Com certeza, você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas para prospectar o público da marca e, consequentemente, aumentar as vendas.
Quase todos os dias, você provavelmente recebe um grande número de e-mails. E o que todos eles têm em comum é que eles foram enviados para você com a intenção de serem lidos.
E isso não é por acaso: no mundo todo, 4,03 bilhões de pessoas usaram o e-mail em 2020, o que representa mais da metade da população mundial.
Diante de um número tão grande, fica cada vez mais claro o quanto o e-mail pode ser importante para o sucesso de uma campanha de marketing.
Por que utilizar o e-mail?
Apesar de muitas pessoas ainda não acreditarem, o e-mail marketing é uma ferramenta extremamente poderosa para prospectar clientes e aumentar as vendas da sua empresa. É um canal que permite que você alcance um grande número de pessoas de uma só vez, e com uma mensagem personalizada. Aumentando as chances de um cliente potencial comprar seus produtos ou serviços.
Além disso, com o e-mail marketing, você pode criar um relacionamento mais próximo com os seus clientes, e fidelizá-los. Ou seja, pode ser usado para manter contato com os seus clientes ativos e potenciais, resultando em mais vendas.
Contudo, apesar de ser uma ferramenta extremamente eficiente, o e-mail marketing ainda gera dúvidas para muitas pessoas.
E uma das principais dúvidas é como prospectar clientes via e-mail da maneira correta.
Pensando nisso, resolvemos elaborar este post com 4 dicas para te ajudar a prospectar clientes via e-mail e vender mais.
1. Antes de prospectar, construa uma base de contatos
A primeira dica para prospectar clientes via e-mail é construir uma base de contatos qualificada. Isso significa que você deve ter um banco de dados com os e-mails de pessoas que se identificam com o seu produto ou serviço.
Uma das maneiras mais simples de conseguir esses e-mails é por meio do Inbound Marketing. A estratégia é utilizada e construída para atrair, converter e encantar clientes. E a forma mais habitual para conseguir atrair usuários é oferecendo conteúdo em troca.
E para ter acesso a esses conteúdos, o usuário precisa fornecer suas informações pessoais, como o endereço de e-mail, por exemplo. Vale ressaltar a importância de seguir as diretrizes da LGPD e sempre deixar uma mensagem para que o lead autorize os comunicados e o uso de seus dados.
Uma das principais formas de captar leads para formar uma base é utilizar um formulário de captura em seu site. O formulário de captura é uma ferramenta que permite que você colete os dados de seus visitantes em troca de um material rico, como um e-book ou um webinar.
Além de ter um formulário de captura em seu site, você também pode usar as redes sociais para coletar os e-mails dos seus seguidores. Uma das maneiras mais simples de fazer isso é usando o Facebook Ads ou até mesmo o Google Ads.
O Facebook Lead Ads é uma ferramenta do Facebook que permite que você crie um formulário de captura dentro da rede social.
Quando um usuário clica no seu anúncio, o formulário é exibido e os dados do usuário (nome, e-mail, telefone, etc.) são preenchidos automaticamente pelo Facebook.
E outra maneira, um pouco mais “raiz” de coletar contatos para sua base de dados, é investindo em networking e participando de feiras e eventos. Nesses eventos, você pode distribuir um material rico, como um e-book ou um folder, em troca dos dados de contato dos seus potenciais clientes.
2. Segmente sua base
A segunda dica para prospectar clientes via e-mail é segmentar sua base de contatos.
Isso significa que você deve dividir seus contatos em grupos de acordo com algum critério, como o perfil do cliente, a localização, o comportamento, o tipo de assunto que o lead se interessa, etc.
A segmentação é importante porque permite que você envie e-mails mais personalizados e relevantes para o seu público, aumentando as chances de gerar um lead qualificado.
Além disso, a segmentação também ajuda a diminuir o número de e-mails em que são marcados como spam, o que pode prejudicar a entregabilidade do seu e-mail.
3. Crie uma campanha de e-mail
A terceira dica para prospectar clientes via e-mail é criar uma campanha de e-mail.
Uma campanha de e-mail é um conjunto de e-mails que são enviados para um grupo de pessoas com o objetivo de alcançar um determinado objetivo, como aumentar as vendas, gerar leads, etc.
Para criar uma campanha de e-mail bem-sucedida, é importante criar uma mensagem que chame a atenção do destinatário e que seja relevante para ele. Afinal, como vimos anteriormente, a quantidade de e-mails que um usuário recebe diariamente é enorme. Na prática, para garantir que sua mensagem seja lida pelo destinatário, é preciso acertar em cheio na escolha do título
Principais dicas para aumentar a taxa de abertura:
- Entenda o comportamento da sua base;
- Priorize os horários com maior pico de aberturas (tenha relatórios em mãos);
- Evite termos comerciais para evitar SPAM;
- Seja criativo, não sensacionalista;
- Faça Teste A/B, sempre.
Além disso, é importante definir um objetivo para a campanha e criar uma landing page para direcionar os leads. Uma página específica para a campanha, onde o usuário é direcionado após o clique no e-mail.
A landing page deve conter um formulário com as informações de contato do lead. Além disso, um breve texto explicativo sobre o produto ou serviço que você está oferecendo. É importante que a página seja otimizada para SEO, bem como para dispositivos móveis, já que cada vez mais pessoas utilizam seus celulares para navegar na internet.
4. TESTE e monitore o seu e-mail marketing
A quarta e última dica para prospectar clientes via e-mail é testar e constantemente monitorar o seu e-mail. Após verificar se o e-mail está sendo entregue, é necessário monitorar o seu desempenho e para acompanhar os resultados da campanha.
Para fazer isso, você pode usar a ferramenta do Comunique-se 360. Com a ferramenta de mailing do Comunique-se 360, você pode enviar testes para verificar se o e-mail está sendo entregue. E muito mais do que isso, monitorar o seu desempenho de todas as suas campanhas.
Na aba “campanhas”, onde ficam todos os e-mails enviados, basta acessar os três pontinhos. Depois, basta ir ao lado do e-mail enviado e acessar o menu “ver relatórios”.
Por fim, é só analisar os dados para verificar se o e-mail está gerando os resultados esperados.
Com essas dicas, você com certeza vai conseguir aumentar as suas vendas e gerar mais leads qualificados para o seu negócio. Gostou das nossas dicas? Quer saber como o Comunique-se 360 pode te ajudar na prospecção de clientes? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!
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Concluindo
Enviar e-mails para prospectar novos clientes pode ser uma ótima maneira de garantir o crescimento da sua empresa. No entanto, é importante saber como fazer isso de maneira eficaz. Tenha cuidado com o seu assunto, otimize seu e-mail para dispositivos móveis e não envie spam.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a privacidade. Então é importante ter cuidado com quem você está enviando e-mails. Se você enviar e-mails para pessoas que não têm interesse em recebê-los, elas provavelmente não irão abri-los.
Com essas dicas, você pode ter certeza de que seus e-mails serão lidos e que você atrairá novos clientes.