posso melhorar esse tipo de serviço?
- Existe alguma demanda que atualmente não conseguimos solucionar?
4 – Dê ouvidos aos seus clientes e equipe. Muitas vezes um funcionário tem ideia inovadora ou alguma solução diferente que pode ajudar na produtividade. Existem diversas ferramentas que ajudam a melhorar os resultados internos otimizando tempo em meio às atividades rotineiras. Do mesmo modo, descubra dos seus clientes como você pode atendê-los melhor.
5- Defina quais são seus objetivos e priorize. Ao elaborar sua estratégia nesse ponto, é imprescindível especificar quais são as prioridades — ou seja, aquilo que precisa ser feito com urgência — e os importantes que serão desenvolvimento ao longo do tempo.
6 – Depois de definir seus objetivos, liste todas as estratégias que precisam ser desenvolvidas para alcançá-los. Como fazer isso?
- Indique responsáveis e prazos para cada uma delas.
- Elabore e execute a estratégia de forma clara e consistente
- Programe uma estratégia flexível, que permita ao escritório alternativas de manobras;
- A estratégia deve sempre estar ligada a um objetivo priorizado
7 – Desdobre as estratégias em orçamentos para poder executá-las. Aqui você deve pensar em todos os investimentos que serão realizados no seu escritório.
- Recursos humanos,
- Recursos tecnológicos,
- Ações de marketing,
- Investimento em capacitação do time,
- Orçamento de venda
8 – Acompanhe a evolução das estratégias e das metas estipuladas. Geralmente, reuniões periódicas que envolvam os responsáveis por cada estratégia, mostra como está o andamento do processo e aquilo que precisa ser acelerado. Se algo não está saindo como planejado, na reunião você entende essas razões.
9 – Revise o planejamento do seu escritório periodicamente. É importante acompanhar a evolução do mercado e observar se existe a possibilidade de inovar ou melhorar algo já existente.
Seu objetivo é gerar mais resultados e aumentar a produtividade. Por isso, planeje seu escritório de contabilidade para tentar alcançar o sucesso e se tornar um consultor de negócios para seus clientes.