O melhor pitch junto a jornalistas
A atuação do assessor de comunicação no relacionamento com a mĂdia precisa ir alĂ©m do script bĂĄsico e um tanto preguiçoso que muitos profissionais de comunicação corporativa se limitam a adotar. Segundo a Forbes, esse kit bĂĄsico, de efeito limitado, Ă© composto de trĂȘs atividades:
- Criar o press release.
- Disparar o release para uma extensa lista de jornalistas.
- Fazer o follow-up com alguns jornalistas para checar se o release chegou Ă s suas caixas de entrada.
VocĂȘ, como assessor, precisa fazer melhor do que isso. Como primeiro passo, conheça mais detalhadamente o jornalista, que Ă© o seu pĂșblico-alvo. A edição de 2016 da pesquisa americana The State of Media Report elencou os principais desejos dos jornalistas ao serem abordados. Eles desejam que os assessores:
- Façam uma abordagem personalizada e adequada à editoria que cobrem (preferida por 78% dos jornalistas);
- Entendam o tipo de mĂdia do veĂculo (77%);
- Forneçam informação e contato de experts que sirvam como fontes (42%);
- Respeitem as preferĂȘncias dos jornalistas sobre a forma como cada um deseja ser abordado (35%);
- Depois da publicação, compartilhem a matéria em suas redes sociais (26%);
- Estejam disponĂveis para solicitaçÔes (24%).
A relação entre jornalistas e assessores vive momentos de conflitos de interesse e de agenda. Com redaçÔes enxutas, os jornalistas estĂŁo cada vez mais sobrecarregados. Ao mesmo tempo, recebem um volume alto de solicitaçÔes de assessores â sendo a maioria infĂ©rtil para sua atividade. Segundo o site Journalistics, âo assessor precisa considerar que a pessoa do outro lado da linha jĂĄ anda recebendo centenas de abordagens de outros RPsâ.
O pitch perfeito
Elaboramos um roteiro de cinco passos para que vocĂȘ faça uma abordagem mais eficiente com o jornalista.
Passo #1: capriche na pauta
Os jornalistas nĂŁo estĂŁo interessados em saber o quĂŁo maravilhosa a empresa que vocĂȘ assessora Ă©. Nem o quĂŁo inteligente seu assessorado diz ser. Na verdade, ninguĂ©m estĂĄ disposto a ouvir isso alĂ©m do seu prĂłprio assessorado. Por isso, coloque sua cabeça de jornalista para funcionar e crie uma das quatro formas de pauta listadas pelo site Tutsplus:
- Encontre um gancho que torne o tema interessante porque vai impactar de alguma forma na vida do pĂșblico para quem o jornalista escreve. Ou, entĂŁo, porque tem conexĂŁo com alguma pauta quente do momento.
- Fale de uma tendĂȘncia de mercado que esteja dentro de um contexto mais amplo. Por exemplo, imagine que a prefeitura de uma cidade esteja revitalizando o centro histĂłrico e a empresa que vocĂȘ assessora decide abrir escritĂłrios na regiĂŁo. Isso, sim, seria uma pauta.
- Organize um evento que desperte o interesse de jornalistas. Nem sempre Ă© fĂĄcil encontrar o gancho que os atraia, Ă© verdade. Mas vale a tentativa quando houver uma pauta que justifique o investimento de tempo e dinheiro num evento.
- Ofereça o seu assessorado como fonte para comentar um assunto em evidĂȘncia. Durante a cobertura de temas importantes, os jornalistas precisam ouvir especialistas. Nessa hora, vocĂȘ tem a oportunidade de tornar-se Ăștil para eles.
O site britĂąnico Workspace recomenda que, antes de enviar a pauta para as redaçÔes, vocĂȘ responda para si mesmo as seguintes perguntas:
- A pauta que estou oferecendo Ă© Ășnica?
- Ă relevante para o pĂșblico-alvo do veĂculo?
- Atende aos interesses tanto do veĂculo quanto do assessorado?
- EstĂĄ bem escrito?
Passo #2: segmente
Jornalista e assessor precisam um do outro, mas essa relação sĂł serĂĄ sĂłlida se o assessor fornecer conteĂșdo adequado. E isso nĂŁo se consegue disparando um release padronizado para milhares de jornalistas. Quanto menor for o mailing, mais segmentado tende a ser. Lembre-se: menos Ă© mais.
Segundo a revista Entrepreneur, o pitch perfeito nĂŁo tem a ver apenas com a escolha dos jornalistas pela editoria em que atuam. Ele traz o âĂąngulo perfeitoâ para o veĂculo-alvo. Isso reforça a ideia de que a personalização funciona muito melhor do que o trabalho em massa.
Passo #3: crie um excelente release
Diferentemente do que muitos assessores fazem, o release nĂŁo Ă© um conteĂșdo promocional que existe para satisfazer aos caprichos do assessorado. Ele Ă© um instrumento de trabalho focado no jornalista. Um excelente release tem estas caracterĂsticas:
- Vai direto ao ponto.
- Apresenta informaçÔes sustentadas por fatos e dados.
- Explica a relevĂąncia do fato destacado.
- Ă escrito com linguagem jornalĂstica.
- Ă enviado no timing certo.
- Inclui material de reforço, como fotos e, eventualmente, vĂdeos.
- Fornece dados de contato do por mĂșltiplos canais â telefone, email, WhatsApp, redes sociais etc.
Passo #4: contate com profissionalismo
O jornalista precisa do material enviado pela assessoria de imprensa. Ă sua matĂ©ria-prima. O problema Ă© o volume de ofertas de pautas desinteressantes. Isso lança para vocĂȘ o desafio de fazer com que seu email se destaque em meio a tantas mensagens.
BuzzSumo entrevistou cinco jornalistas especializados em mĂdia e tecnologia perguntando sobre a relação com os assessores. Todos reclamaram do volume de releases recebidos e deram conselhos de como devem ser os emails. âEscreva assuntos objetivos antecipando a pauta de maneira honesta e claraâ, recomenda Anthony Ha, do Techcrunch. âSimplesmente me diga o que vocĂȘ tem de diferente dos concorrentesâ, completa Paul Sawers, do TheNextWeb.
Passo #5: crie relacionamentos e expanda
Torne a abordagem com jornalistas um modus operandi contĂnuo. Fornecer conteĂșdo Ăștil a eles Ă© uma forma de criar uma relação de confiança. Ă claro que isso exige a habilidade de administrar os interesses â e atĂ© a ansiedade ou o ego â do seu assessorado. Esse Ă© o desafio.
Além de gerir a atuação junto a jornalistas, expanda o horizonte e considere a mesma abordagem para influenciadores e microinfluenciadores atuantes em redes sociais. Eles se tornam cada vez mais relevantes e demandam uma atividade de RP que o assessor jå sabe desempenhar.
Abordagem diferenciada
Um artigo da Orbit Media, de Chicago, nos Estados Unidos, propĂ”e uma abordagem diferenciada para que o jornalista dispense mais atenção a vocĂȘ do que a outros assessores. O autor do texto Ă© Dmitry Dragilev, fundador da JustReachOut.io e especialista em abordagens a jornalistas. Ele recomenda seguir trĂȘs regras:
- Mire em redatores especĂficos, e nĂŁo no veĂculo. Isso permite analisar a expertise de cada um e, mais importante ainda, estabelecer um relacionamento pessoal com ele.
- Aborde temas especĂficos, e nĂŁo editorias. Um jornalista alocado da editoria de tecnologia, por exemplo, pode ser especialista em drones e robĂŽs. Para uma empresa especializada nesse tipo de equipamento, a chance de conectar-se com ele serĂĄ muito maior.
- Invista em relacionamento. As duas regras anteriores dizem respeito Ă escolha do jornalista certo. A partir daĂ, Ă© colocar em prĂĄtica a essĂȘncia de relaçÔes pĂșblicas, que Ă©, como o prĂłprio nome sugere, relacionamento.
Takeaway
Utilize suas habilidades e conhecimentos relacionados a jornalismo para criar uma pauta que se torne preciosa para os jornalistas. DĂȘ tiros com mira a laser e crie relacionamento com os profissionais de interesse da sua marca.