O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. Mas, você já pensou em aproveitar essa plataforma para prospectar clientes para sua agência?
Nesse artigo vamos te dar algumas dicas para você aproveitar ao máximo tudo o que o WhatsApp pode oferecer para ajudar seu negócio a crescer.
Por que utilizar o WhatsApp Business?
No ano de 2021, 120 milhões de contas no whatsapp existiam no Brasil. Atualmente, estima-se que sejam mais de 147 milhões (MessengerPeople).
Um estudo da Móbile Time verificou que 99% dos brasileiros usam o WhatsApp e 94% destes acessam o aplicativo todos os dias.
Já deu para perceber que os brasileiros estão no whats e o fato da plataforma ser gratuita facilita mais ainda o acesso para todos. Inclusive para sua agência.
Utilizar o whats permite um relacionamento humano e pessoal com os consumidores e facilita o contato pois é veloz e menos burocrático que outros tipos de comunicação.
Se você ainda não utiliza essa plataforma para atrair, reter e converter leads, talvez seja a hora de começar a investir nessa ferramenta.
Pensando nisso, vamos aprender como utilizar o WhatsApp como um instrumento poderoso de vendas, prospecção e conexão com o seu público.
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Qual WhatsApp usar para o meu negócio?
Atualmente, existem três versões do aplicativo para você baixar. A tradicional, o WhatsApp Business, e o WhatsApp Business API. Cada versão tem sua funcionalidade e vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
A versão tradicional é aquela que a maioria das pessoas usam. Provavelmente, seus leads vão utilizá-la ao contatar sua agência.
Usar essa versão para o seu negócio não é uma boa opção pois não confere muito profissionalismo.
As versões WhatsApp Business e API foram criadas especialmente para facilitar o atendimento em empresas. Elas são recomendadas para o uso em empresas e negócios.
Nessa versão, é possível adicionar nome da empresa, site, descrição, localização e horário de funcionamento.
Você também pode disponibilizar um catálogo de produtos. Se seus produtos têm valor fixo, você pode disponibilizar o preço no catálogo, economizando o tempo do seu cliente e o seu também.
Nessa versão, você ainda consegue programar mensagens automáticas e instantâneas. Essas mensagens te ajudam a informar o cliente sobre informações básicas, horários de atendimento, dúvidas comuns ou saudações.
Porém, se você precisa de mais funcionalidades e pode investir financeiramente, existe a opção de WahtsApp Businnes API.
Essa versão é pensada nas empresas que precisam otimizar o atendimento ao cliente. Isso acontece por meio de chatbots, integração com sistemas e unificação de canais.
Seja trabalhando no mercado B2B ou B2C, entender como prospectar e desenvolver negociações é crucial. E quanto mais habilidades e ferramentas desenvolvemos para isso, poderemos alcançar maiores resultados para as agências.
Na imagem abaixo, você pode saber quais funcionalidades cada versão do WhatsApp tem:
Fonte: https://www.messengerpeople.com/pt-br/whatsapp-no-brasil/
Como prospectar clientes pelo WhatsApp em agências?
Agora que você já conhece quais são as versões disponíveis dessa plataforma e a mais apropriada para o seu negócio, vamos aprender a abordar e se relacionar com o cliente visando a prospecção do mesmo.
Se você precisa abordar leads para prospectar clientes é importante seguir algumas boas práticas:
Informe ao cliente como você conseguiu o número dele
Como o WhatsApp é uma rede muito pessoal, uma boa prática ao iniciar o contato com o lead é sinalizar como você chegou até ele.
Você pode se apresentar, dizer o nome e segmento da sua agência e mencionar onde conseguiu aquele telefone.
Essa abordagem é menos invasiva e evita que o lead estranhe seu contato, criando uma barreira.
Evite alto fluxo de mensagens e mensagens longas
Apesar das notificações no WhatsApp serem uma vantagem, pois despertam a nossa curiosidade, receber muitas notificações seguidas pode incomodar.
Por isso, seja objetivo e claro nas suas mensagens. Não envie muitas mensagens e nem faça textos muito longos. Quantas vezes você já deixou de ler um texto no Whats pois ele era extenso demais?
Um número apropriado de mensagens para você enviar é entre 2 a 5. Quanto mais objetivo você conseguir ser, melhor.
Personalize as mensagens
O WhatsApp é um canal direto de comunicação, por isso, é preferível personalizar as mensagens.
Mensagens automáticas facilitam nosso atendimento, mas todos preferimos a humanização, certo? Seu cliente também prefere.
Por isso, chame ele/ela pelo nome. Defina um tom de voz para sua agência e esteja disposto a tirar as dúvidas com paciência.
Lembre-se que todo histórico da conversa é armazenado no smartphone para o potencial cliente consultar e tirar dúvidas depois. Essa é mais uma vantagem em usar o WhatsApp.
Direcione o cliente
Dependendo do nicho/segmento em que sua agência atua, talvez seja interessante oferecer para o cliente um contato por telefone.
Alguns clientes se sentem mais seguros dessa forma e você pode incentivá-lo a ter essa conversa.
Disponibilize o número do seu WhatsApp Business nas redes sociais e site
Até o momento estamos falando das vezes que nós abordamos o cliente mas, existe outra forma de gerar leads.
Você pode disponibilizar seu contato nas redes sociais da sua agência e atender os clientes que chegarem através desse meio. Veja como:
O cliente veio até mim, o que fazer?
Se o cliente chegou até você por meio do botão no Instagram ou Facebook é importante programar uma mensagem de saudação para recebê-lo. Essa mensagem vai garantir para o cliente que a mensagem dele foi entregue e que em breve ele será respondido.
Busque não demorar para responder o cliente. Ele provavelmente entrou em contato para tirar alguma dúvida ou efetuar uma compra.
Leads em processo de decisão precisam tirar suas dúvidas de maneira rápida e eficiente. Busque entender quais são suas dúvidas e direcioná-lo ao link de pagamento.
O cliente entrou em contato pelo número errado
Se sua agência tem mais de um número de telefone como opção para contato e o cliente iniciou uma conversa pelo número incorreto, avise ele que você irá chamá-lo pelo número certo. Continue a conversa no canal de atendimento apropriado.
Evite pedir ao próprio cliente que entre em contato por outro número. Pois isso pode gerar uma decepção no mesmo e ele desistir da compra.
Não é pequeno o número de clientes que abandonam uma venda por não sentirem que a equipe foi atenciosa.
Se for necessário, entre em contato com a pessoa responsável pelo outro canal e compartilhe o contato do cliente para seguir com o atendimento. Isso transmite profissionalismo e boa vontade em atender o cliente.
Conclusão
O mercado nacional está ativo no WhatsApp e, se abordado da forma correta, disposto a se relacionar com as empresas.
Teste as dicas deste artigo e descubra qual abordagem mais combina com o sua agência.
Aproveite o WhatsApp Business para gerar um canal de atendimento para a sua agência e comece a prospectar mais clientes.