O email é uma ferramenta utilizada por todas as empresas que adotam estratégias de marketing digital. Sendo bastante comum e uma tática de anos, ele ainda apresenta bons resultados. Basta aplicar da forma correta, com linguagem e periodicidade ideais para seu público.
O blog Marketing de Conteúdo, reuniu 79 estatísticas de email essenciais para uma boa campanha. Escolhemos, entre todas, as 10 dicas para produzir e entender melhor os resultados de uma campanha de email que podem ajudar em sua estratégia e turbinar seus resultados. Vamos lá!
10 dicas para melhorar sua estratégia por email
São dados extremamente relevantes que servem para guiar a forma como você utiliza o email como ferramenta de sua estratégia. Apesar de tradicional, este ainda continua sendo um canal de comunicação muito efetivo para as empresas.
1. 35% dos destinatários abrem um email levando em conta somente o assunto
O que muitos consideram “pegadinha”, na verdade, é a primeira e a mais recomendada forma de chamar a atenção do seu Lead — utilizando um assunto interessante e criativo. É uma forma de “fisgar” seu público e expor seu conteúdo.
A verdade é que, com a alta demanda de e-mails recebidos, dificilmente o lead irá separar um tempo e ler um por um. Logo, desenvolvendo um título chamativo, fica mais fácil insinuar que existem uma necessidade em abrir o seu e-mail primeiro do que os outros.
Outro dado deste estudo da Convince&Convert mostra que 69% dos destinatários marcam um email como spam pelo mesmo critério.
2. Emails com assuntos personalizados possuem 26% maior probabilidade de serem abertos
Complementando o que foi dito anteriormente, o modo como o título é desenvolvido conta muito para a taxa de abertura. Ou seja, não basta apenas escrever algo chamativo, mas a construção da frase e o sentido que ela dá em determinado horário, também é algo a ser pensado.
Segundo dados da CampaignMonitor, utilizar o nome da pessoa no assunto do email é uma boa estratégia para aumentar a taxa de abertura.
3. 6 da manhã é o horário que possui maior taxa de cliques e abertura
Pode parecer mentira, mas o horário e o dia que será enviado o e-mail também conta muito. Se você pretende montar uma base qualificada, precisa entender o seu nicho e entender que em determinados momentos, algum fatores externos contribuem para o sucesso de suas campanhas via e-mail.
Um estudo da HubSpot confirmou as teorias de que as pessoas lêem seus emails assim que acordam.
4. Você tem de 3 a 4 segundos para chamar a atenção do seu destinatário a ponto de ele abrir e clicar no seu email
Mais um elemento que reforça a importância de ser objetivo e criativo nas campanhas de email. Na hora de desenvolver seu conteúdo, se coloque no lugar de quem vai receber e veja se faz sentido tudo o que foi colocado.
Como afirma a Litmus, o tempo é muito curto para garantir conversões. Seja criativo e persuasivo.
5. “Clique aqui” é o call-to-action que possui maior taxa de cliques
A HubSpot confirmou em seu estudo que é necessário ser muito didático para gerar mais cliques.
E tem coisas que não tem muito segredo. Quem está interessado ou pelo menos tem curiosidade de conhecer o que está sendo apresentado no email, quer saber quais serão os próximos passos para comprar ou acessar determinado produto. E por mais que existam outras formas de elaborar o call-to-action, o “Clique aqui” é o mais seguro e não estimula o lead ao erro.
6. Emails com botões de compartilhamento em redes sociais aumentam a taxa de cliques em 158%
Segundo a Nonprofit Hub, quanto mais botões, mais chances de cliques.
Quando se trata de campanhas de email, o visual conta muito. E, além disso, quanto mais possibilidades de click, maior é a chance de converter.
7. 88% dos usuários preferem receber emails em HTML, e apenas 12% preferem emails que contém texto simples
Os destinatários de emails responderam à pesquisa da HubSpot afirmando sua preferência.
Montar um email já não é mais sinônimo de texto simples. É preciso pensar em uma estratégia de marketing digital crucial para potencializar vendas, ampliar o relacionamento com a base de leads e gerar tráfego para o website.
Inclusive, a plataforma do Comunique-se 360, é uma ferramenta completa para otimizar tempo e ganhar inteligência por meio dos dados. Além de e-mail marketing, o Comunique-se 360 conta com uma solução completa de clipping, mailing de jornalistas, gestor de follow up e muito mais.
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8. 65% preferem emails que contém imagem, enquanto 35% preferem que o email possua apenas texto
Outra pesquisa da Hubspot garantiu bons insights para suas campanhas.
9. 81% dos consumidores online que recebem emails baseados em hábitos de compra anteriores possuem maior probabilidade de realizar outras compras no futuro
O estudo da eMarketer mostrou que segmentações em envios de campanha e automações de marketing por linha de conteúdos e produtos são mais eficazes.
Esse sempre será o caminho ideal para quem deseja aprimorar seu processo de vendas. Muitas vezes, a quantidade não é a melhor estratégia, principalmente se tratando de email marketing. Ou seja, quanto mais qualificada e segmentada for a base, melhor serão as chances de conversão.
10. Seus contatos mais recentes são os que possuem maior probabilidade de interagir com seus emails
A HubSpot utiliza este recurso em sua ferramenta e garante usuários interagindo com os conteúdos da marca.
Quando o contato é recente, torna-se mais fácil chamar a atenção e criar um ciclo de relacionamento mais envolvente e saudável. Afinal, tudo é muito novo e quando existe um fluxo de conteúdo destinado aos novos usuários, uma relação de confiança e atenção é criada. Por sua vez, é comum que nos clientes mais antigos, seja mais difícil manter o engajamento. O que mostra, mais uma vez, a importância de manter uma base segmentada.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 16 de março de 2017 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.