Marca tem personalidade, estilo, presença e posicionamento. Desenvolver uma identidade de marca autêntica e que inspire outras pessoas é um dos grandes desafios para as empresas que buscam o protagonismo dentro do seu mercado de atuação e até em outro segmentos.
Diante desse cenário, contar com uma boa estratégia de comunicação, fazer o planejamento de ações e ainda ter o apoio da tecnologia ao longo do trabalho é essencial para obter bons resultados no futuro. No entanto, você sabe por onde começar?
Para ajudar sua empresa a construir uma identidade de marca forte e autêntica, nós separamos alguns ensinamentos a seguir. Então, acompanhe o conteúdo até o final e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!
O que é uma marca forte e autêntica?
Uma marca forte e autêntica é aquela que possui uma personalidade e um propósito que vão ao encontro do modo que ela se posiciona e se apresenta para o mercado. É como uma pessoa que mostra seus valores, sua identidade e até vulnerabilidades conforme a sua essência. Uma marca não precisa ser perfeita, mas transparente quanto aos seus princípios e também imperfeições.
Quando colocadas de forma humanizada, a chande de seus atuais e potenciais clientes se identificarem com a marca é muito maior. É o melhor caminho para se aproximar deles, garantindo assim um poder de influência mais relevante. Na era da hiperconexão, em que as empresas estão mais expostas e próximas dos consumidores, essa percepção pode fazer toda a diferença.
Por que é importante ter uma marca forte e autêntica no mercado?
Quando trabalhamos a autenticidade e a força de uma marca, é possível despertar a identificação do consumidor, já que a relação se torna muito mais humana. Você já ouviu falar no efeito pratfall? É uma teoria abordada por psicólogos que diz que a atratividade de pessoas admiradas cresce conforme elas demostram suas falhas. Interessante, não?
A tese foi confirmada a partir de uma experiência com cookies (sim, aqueles biscoitos de massa com gotas de chocolate) realizada pela ZenithOptimedia. Na ocasião, a foto colocava dois cookies, um perfeito e outro com pequenos defeitos.
O resultado mostrou que 66% das pessoas preferiam o imperfeito devido à sua autenticidade e imperfeições.
Essa transparência gera mais credibilidade em seu mercado de atuação e isso é um ativo intangível determinante para o sucesso. Ou seja, transparência gera autenticidade. Autenticidade aumenta sua vantagem competitiva e, consequentemente, impulsiona resultados.
Como criar uma identidade de marca forte e autêntica no mercado?
Agora que já sabemos o que é a identidade de marca forte e autêntica e por que é importante estabelecer esse posicionamento, vamos à prática! Quais são as iniciativas que vão ajudar sua empresa a se posicionar como autoridade no segmento? Acompanhe!
1. Defina sua identidade e propósito
O primeiro passo de uma estratégia de marca forte é entender quais são os valores, a missão e como a empresa contribui para a vida das pessoas. Essa construção de personalidade pode ser direcionada a partir de estratégias de branding para ajudar.
2. Transmita esses valores na identidade visual e na linguagem
Criar uma identidade visual bem projetada e estabelecer uma linguagem e tom de voz são essenciais para compartilhar esse posicionamento para clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes no mercado. Lembre-se de mostrar seus diferenciais e o que torna a marca diferente das outras.
3. Cuide da sua estratégia de comunicação e do posicionamento
Toda estratégia de comunicação deve ter alcance e qualidade em seus materiais. Portanto, ao definir os canais de imprensa e digitais em que a marca irá se posicionar, lembre-se de monitorar, levantar e analisar os resultados para entender se os objetivos estão sendo atingidos.
4. Construa uma presença sólida
Estabeleça um planejamento que mostre que a sua marca está presente em diferentes canais e pronta para sanar as dúvidas e solucionar os problemas dos clientes. Ofereça conteúdo relevante nas redes sociais, escolha bem os porta-vozes, aproxime a relação com as pessoas e posicione-se diante de uma possível crise. Esse dia a dia será fundamental para manter uma marca forte e autêntica.
5. Ofereça as melhores experiências para as pessoas
Marcas fortes vão além de produtos ou serviços de qualidade. Proporcione verdadeiras experiências para os seus clientes em diferentes momentos em que eles estiverem em contato com a sua empresa. Desde uma mensagem nas redes sociais até o envio de um produto. Olhar para a experiência é essencial para estabelecer uma marca relevante no mercado.
Marcas fortes e autênticas devem ser devidamente protegidas. Lembre-se disso!
Construir uma estratégia de branding forte é um dos pilares fundamentais para obter sucesso no mercado. Por isso, garantir que a marca conte com uma equipe de comunicação preparada para conectar criatividade, estratégia e inteligência de dados. Com o tempo, os resultados vão aparecer!