Atualmente, vivemos em uma era digital e não é surpresa que as empresas tenham que se adaptar usando plataformas digitais para comercializar seus produtos e serviços. Com isso, nasceu o trabalho do Digital PR ou PR digital, que utiliza das mídias sociais para impulsionar e fazer crescer um negócio.
O que é Digital PR?
Digital PR é uma nova palavra-chave no mundo digital. Em termos simples, RP Digital utiliza canais online para construir credibilidade e conscientização para as empresas, produtos ou serviços.
Ela inclui mídia social, blogs e marketing de conteúdo para um público que está procurando informações sobre determinado produto ou serviço. Ou seja, as RPs digitais ajudam a marca a ser encontrada mais facilmente pelos consumidores em mecanismos de busca como Google, Yahoo! Search e Bing.
Qual é o trabalho do Digital PR?
O RP digital é parte integrante de qualquer mix de marketing digital e inclui uma gama de práticas que impulsionam a conscientização, exposição e envolvimento com o público-alvo de uma marca.
O trabalho de Digital PR é gerar tráfego e circulação online, melhorar a classificação das páginas e aumentar a visibilidade dos sites, blogs e canais de mídia social. É um trabalho que impulsiona na construção de relacionamentos com clientes, jornalistas e influenciadores.
E todos esse impacto pode ser medido por meio dos números de cliques gerados ou do número de pessoas com acesso ao seu website, por exemplo.
Redes Sociais e Digital PR
As mídias sociais e as relações públicas digitais são dois dos aspectos mais importantes do marketing atual. Tanto as mídias sociais, quanto as Relações Públicas Digitais oferecem diferentes benefícios que podem ser usados para fortalecer a marca em geral, como divulgar notícias, lançamentos de novos produtos e muito mais.
Na era digital e com a chegada da RP Digital, a comunicação entre as empresas e os consumidores mudou. O novo foco não está mais somente nos meios de comunicação de massa tradicionais como a imprensa, rádio e TV, mas também nas plataformas de mídia social como o Facebook, Twitter ou Instagram.
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O que muda na área?
Como resultado, as empresas estão publicando cada vez mais notícias sobre estas plataformas para poderem alcançar seus clientes de forma direta. Atualmente, o trabalho de uma agência de comunicação não está mais limitado às atividades tradicionais de RP, como a organização de conferências de imprensa ou a realização de um evento em comunicados à imprensa.
Neste contexto, as tarefas agora incluem:
🟠 Implementar pacotes de preços fixos para as campanhas de seus clientes,
🟠 Gerenciar contas de clientes em várias redes sociais,
🟠 Criar páginas de destino para coletar endereços de e-mail de potenciais novos clientes,
🟠 Publicar artigos e criar campanhas nas plataformas.
A RP digital combina relações públicas tradicionais, mídias sociais e estratégias digitais. Digital RP é única, pois requer a mesma intensa criatividade e planejamento das relações públicas tradicionais.
E mesmo com essa mudança, a RP digital requer conhecimento técnico de como os websites são construídos, de como os sites de mídia social funcionam e como comercializar produtos e serviços por meio de conteúdo em múltiplas plataformas digitais, por exemplo.
Qual a sua importância?
Não só pela transformação digital que as relações públicas digitais se tornaram uma prática cada vez mais utilizada pela maioria das empresas, mas sim pelo seu alcance estratégico. Um planejamento de Digital PR é oportuno, econômico e pode ser direcionado especificamente para um público-alvo.
Assim, é possível utilizar a segmentação a favor do resultado. Os blogs são um bom exemplo disso, pois fornecem conteúdos ricos para o público-alvo, e, ao mesmo tempo, permitem interações como comentários ou perguntas, que são feitas no próprio artigo.
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Benefícios do Digital PR
A RP digital está se tornando rapidamente uma habilidade indispensável para muitas empresas e indivíduos. Principalmente neste novo mundo digital, onde tudo está mudando rapidamente – com novas tecnologias, ferramentas e plataformas surgindo o tempo todo. Portanto, as relações públicas digitais podem ser usadas para promover qualquer negócio.
Além disso, a Digital PR foca em três principais benefícios: visibilidade para marca, atendimento ao Cliente e geração de leads.
Contudo, ainda moldada sobre a base das relações públicas tradicionais, uma estratégia de mídia social diversificada e personalizada é essencial para o alcance do consumidor. Entender como o público-alvo se comunica pelos múltiplos canais é o que irá diferenciar a marca dos concorrentes.
Concluindo
A era digital e toda sua tecnologia avançada não apenas facilitaram nossas vidas; também impossibilitaram as empresas de ignorar as mídias sociais como ferramenta de marketing. Seja você uma grande ou pequena empresa, ter uma forte presença na Internet pode ajudar sua marca a contar sua história e alcançar novos clientes. No entanto, com tantas marcas e projetos competindo por atenção, às vezes é difícil entender o que está funcionando e o que não está.