Releases: conteúdo e remetente são importantes na hora do envio
Além de analisarmos, em outros dois posts, os melhores horários de envio e tamanho do mailing para que os releases tenham mais chances de serem abertos, colhemos informações sobre como o conteúdo enviado e o nome do remetente influenciam na eficiência do disparo dos emails. As informações são da pesquisa que realizamos com nossa ferramenta de Digital PR, o Workr, que enviou mais de 40 mil releases em 2016.
Conteúdo dos releases
Existe uma diferença na taxa de abertura dos emails de acordo com a quantidade de caracteres que o assunto contém. Assuntos mais curtos chamam mais atenção. Emails que apresentam assuntos de até 50 caracteres tem uma taxa de abertura de 7,6%. Este número cai para 6,7% quando se trata de assuntos com mais de 100 caracteres. Convém, então, passar o máximo de informações possíveis de forma mais concisa.
Seja claro e específico no tema do email. Lembre-se que a quantidade de mensagens recebidas por jornalistas costuma ser muito alta. Faça o possível para ser direto e chamar a atenção.
Quanto ao nome do remetente, mais da metade dos releases (55%) são enviados com nome de pessoa física. No entanto, quando é enviado em forma de pessoa jurídica — como a marca ou a agência —, o percentual de abertura é de 7,5%. Quando é pessoa física, é de 7,0%.
Considerações da pesquisa
A força de um release se mostra embasada em três pilares: momento de envio, lista selecionada e conteúdo conciso. O momento de envio deve ser guiado pelo horário nobre e não pelo horário de pico. Deve-se conciliar as necessidades do cliente e fatores externos com os melhores dias e horários para conquistar a atenção dos jornalistas. Sair da onda massiva que bombardeia as caixas pode ser fator decisivo para a publicação de sua pauta. Menos é mais – enviar o release enquanto menos emails são enviados e ser conciso e direto no tema, e em quem receberá.
Imagem utilizada com Creative Commons.