SEO para profissionais de comunicação: backlinks
Backlink é o último tópico que iremos tratar na série de posts sobre SEO. Um dos fatores que o Google utiliza para definir uma página como relevante é a quantidade de vezes que o conteúdo foi divulgado, quantas pessoas estão falando sobre ele. Por isso, para um bom SEO, é importante que o endereço da página tenha sido divulgado em outros websites. Isso é chamado backlink. Quanto mais vezes o site for citado em outros sites, melhor.
Como localizar os backlinks da sua página
Existe uma ferramenta chamada Linkody que mostra todas as vezes em que o seu site foi linkado por outras páginas ou pessoas. Este software mostra, também, os backlinks dos seus concorrentes. Além disso, você recebe uma pontuação que indica a relevância da sua página perante ao Google. Tudo isso é feito gratuitamente, mas o Linkody apresenta também uma versão paga com mais recursos disponíveis.
Em se tratando de comunicação, não podemos deixar de lado a importância das redes sociais. Facebook, Twitter YouTube e até o Google Plus influenciam para o melhor rankeamento do seu site.
É só o Google que importa?
Apesar de SEO ser diretamente relacionado com o Google, ainda existem outros mecanismos de busca. Bing, AOL, Yahoo, e outros representam 20% das buscas feitas na internet através do Desktop. O Google representa, sozinho, 80% das buscas de desktop a 95% do mobile. O Bing diz ter mais busca por voz, entre todos os outros.
Por representar uma porcentagem tão grande de todas as buscas mundiais, o Google é sim o maior foco dos profissionais de SEO.
Fontes: SEO Journal e StatCounter
Imagem utilizada com Creative Commons.