Entenda o que é um webinar perpétuo e descubra como colocar essa estratégia em prática
O marketing digital tem crescido exponencialmente e os hacks sempre se renovam. E um bom exemplo disso é o webinar perpétuo — uma estratégia que eleva as transmissões online a outro patamar. Isso porque funciona como se fosse uma live, mas é gravada somente uma vez e programada para repetir de acordo com um cronograma pré-estabelecido.
A expansão das transmissões online
A pandemia mudou drasticamente o mundo. As pessoas precisaram se adaptar às exigências de isolamento social e com isso o mundo virtual acabou se fortalecendo. Em abril de 2020, segundo dados da Business Insider, a realização de lives no Instagram subiu em 70%.
Outro estudo produzido pela Kantar Ibope, divulgado em março de 2021, mostra que o consumo de vídeos no Brasil bateu recorde no ano passado. Em 2020, 99% dos internautas brasileiros consumiram vídeos na internet.
As transmissões online passaram a ser uma forma de entretenimento e até mesmo de adquirir conhecimento. As aulas passaram a ser virtuais e palestras se transformaram em webinars. O consumo desses materiais aumentou muito, o que potencializou ainda mais a estratégia.
O que é webinar
E para introduzir o tema, é preciso saber o que é um webinário. Explicando de forma simples e objetiva, é um conteúdo em vídeo — como se fosse uma palestra —, que geralmente é transmitido ao vivo. Seguindo o exemplo de um evento presencial, permite debate e perguntas por parte dos participantes por meio de um chat.
Realizar eventos desse tipo é uma tática muito utilizada no marketing digital para a geração de leads, além de fortalecer a marca perante ao seu público. Afinal, um webinar tem como objetivo levar conhecimento — e não apenas mostrar como funciona o produto ou serviço da corporação que o está promovendo. O exemplo abaixo é de um webinar sobre os impactos da LGPD no setor de comunicação, promovido pelo Comunique-se.
O que é webinar perpétuo
O webinar perpétuo cumpre a mesma função do formato padrão, mas se difere em sua vida útil. Quando a transmissão ao vivo é feita no YouTube, por exemplo, o webinar fica disponível assim que é finalizado. No chat, os comentários que foram realizados ao vivo são apresentados por ordem cronológica, seguindo como foi no dia da transmissão.
Nessa situação, a geração de leads para por aí, pois a coleta de dados para a participação é feita apenas uma vez. Já o webinar perpétuo é feito para ser transmitido inúmeras vezes. Com isso, cada transmissão irá gerar cadastros para acompanhar o evento online, mesmo sendo um conteúdo que já foi gravado — e o público não precisa saber disso.
Esse formato pode ser considerado trabalho fracionado, pois 90% das ações serão feitas uma única vez, já os 10% restantes serão desempenhados durante cada transmissão que acontecer. Já no webinar comum o esforço é dedicado apenas uma vez. Ele até pode ser reaproveitado posteriormente, mas não terá o mesmo impacto como se fosse planejado para ser perpétuo.
Mesmo sendo tão semelhantes, as duas estratégias são diferentes. Por isso, é importante se atentar a alguns pontos para produzir um material atemporal, que irá gerar leads de forma automática.
Como fazer um webinar perpétuo
Com o seu potencial de aumentar a base de prováveis clientes de forma que a maioria do trabalho seja realizado apenas uma vez, o webinar perpétuo é uma escolha feita para potencializar os negócios e fortalecer a reputação. Para produzir um material assim e obter bons resultados, siga as dicas a seguir.
1. Utilize conteúdos sem prazo de validade
O primeiro passo para produzir um webinar perpétuo é a escolha do tema, que precisa ser um conteúdo evergreen — ou seja, um material atemporal que não perde a relevância com o passar do tempo. Como o evento será divulgado com frequência, é preciso ter em mãos um assunto sem prazo de validade.
Tendo em mente o cronograma de transmissão, pode-se escolher um tema que nunca irá se alterar. Se atente que alguns conteúdos podem se tornar ultrapassados após um tempo. Pautas relacionadas a tecnologia e comunicação, por exemplo, podem mudar constantemente. Por isso, se for realizar sobre esse nicho, tenha ciência que precisará de atualizações de acordo com as mudanças.
Por isso, o ideal é que o tema seja algo que não mude com o tempo. Uma vídeo aula, por exemplo, é um ótimo exemplo de conteúdo evergreen, pois o professor grava apenas uma vez e a sua relevância é atemporal. Logo, um bom tema é fundamental para que o interesse do público seja constante.
2. Use gatilhos para atrair o público
Existem algumas táticas para impulsionar a estratégia do webinar perpétuo, como o uso de propagandas e disparos de e-mail marketing, por exemplo. E para que esses dois tipos de divulgação sejam efetivos, é interessante criar gatilhos no conteúdo. Eles podem ser usados tanto para gerar o cadastro, quanto no meio do webinar para realizar uma conversão de um potencial cliente. Confira quais eles são nos tópicos abaixo:
- CTA: o call-to-action (CTA) é aquele botão que aparece em um momento oportuno para gerar o cadastro do lead, seja no meio da transmissão para gerar uma venda, ou no corpo do e-mail para que o usuário se cadastre;
- Formulários: em uma landing page — página voltada para o cadastro — coloque um formulário para colher as informações pessoais do lead (utilizando o opt-in para estar de acordo com a LGPD) e assim enviar o link da transmissão por e-mail na data combinada. O formulário também pode ser usado no dia da transmissão, para inscrição em possíveis promoções que possam ocorrer;
- Limitação: o medo de perder algo que seja muito interessante é muito presente na sociedade atual. Por isso chamadas como “últimas vagas”, “promoção com participações limitadas” e entre outros exemplos tem bom potencial para atrair um cadastro ou gerar uma venda.
3. Escolha um título atrativo
Um bom título é fundamental para qualquer material produzido no marketing digital. E isso se torna ainda mais importante quando se trata de um conteúdo atemporal, pois precisará se manter interessante mesmo com o passar do tempo.
Sendo assim, é ideal ter um título que resuma bem o conteúdo do webinar perpétuo. É interessante pensar no título de forma que as pessoas encontrem o material com facilidade, como em uma busca orgânica no Google ou até mesmo paga.
4. Tenha domínio sobre o tema
Como nada nesta vida é de graça, é preciso recompensar o usuário por ter se cadastrado no webinar perpétuo. Por isso, ter amplo domínio e conhecimento sobre o tema a ser apresentado é algo indispensável. Afinal, o público quer um conteúdo que faça a diferença em suas vidas.
Logo, um especialista com experiência na área tratada será um atrativo para que as pessoas se cadastrem e uma segurança que trará bons resultados.
5. Capriche na gravação e na edição
Para que o conteúdo fique o mais profissional possível, é preciso ter uma boa imagem e áudio. Para isso, é preciso investir em equipamentos audiovisuais, sem esquecer da iluminação e isolamento acústico do local de gravação.
Para a gravação, utilize ferramentas apropriadas de gravação de vídeo. Um exemplo é o StreamYard, que pode ser usado para transmissões online e também para gravar materiais que podem ser editados posteriormente.
Na hora de gravar, evite citar expressões temporais, como um “bom dia”, por exemplo. Neste caso, seria possível apenas se a programação de transmissão for definida para acontecer todas as vezes antes do meio-dia. No entanto, essa é uma limitação que pode ser evitada. É recomendável não falar tais expressões, assim como também não dizer sobre data e hora.
Por último — mas não menos importante — vem a edição. O aconselhável é que haja a contratação de um profissional para que o material seja aproveitado da melhor forma. Esses detalhes são fundamentais para passar credibilidade aos inscritos no evento.
6. Automatize todo o processo
Com todo o material em mãos, é hora de automatizar todos os processos. Com o auxílio de um CRM voltado para o marketing, tendo as datas do evento já programadas, é hora de deixar a tecnologia trabalhar sozinha.
A landing page de divulgação dos eventos sempre será a mesma. No CRM, crie e-mails automáticos de acordo com a data dos próximos eventos para todos que se inscreverem. Faça outro e-mail automatizado que envie o link da transmissão no horário desejado. Após o término do evento, envie aos inscritos um e-mail de agradecimento, com algum gatilho que possa gerar a sua conversão.
Esse processo será repetido em todas as vezes em que o webinar perpétuo ocorrer.
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7. Interaja com o público durante a transmissão
Ter a tecnologia trabalhando de forma automática é algo incrível, mas um dedo humano pode fazer total diferença. Em todos os webinars perpétuos, esteja presente no chat para responder possíveis dúvidas dos usuários. Essa é uma forma de humanizar todo este processo e até de não parecer que o evento é gravado.
Concluindo…
O webinar perpétuo se mostra como uma das formas mais eficazes de automatizar o processo de geração de leads por meio de conteúdo educativo. Geralmente, conversões oriundas de eventos como esses possuem um grande potencial de se tornar um possível parceiro ou cliente. Com um bom planejamento, o webinar perpétuo trabalha praticamente sozinho — por isso pode ser classificado como a evolução dos webinars.