Como advogados podem se destacar na mídia
Em posts anteriores vimos que ter um site bem feito pode ser fundamental para alavancar as oportunidades de conquistar novos clientes, tanto para escritórios de advocacia, como também para advogados autônomo.
Inclusive, demos dicas de como utilizar a plataforma do CSE Workr, para que possa construir o seu site e disparar seus conteúdos e Newsletter. Entretanto, existem outras maneiras eficientes no marketing jurídico que ajudam a se destacar no mercado. Lembre-se de que ter uma site institucional é apenas o passo inicial.
Para ganhar visibilidade, uma das alternativas — que geralmente funciona bem — é utilizar as redes sociais, que será fundamental para sua estratégia de marketing.
Plataformas onlines como Twitter, Facebook, LinkedIn e blogs fornecem uma maneira rápida e barata de manter contato com clientes e prospects, acompanhar de perto os concorrentes e manter-se atualizado com as tendências do setor.
Um plano estratégico para desenvolver o marketing para advogados
1- Descubra o que as pessoas estão falando sobre o seu escritório de advocacia
Não existe ferramenta melhor que o Google para realizar uma busca sobre seu escritório de advocacia. Tente verificar o que estão dizendo sobre você. Faça o mesmo nas redes sociais e procure o nome da sua marca lá.
Cada conversa ou resultado que você encontrar é uma oportunidade entrar no meio. Se ninguém menciona seu escritório de advocacia, provavelmente você tem pouca visibilidade e precisa correr para resolver esse problema.
Quem não está em destaque na internet nos dias de hoje, praticamente é inexistente.
2- Saiba em quais canais as pessoas discutem temas que você gosta
Qual é a melhor rede social para escritórios de advocacia. Muitos já conseguiram identificar isso e perceber os benefícios que traz. De acordo com MyCase , 73% dos advogados têm presença pessoal no LinkedIn, 27% usam o Facebook para fins profissionais e 23% utilizam o Twitter para fins profissionais.
Crie uma lista de palavras-chave que refletem as áreas de negócios do seu escritório de advocacia. Passe por cada uma das principais redes sociais citadas acima e procure por esses termos.
3- Escolha suas plataformas, planeje sua abordagem
Depois de pesquisar e saber onde estão os possíveis clientes, chegou a hora de escolher as plataformas de redes sociais nas quais você vai investir tempo. Comece com uma ou duas plataformas apenas.
Aproveite o tempo para planejar a abordagem que você vai usar. Neste ponto, pode valer a pena analisar o que seus concorrentes ou líderes de mercado em seu setor estão fazendo.
Se você conseguir detectar quais tipos de atividade está sendo bem sucedida para eles, poderá facilmente adaptar sua abordagem.
4- Planeje seu conteúdo e aproveite os recursos
Planeje o que você vai falar. Pense por quê isso pode ser interessante para o seu público-alvo. Pense por que eles podem querer compartilhá-lo. O uso efetivo das mídias sociais significa criar conteúdo que seja provocativo. Ou seja, isso provoca uma reação nos leitores de modo que eles querem compartilhá-lo com seus amigos ou se envolver com você no tópico. Aproveite a presença digital e usa hashtags.
Alguns advogados estão aproveitando as tendências para ampliar seu alcance nas mídias sociais. De acordo com Chris Vernon, advogado americano, ressaltou a importância das hashtags.
“Nenhuma presença nas redes sociais é efetiva sem usar hashtags. Todas as indústrias utilizam e é uma excelente maneira de envolver o público. Em advocacia não é diferente. Muitos advogados usam a hashtag para tweeter suas informações de contato, oferecendo serviços legais em determinados casos. E não há problema nisso”, declarou em entrevista à Forbes.
Um plano estratégico para desenvolver o marketing para advogados
- Facebook: É disparada a plataforma com o maior número de usuários do Brasil. Com tal mídia social é possível alcançar um público diversificado e unir seus conteúdos com o Instagram e Youtube. Existe a possibilidade de encontrar grupos de advocacia, ver o que as pessoas comentam e procuram. Só existe um problema: o alcance orgânico do serviço tem sido cada vez menor. Para atingir mais pessoas, será necessário desembolsar um dinheiro com posts patrocinados ou promoção da página do seu escritório.
- Linkedin: Como dito anteriormente, o Linkedin é uma plataforma poderosa para o segmento. É onde se concentra a maioria dos advogados, por ser uma rede mais séria e profissional. Você consegue seguir e interagir dentro de comunidades, além de se conectar com grupos referentes ao seu nicho de atuação, que possam se interessar pelo conteúdo produzido por você.
- Youtube: Vídeos tem um alcance poderoso e, atualmente, são os conteúdos mais consumidos na internet, além de ser o segundo maior mecanismo de pesquisa, só perdendo para o Google. Se você fizer uma busca rápida, conseguirá encontrar escritórios que estão presentes e saber sobre o que eles estão falando. É mais uma oportunidade para formar audiência e ganhar visibilidade. Entretanto, exige uma disciplina grande para publicar vídeos periódicos.
- Instagram: O aplicativo serve basicamente para compartilhar fotos e vídeos. Você pode escolher quem seguir e qual público deseja atingir. Também te permite fazer histórias ao vivo para mostrar algo relevante do seu trabalho. Nunca se esqueça de responder as perguntas e buscar interação com os usuários. Divulgue suas palestras e ventos, usando sempre a criatividade.
Um escritório de advocacia deve estar o máximo possível em evidência. Nas mídias sociais, seja consistente e tenha uma rotina de sempre acompanhar se sua estratégia está funcionando.
Faça um planejamento para publicações frequentes, produção de vídeos, fotos e tente interagir com frequência nos grupos que está participando. Conforme for adquirindo um ritual e obtendo experiência, sua capacidade de se promover ou alavancar seu escritório a públicos maiores e mais diversificados também evolui.
- Saiba se posicionar: Existem muitos canais e nem todos serão interessantes para o seu negócio. Tenha em mente que de nada adianta criar páginas e perfis em todos os meios disponíveis se você não possui tempo e nem recursos humanos para mantê-los ativos. Periodicidade é imprescindível para que as estratégias de relacionamento tragam resultados positivos.