Em um mundo rodeado de informações, pode ser trabalhoso vasculhar todos os resultados de pesquisa até encontrar o que se deseja. Por isso, o Google Alerts e os demais serviços de clipping digital são ferramentas essenciais para refinar os fluxos de pesquisas de interesse.
Portanto, estar atento ao que é mencionado sobre você ou sua empresa é peça chave para analisar as menções, a forma como a imprensa enxerga a companhia, prevenir e gerenciar crises, além de estar atento às tendências e às inovações do mercado.
O que é clipping?
O clipping é uma técnica muito utilizada em comunicação corporativa, principalmente em assessoria de imprensa. Na prática, a tarefa consiste em monitorar notícias que veiculam na mídia e estejam diretamente relacionadas a determinada marca, produto ou serviço. Tal função pode ser efetuada manualmente ou por intermédio de ferramentas digitais, a fim de automatizar o processo operacional.
Quais as formas de monitorar notícias?
Nos tempos atuais, monitorar notícias em todo Brasil está cada vez mais complicado. Seja no online ou nas mídias tradicionais, é possível encontrar uma explosão de informações diárias. E por mais grande que seja o volume das notícias, é preciso estar por dentro de tudo e monitorar o máximo de informações possíveis. Nesse caso, muitas assessorias não sabem se contratam um serviço de clipping ou se fazem o monitoramento na própria empresa.
Clipping manual
Uma das maiores vantagens do clipping manual está no custo, já que é possível utilizar um sistema de monitoramento totalmente gratuito e capturar manualmente notícia por notícia.
Entretanto, devido à grande demanda de notícias diárias, no clipping manual é necessário muita atenção e uma disposição maior. Afinal, é preciso ficar ligado em todos os canais de comunicação ao mesmo tempo. Desde os veículos maiores até os mais segmentados.
Por isso, na maioria das vezes, é preciso deixar uma equipe inteira responsável pela clipagem. Consequentemente, sobrecarregando o trabalho dos assessores ou aumentando os gastos em novos funcionários.
Em um cotidiano cada vez mais rápido, dependendo da estratégia do assessor, torna- se totalmente inviável potencializar o processo de busca e indexação de notícias de forma artesanal.
Serviços de clipping digital
Diferentemente dos manuais, os serviços de clipping digital contam com um preparo maior, softwares mais desenvolvidos e profissionais contratados especificamente para pesquisar notícias e não perder nenhuma atualização.
Isso otimiza o tempo dos assessores, tornando-se mais fácil focar apenas nas estratégias e no relacionamento com a mídia. Sem se preocupar em explorar notícias a todo momento.
Apesar da ótima proposta, é importante reforçar que nem todo serviço de clipagem paga é a melhor solução para a marca. Como dito anteriormente, é necessário revisar as estratégias e analisar o serviço que melhor se encaixe como solução.
Em sua edição #163, o ‘Podcast-se’, o podcast oficial do Comunique-se, estendeu o debate sobre clipadoras x ferramentas de clipping digital. Para discutir o tema, o apresentador Cassio Politi conversou com a jornalista Caroline Portiolli, coordenadora de conteúdo na agência Knewin.
Listen to “#163 Clipadora x ferramenta de clipping” on Spreaker.
Mas como saber se estão divulgando releases coerentes com o que está sendo transmitido pela corporação?
É nessa hora que é preciso estudar e definir qual ferramenta ou serviço utilizar para monitorar os interesses. Quanto mais completa a ferramenta, maior será o alcance e a praticidade para encontrar o termo buscado.
Atualmente, existem diversos serviços de clipping que oferecem diferentes possibilidades de negócios, preços e condições que variam de acordo com a necessidade da empresa ou do profissional.
Google Alerts
Desde 2003, o próprio Google lançou uma ferramenta gratuita que monitora e facilita o clipping manual de notícias. O Google Alerts. Seu funcionamento é simples e não foge do habitual. É necessário cadastrar um termo ou palavra-chave, e quando encontrado novos resultados, é disparado um alerta via e-mail.
Além disso, ainda é possível determinar com qual frequência será recebido esses alertas e adicionar filtros. Por: idiomas, fontes, regiões e referências do assunto.
A priori, fazer o uso de uma ferramenta de monitoramento gratuita como o Google Alerts parece ser a melhor opção. Entretanto, na prática, um serviço gratuito pode acabar comprometendo o trabalho e a efetividade dos conteúdos recebidos.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem de utilizar o Google Alerts como serviço de monitoramento de notícias, é a isenção de preço. A ferramenta ajuda, mas ainda assim, segue sendo muito limitada para ser inserida dentro de um plano de ação completo.
O Google é uma ferramenta que, apesar da praticidade, não tem como foco o monitoramento de clipping de notícias. É um serviço complementar que, por si só, pode apresentar erros e não dar conta de mostrar a efetividade para trabalhos mais complexos. Tornando-se ineficaz para os profissionais que desejam resultados rápidos, com mensuração e análise assertiva.
Sem um padrão estabelecido, uma das desvantagens que podem implicar no mal uso da ferramenta é o excesso de notificações. Além da grande quantidade de e-mails, os alertas podem se misturar com as demais mensagens e acabar se perdendo no meio delas. Não só gera incômodo para o proprietário da conta, como não se torna uma função eficiente para quem contrata.
Outro ponto que prejudica a análise dos resultados é a falta de personalização dos relatórios. Sem uma análise unificada, mostrando as principais métricas alcançadas, a estratégia fica “quebrada” e a clipagem torna-se incompleta.
Com a dificuldade de personalizar os relatórios e por se tratar do Google, um buscador que utiliza o ranqueamento como parâmetro nas pesquisas, os resultados são incertos e podem variar de pessoa para pessoa. Dificultando ainda mais na estratégia da agência.
Qual a importância de investir em serviço de clipping?
Ao utilizar um serviço de monitoramento, é importante entender que toda notícia emplaca diretamente na percepção pública e em como estão enxergando a autoridade da empresa. Isso pode ser mensurado pela estratégia estabelecida entre os profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação das notícias.
Com o levantamento feito e o clipping em mãos, é possível realizar diversas análises do material e desenvolver uma análise completa.
Gestão de crise
A melhor forma de evitar uma crise em potencial ou gerenciar um momento complicado na empresa, é contar com um plano de ação. Com as ferramentas certas, é possível prever as maiores dificuldades da corporação e planejar com antecedência as melhores estratégias. Desenvolvendo respostas rápidas e inteligentes.
Com um monitoramento de notícias completo, fica bem mais fácil prever e gerenciar crises, obter informações necessárias para tomada de decisões, análise de mercado e concorrência.
Mensuração de resultados
Mensurar resultados em comunicação corporativa não costuma ser tarefa simples. Contudo, é fundamental para as assessorias de imprensa demonstrarem a importância do seu trabalho para os clientes.
Inclusive, é habitual querer gerar visibilidade apenas para veículos grandes, de alcance nacional. Entretanto, é importante definir o que será mensurado e como será feita a análise. Considerando sempre os objetivos de comunicação da marca.
Isso porque, alcançar visibilidade em um veículo segmentado que fale para um nicho específico, pode gerar muito mais resultado do que sair na grande imprensa.
Percepção de marca e público-alvo
Para alcançar uma reputação de respeito, é necessário entender o posicionamento da sua marca e ficar por dentro sobre o que as pessoas estão falando sobre a empresa. Dessa maneira, é possível estruturar respostas mais inteligentes e uma estratégia que entregue aquilo que o cliente deseja. Aumentando rapidamente a autoridade e a reputação da corporação.
Além disso, é importante buscar entender com quem sua empresa está se relacionando. Quem é meu público-alvo? Qual linguagem devo utilizar? O que os atrai? Quando essas perguntas são respondidas fica mais fácil entender os pensamentos e gostos do público em questão.
Ao monitorar o mercado que está inserido, é possível desenvolver uma comunicação mais eficiente, de modo que a marca fale diretamente com as pessoas que são importantes para o negócio.
Clipping digital x Google Alerts
Para que realmente seja possível alcançar resultados assertivos e de estar atento às tendências e inovações do mercado, é preciso confiar na ferramenta contratada e obter o serviço de clipagem mais completo possível.
Com isso, é possível acompanhar a presença da imagem da corporação e como isso está sendo representado na mídia. A longo prazo, isso se torna um ótimo portfólio para complementar sua comunicação.
Um serviço de clipping digital vai assegurar resultados mais precisos e infinitas possibilidades de mensuração. E claro, isso vai depender do serviço contratado e do suporte que a ferramenta oferece.
Com a nova solução de clipping digital do Comunique-se 360, por exemplo, é possível monitorar, em tempo real, mais de 1 milhão de veículos no mundo, em todos os tipos de mídia: rádio, TV, internet e impresso. Vantagem essa que nem todos os serviços oferecem.
Para fazer o processo de clipagem no Comunique-se 360, não há segredo. Basta escolher uma palavra-chave para monitorar notícias em qualquer tipo de mídia e, caso tenha alguma publicação na imprensa, uma notificação é enviada ao e-mail cadastrado. No fim de cada mês, ou em um período pré-determinado, é possível gerar um relatório personalizado e de forma automática.
A ferramenta trabalha com a mais alta tecnologia do mercado e com uma análise de sentimento automatizada. Isso permite que o usuário saiba de tudo que falam sobre os seus clientes na mídia. Assim, é possível identificar se o impacto de uma publicação na imprensa foi positivo, negativo ou neutro.
Além disso, é possível contar com um sistema de valoração automatizado. Onde o valor é baseado por meio da tradicional centimetragem e outros estudos de mercado realizados pelo Comunique-se. Isso substitui a tradicional régua na tela e ajuda o assessor a otimizar tempo, além de profissionalizar um processo manual.
Essas vantagens são importantes para conquistar resultados mais precisos e deixar o profissional ou agência à frente de qualquer concorrente. Características fortes e essenciais que não podem ser exploradas pelo Google Alerts ou por qualquer outra ferramenta de clipagem gratuita.
Agora, o Comunique-se também oferece Curadoria de Conteúdo
Além da ferramenta Comunique-se 360, agora, o Comunique-se oferece também o serviço de curadoria. Um serviço que tem como objetivo otimizar a captação de novos conteúdos e filtrar conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto, o perfil do público leitor e o brienfing desenvolvido no início da estratégia.
Por que fazer curadoria de conteúdo?
Mesmo que o processo de curadoria tenha o auxílio de softwares na busca por informações, otimizar tempo e anular as possibilidades de alguma informação passar despercebida, ainda assim, nenhum programa tem a percepção e sensibilidade humana para analisar, de forma assertiva, determinado assunto ou situação.
Assim, com o grande volume de informações, é possível investir em comunicação da maneira correta e transformar seu planejamento em números e estatísticas.
Portanto, ao optar pela curadoria de conteúdo, é mais fácil mensurar resultados e garantir conteúdos de qualidade, filtrados conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto e o perfil do público leitor.
Plataforma Completa de Clipping + Curadoria de conteúdos
Monitoramento de noticias em todas as mídias; centimetragem, analise de sentimento e clipping retroativo; Atendimento e curadoria personalizada. Tudo o que você precisa em um único lugar
Concluindo…
Em um mundo cada vez mais digital é preciso buscar a melhor solução para encarar as necessidades da empresa. Por isso, é importante prezar por um modelo de serviço completo. Uma ferramenta que ofereça o máximo de vantagens e que utilize uma tecnologia eficiente.
Em outras palavras, apesar do Google Alerts ser um serviço prático e totalmente gratuito, utilizar um serviço de clipping digital é a melhor alternativa para otimizar o processo de clipagem e, assim, garantir resultados mais concisos e profissionais para a análise de notícias.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 12 de Agosto de 2021 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.