Confira 5 benefícios da comunidade do Comunique-se para jornalistas de redação que desejam receber conteúdos de alta qualidade e gerar networking com colegas da área
Relação entre Comunique-se e o jornalismo
O Comunique-se possui a maior comunidade de jornalistas do Brasil. A marca iniciou sua trajetória no mercado em 2001. Até hoje, a empresa segue o mesmo objetivo: ser o ponto de encontro da comunicação. Atualmente, a community reúne milhares de profissionais de imprensa.
E a alcunha de “maior comunidade de jornalistas” não é à toa. A história começou a ser escrita com o Portal Comunique-se, que não demorou para se tornar o maior site sobre jornalismo do país. O veículo cobre, até hoje, os bastidores da profissão e coleciona premiações e a maior audiência do setor — de acordo com o SimilarWeb.
Na sequência, eis que surgiu o Prêmio Comunique-se. Com o objetivo de prestigiar o jornalismo de qualidade e incentivar o ofício da profissão. O evento, que anualmente reconhece os melhores profissionais da área, surgiu em 2003 e ganhou a nomenclatura de “Oscar do Jornalismo Brasileiro”.
As idealizações não pararam por aí. O Comunique-se seguiu investimento no setor de jornalismo e comunicação corporativa com inúmeras soluções digitais para o mercado e a classe. Confira, abaixo, a linha do tempo que marca a trajetória da empresa:
Comunidade de jornalistas
Desde então, a comunidade de jornalistas segue crescendo. E para quem deseja fazer parte dela é muito simples: basta se inscrever por aqui. Abaixo, há 5 motivos para que jornalistas e veículos de comunicação não fiquem de fora do mailing imprensa do Comunique-se 360.
5 motivos para você entrar na maior comunidade de jornalistas
Receba conteúdos de qualidade (de seu interesse)
Ao ingressar na comunidade, o jornalista garante o recebimento de conteúdos de qualidade. Veículos disponíveis na base recebem sugestões de pautas. Vale ressaltar que, ao realizar o cadastro, há como definir as preferências, como:
- Tipo de veículo: rádio, TV, internet ou impresso;
- Editorias e subeditorias: assuntos de interesse a receber por e-mail;
- Regiões e localização: área de cobertura do veículo;
- Cargos: informação sobre ocupação e função dentro da redação jornalística.
Em caso de mudanças em qualquer aspecto, uma equipe de pesquisadores garante atualização de seus dados. Seja uma mudança de veículo ou até mesmo alteração na editoria de trabalho. O time de pesquisa e monitoramento de mídias do Comunique-se 360 é dedicado full time à missão de oferecer uma boa experiência aos jornalistas parceiros.
Ao fazer parte da comunidade, o jornalista pode participar ativamente dos conteúdos do Comunique-se. Participações ativas em pesquisas sobre o jornalismo, comunicação corporativa e o mercado em geral. Além disso, recebe em primeira mão os conteúdos exclusivos que são desenvolvidos internamente.
O elo entre assessores de imprensa e jornalistas de redação
O interesse é em via de mão dupla. Por um lado, os assessores de imprensa parceiros do Comunique-se precisam distribuir pautas. Por outro lado, jornalistas de redação desejam receber conteúdos.
Receber pautas faz parte da rotina de quase todo jornalista que atua em algum veículo de comunicação. O benefício é justamente otimizar tempo e garantir uma boa frequência de novos conteúdos a serem analisados e, consequentemente, produzidos.
Para efeito de curiosidade, pesquisa recente do próprio Comunique-se comprova a importância dos assessores de imprensa para a rotina dos jornalistas de redação. Os profissionais que participaram do estudo afirmaram que:
- 50,8% dos jornalistas disseram que o trabalho da assessoria de imprensa é primordial para a sua atuação em veículo;
- Apenas 2,3% apontaram que acaba, no geral, mais atrapalhando do que ajudando.
Vale ressaltar, ainda, que em meio à pandemia, a percepção foi extremamente positiva. A avaliação dos jornalistas sobre a atuação dos assessores foi “importante” e “muito importante” 65,8%).
Convite e participações especiais
Outro benefício de participar da comunidade de jornalistas do Comunique-se é a participação ativa em determinados eventos e outras ações. Seja presencial ou online. Convites para participar e palestrar em webinars sobre os principais temas ligados ao jornalismo surgem como atrativos.
Além disso, a inserção na base ajuda o jornalista a ficar por dentro, anualmente, das edições do Prêmio Comunique-se. Desde a fase de lançamento, passando pelas etapas de votação chegando até o dia especial que marca a revelação dos vencedores do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”.
Uma vez na comunidade, o jornalista ganha a possibilidade de se tornar participante ativo em pesquisas sobre o jornalismo e a área de comunicação corporativa. Frequentemente, o time de comunicação e marketing desenvolve estudos a fim de contribuir com o mercado. Seja com melhores práticas, insights ou até cenários de crise, como foi o caso dos impactos da pandemia no setor.
Networking com profissionais da área
Tanto no jornalismo quanto na comunicação corporativa, o networking é crucial. Ao participar da comunidade, o jornalista garante contato com colegas de profissão que atuam no mesmo segmento.
Recentemente, uma pesquisa sobre as preferências dos jornalistas apontou que os principais meios que os profissionais de imprensa utilizam para contatar assessores são:
- Ligar para o assessor de imprensa;
- Enviar um e-mail para o assessor de imprensa;
- Mensagem via WhatsApp do assessor de imprensa;
Na comunidade do Comunique-se, o profissional terá contato direto com assessores de imprensa que produzem conteúdos nas editorias que ele acompanha. Facilita-se, assim, o contato com os colegas
Respeito à privacidade
O principal objetivo, desde o início da existência do Comunique-se no mercado, foi sempre o de prestigiar o jornalismo e o respeito pelos profissionais da área. Por isso, a empresa preza por resguardar a privacidade dos dados daqueles que fazem parte da comunidade.
Nesse sentido, o jornalista pode, a qualquer momento, solicitar a retirada ou a atualização dos seus dados. Isso pode ser feito por canais como e-mail, formulário ou telefone.
Como se cadastrar na comunidade de jornalistas?
Para ingressar na comunidade é muito simples: basta informar os dados profissionais nesta página. Com tais informações em mãos, a equipe de pesquisa e monitoramento de mídias do Comunique-se realizará o cadastro imediatamente. Em poucos cliques e em poucos minutos, o jornalista fará parte do grupo.
Concluindo…
A comunidade de jornalistas do Comunique-se é crucial para profissionais que desejam receber conteúdos de qualidade, participar de eventos presenciais e online sobre jornalismo, ficar por dentro de tudo sobre o Prêmio Comunique-se e, ainda, ampliar o networking com outros colegas de profissão.