Buyer Personas: O que são e como criá-las
Um dos princípios fundamentais do marketing é focar suas estratégias no público que deseja atingir. É por esse motivo que criar buyer personas tornou-se ferramenta indispensável para guiar seus passos. Algumas empresas erram ao pensar que se dedicar apenas no público alvo — que por vezes é bem variado — é suficiente nos negócios. Quando você começa a simular seu cliente ideal, analisar seus passos e avaliar sua jornada de compra resultará em ações mais assertivas.
Percebendo tal importância, pesquisas apontam que pelo menos 80% das empresas deverão utilizar buyer personas para definir o público certo nos próximos dois anos. Mas o que são e como criar buyer personas?
Definição de buyer personas
Trata-se de uma representação do seu possível cliente comprador. O intuito é entender com mais profundidade quem é o seu cliente e o problema que ele tem. Para representar tudo isso é essencial detalhar cada passo da jornada de compra e compreender alguns aspectos como vontades, paixões, motivações e comportamentos da buyer persona.
Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute, tem autoridade no assunto e, em entrevista ao Comunique-se, explicou o que as empresas precisam fazer para reter e atrair mais clientes.
“Nós compramos muitas coisas, seja para nossa empresa ou uma compra pessoal, e existem milhares de empresas querendo alcançar você. Então, elas começam a oferecem seus produtos, mas o que eu quero é uma resposta para um problema que tenho. Se essas empresas investirem um tempo em entender quais escolhas eu faço para resolver esse problema, elas então terão alguma chance de produzir um conteúdo que responda as minhas perguntas e seja útil para mim.”
Personas x Público alvo
Existe uma diferença entre essas duas palavras que merece uma atenção. Geralmente, o público alvo está relacionado a um grupo de pessoas no qual todos têm características em comum, ou seja, idade, interesse, gênero, renda, entre outros. Quanto maior o leque de informações a respeito do seu público-alvo, consequentemente ficará mais tranquilo para ofertar produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.
Personas, contudo, é uma representação do cliente perfeito para o seu negócio. Existe a necessidade de realizar uma vasta pesquisa a respeito do seu público-alvo, traçando um perfil único do indivíduo. É um mapa de sua jornada que revela informações sobre as decisões dos seus compradores – suas atitudes, preocupações e critérios específicos que levam os potenciais clientes a escolherem sua empresa. Feito isso, você conhecerá a fundo a respeito dele, transformando-o em cliente mais rapidamente.
Os cinco insights para construir personas
Em uma de suas publicações — Buyer Persona Manifesto —, Adele Revella afirma que persona é “uma imagem da pessoa real que compra ou pode comprar produtos que você comercializa com base no que você apreendeu a partir de entrevistas diretas com reais compradores”. A seguir você encontrará alguns passos de construir sua persona, o que a autora chama de “5 Rings of Buying Insight for Buyer Personas”
Iniciativas prioritárias
Aqui você precisa entender o motivo de seus potenciais compradores investirem em soluções como a da sua empresa. Verificar quais são as circunstâncias pessoais que fazem com que seus compradores dediquem seu tempo e orçamento para resolver a dor.
Fatores de sucesso
O que seu futuro cliente espera obter como resultado? Quais são os reais objetivos operacionais ou individuais que sua pessoa compradora espera obter ao comprar essa solução?
As barreiras percebidas
Quais são os motivos que levem o comprador a questionar se sua empresa vai conseguir resolver o problema dele. Ou seja, quais as possíveis objeções que ele enumera sobre sua companhia.
Processo de compra
Neste ponto você revela detalhes sobre quem e o que afeta seu comprador, enquanto avalia suas opções e seleciona uma. Qual análise de solução que ele ou ela faz que supera as objeções constatadas e atinge os fatores de sucesso que almeja ?
Critérios de decisão
Quais são as avaliações que a persona faz ao decidir sobre os produtos e serviços ? O que ele espera de cada item para escolher a sua empresa ? Os critérios de decisão devem conter também aquele comprador que optou por um concorrente como aquele que decidiu por não contratar serviço algum.
Esses insights, quando aliados diretamente a partir da pesquisa com as personas, mostrarão como atingir aqueles compradores indecisos criando um novo conteúdo que aborde os aspectos considerados mais importantes no processo de tomada de decisão. Você pode utilizar o perfil da persona do comprador — que está em inglês — para ajudá-lo. Clique aqui.
Em uma de suas palestras, Adele Revella explica o método “5 Rings of Buying Insight for Buyer Personas”
Principais erros ao criar buyer persona
Em seu estudo, Adele Revella apontou algumas falhas que as empresas cometem ao criar personas. Na visão de Joe Pulizzi, fundador do Instituto de Marketing de Conteúdo, os erros acontecem pela falta de conhecimento aprofundado sobre o assunto.
“Eu acho que a maioria das empresas não tem uma ideia real de como desenvolver buyer personas para a organização. Esse componente crítico está faltando ou foi concluído incorretamente para a maioria das marcas. Pode parecer simples, mas é muito difícil e incrivelmente poderoso para a organização” Joe Pulizzi, autor do livro Marketing de Conteúdo Épico.
Inventar fatos sobre os compradores
Muitos profissionais cometem o erro de reunir informações dos compradores apenas conversando com o representando de vendas. Outros ainda se baseiam somente em pesquisas online, enquanto uma parte faz um contato com algum especialista no produto. A melhor maneira para superar essa falha é ter uma real conversa com a persona.
Algumas informações são irrelevantes
Às vezes, as empresas falham por gravar curiosidades sobre os compradores que são irrelevantes, o que consequentemente não dará uma diretriz para realizar uma campanha ou produzir conteúdos eficazes. Gênero, estado civil, quantidade de filhos e passatempos dos compradores são raramente relevantes.
Elaborar personas exageradamente
Em seu livro, Joe Pulizzi conta um caso curioso sobre o excesso de construir personas . Confira o relato: “Uma empresa na qual trabalhei tinha inicialmente previsto construir 24 personas diferentes de comprador. Ambicioso? Sim. Necessário? Não. Quando começaram a entrevistar os compradores, eles conseguiram aparar esta lista para 11 personas.”
Depois ter passado pelos cinco insights, você perceberá que será necessário construir mais personas quando existe uma diferença significativa em vários dos resultados estudados.
Realizar entrevistas com roteiro pronto
Em seu livro, Joe Pulizzi conta um caso curioso sobre o excesso de construir personas . Confira o relato: “Uma empresa na qual trabalhei tinha inicialmente previsto construir 24 personas diferentes de comprador. Ambicioso? Sim. Necessário? Não. Quando começaram a entrevistar os compradores, eles conseguiram aparar esta lista para 11 personas.”
Depois ter passado pelos cinco insights, você perceberá que será necessário construir mais personas quando existe uma diferença significativa em vários dos resultados estudados.
“Você faz apenas uma pergunta roteirizada. Mais ou menos assim: ‘volte ao dia em que você decidiu procurar uma solução para o problema. Me conte que aconteceu’. Depois disso, você não usa mais nenhuma pergunta roteirizada. Peça apenas que a pessoa que conte sua história de como foi cada passo da decisão de compra. É realmente uma conversa. Só que as pessoas ficam estressadas com a ideia de que vão telefonar e ter uma conversa sem perguntas preparadas. É justamente daí que vem a oportunidade de aprender algo novo. Se você roteirizar as perguntas, você já sabe quais respostas vai obter. O que faz a entrevista de personas ser emocionante é que, por não haver roteiro, você presta atenção ao que as pessoas dizem. E aí ouve algo fascinante. E, então, pede a ela que fale mais sobre aquilo.”
Buyer persona em números
Criar buyer personas é importante, uma vez que você alinha a comunicação entre marcas e potenciais compradores. Para ter êxito no desenvolvimento de buyer personas, a empresa precisa documentar o trabalho realizado.
Uma pesquisa realizada pela Cintell, dos Estados Unidos, escutou gestores de 137 empresas, em 2015. O estudo, chamado de “Understanding B2B Buyers” — Entendendo os Clientes B2B, em português —, trouxe os seguintes resultados:
- 71% das empresas B2B que ultrapassaram as metas de receita e geração de leads documentaram entrevistas com as personas
- Em relação às empresas que somente bateram suas metas, menos da metade (37%) documentou entrevistas com potenciais compradores.
- Aquelas que ficaram abaixo das metas de receita, 26% documentaram as entrevistas com buyer personas.
A tabela mostra os respondentes da pesquisa em três tipos de resultados recentes: acima da meta, na meta e abaixo da meta.
Um fato relevante que deve se levar em consideração é a mudança de comportamento das pessoas. Levando isso em consideração, podemos constatar que as personas também devem mudar. O estudo apontou que 64,7% das empresas que superaram as metas atualizaram suas buyer personas nos últimos seis meses; 18,4% das que bateram metas usaram tal método, contra 8,7% das que ficaram abaixo delas.
Leia Mais: O que é assessoria de imprensa?
Em entrevista ao Comunique-se, o holandês Bert Van Loon comentou sobre os diferentes tipos de personas em empresas B2B e B2C. O consultor de Roterdã, que já trabalhou com grandes marcas como a BMW, por exemplo, reforçou a necessidade em desenvolver personas.
“Buyer personas estão mais ligadas a B2B, enquanto personas de forma genérica, mais ligadas a B2C. Eu as considero realmente essenciais. Nós superestimamos o conhecimento que temos e também as necessidades dos nossos clientes. Fazemos muitas suposições sobre coisas que nós ainda não sabemos. Acredito que se trate de um exercício essencial entrevistar o público para descobrir suas necessidades, paixões, comportamentos e obter fontes de informação.”
O livro Buyer Personas, escrito pela americana Adele Revella, é bem completo. Para aqueles que têm interesse em se desenvolver no assunto, a autora disponibiliza em seu site um infográfico sobre buyer persona, resumindo os pontos centrais da obra.