Para muitos empreendedores, prospectar novos clientes pode parecer uma tarefa árdua e, às vezes, até mesmo um pouco assustadora. Mas, na verdade, prospectar pode (e deve!) ser uma das partes mais divertidas do seu negócio. Afinal, é aí que você vai conhecer potenciais clientes e descobrir como sua agência pode ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Muitas agências enfrentam a dura realidade de ter que lidar com a concorrência cada vez mais acirrada. Com tantas opções para os clientes, fica cada vez mais difícil atrair novos negócios. No entanto, há algumas estratégias que podem ajudar a sua agência a se destacar da concorrência e atrair novos clientes.
Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas valiosas que vão te ensinar como atrair e prospectar clientes para sua agência.
1. Antes de prospectar, defina o seu público-alvo
O primeiro passo para atrair os clientes certos para sua agência é definir quem, exatamente, você quer atrair. Isso significa pensar em seu público-alvo e, mais especificamente, quais são os critérios que ele deve atender.
Nesta hora, vale o exercício: minha agência atende algum segmento específico ou não? Isso é importante para compreender a fundo o seu público-alvo. Por exemplo, se o foco da agência é atender apenas o setor de moda, fica mais fácil para listar quais são as empresas que estão dentro do ideal customer profile.
A segmentação por nichos pode facilitar o seu caminho de prospecção e, naturalmente, aumentar suas vendas. Afinal, no médio a longo prazo a agência será vista como referência no assunto. Tendo cases de sucesso e uma carteira recheada de clientes na área.
Nessa hora, inclusive, é importante usar gatilhos de autoridade e até mesmo provas sociais. Então, na hora de prospectar, a abordagem pode ser totalmente direcionada com dados sobre o setor e até mesmo usar depoimentos de clientes ativos na estratégia de divulgação para captar novos ativos.
2. Crie um site atraente
Outra ótima maneira de atrair clientes para sua agência é ter um site bem projetado e que seja fácil de navegar. Seu site deve apresentar sua agência de forma profissional e, ao mesmo tempo, deve ser fácil de encontrar o que os clientes precisam.
O seu site é a vitrine da sua agência. Se o seu site não for atraente, é pouco provável que os clientes potenciais se aventurem mais para descobrir o que a sua agência pode oferecer.
Além de um design atraente, é importante que o seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca, para que os clientes potenciais possam facilmente encontrá-lo.
E mais do que um site completo, sua página também deve ter um blog ativo. Isso mostrará aos potenciais clientes que você é uma agência que se preocupa em manter-se atualizada com as últimas tendências e que está disposta a compartilhar seus conhecimentos com os outros.
3. Fique atento às mídias sociais
As redes sociais são outra ótima maneira de atrair novos clientes para sua agência. Afinal, é nelas que você pode mostrar o trabalho que sua agência faz e, ao mesmo tempo, se conectar com potenciais clientes.
A primeira coisa a fazer é pesquisar as redes sociais que os seus clientes potenciais frequentam. Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, são boas opções para a maioria das agências, mas principalmente o LinkedIn pode ser uma ótima fonte de prospecção para as agências.
Após identificar as redes sociais que os seus clientes potenciais frequentam, é hora de começar a se envolver. Compartilhe conteúdo valioso e interessante, participe de conversas e marque outras pessoas e empresas nas suas postagens. Sua agência se tornará uma voz autorizada nas mídias sociais e, assim, mais atraente para os clientes potenciais.
Além de postar sobre os trabalhos que sua agência já realizou, você também pode usar as redes sociais para compartilhar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Assim, você pode mostrar aos potenciais clientes que sua agência é especialista no assunto e que está sempre disposta a ajudá-los.
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4. Faça parcerias
Uma boa maneira de prospectar novos clientes para a sua agência é fazer parcerias com outras empresas. Essas parcerias podem tomar diversas formas, desde parcerias de referência até acordos de co-marketing.
As parcerias de referência são uma ótima maneira de aumentar o alcance da sua agência. Você pode, por exemplo, fazer parceria com uma empresa que atenda a um nicho semelhante ao seu e trocar referências de clientes.
Os acordos de co-marketing também podem ser uma ótima maneira de prospectar novos clientes. Nesses acordos, às duas empresas unem forças para criar e promover um produto ou serviço. Os acordos de co-marketing são uma ótima maneira de aumentar o alcance da sua agência e mostrar o seu trabalho para um novo público.
Participe de eventos
Participar de eventos também é uma ótima maneira de prospectar clientes para sua agência. Isso porque os eventos são uma ótima oportunidade para você conhecer pessoas interessadas no mesmo assunto que você e, ao mesmo tempo, poder falar sobre sua agência e o que ela pode oferecer.
Além de participar de eventos, você também pode organizar seus próprios eventos. Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público-alvo e mostrar aos potenciais clientes o quanto sua agência é profissional e disposta a ajudar.
5. Ofereça um serviço de qualidade
Por último, mas não menos importante, para atrair e prospectar clientes para sua agência, você precisa oferecer um serviço de qualidade. Isso significa prezar sempre pelo atendimento personalizado e profissional, além de entregar sempre o melhor trabalho possível.
Além de oferecer um serviço de qualidade, você também precisa se preocupar em manter seus clientes satisfeitos. Assim, eles vão continuar indicando sua agência para outras pessoas e, assim, você poderá continuar atraindo novos clientes.
Quando os seus clientes estão satisfeitos, eles se tornam promotores da sua agência e podem ajudar a atrair novos negócios.
Além da qualidade, busque ser diferente
Com a concorrência cada vez mais acirrada, oferecer um serviço diferenciado é cada vez mais importante. Se os seus clientes potenciais não tiverem um bom motivo para escolher a sua agência, é pouco provável que eles se tornem clientes de fato.
Para se destacar da concorrência, a sua agência precisa oferecer um serviço que seja verdadeiramente diferenciado. Isso pode significar oferecer um serviço mais personalizado, um serviço mais barato ou um serviço que seja melhor que o da concorrência.
Encontre o diferencial da sua agência e use-o para atrair novos clientes.
Lembre-se sempre de que a chave para o sucesso é destacar-se da concorrência e oferecer um serviço de qualidade.