Entenda os fatores que podem ajudar a aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails marketing
O mundo já conta com 4 bilhões de usuários de e-mail e a estimativa até 2023 é que esse número aumente para 4,5 bi, segundo dados da Statista. Ou seja, é provável que até o ano de 2023, pelo menos metade da população mundial terá acesso a e-mails. O número é muito grande e de certa forma representa como essa ferramenta continua sendo uma das mais ativas até os dias de hoje. São dezenas de e-mails marketing recebidos diariamente por uma pessoa que faz inscrições com seu endereço eletrônico.
Pensando no grande volume de e-mails que um internauta recebe diariamente, o primeiro desafio para quem faz ações com e-mail marketing é justamente a sua abertura. Em meio a tantos e-mails, é preciso fazer com que a sua mensagem seja notada. Existem algumas ações que ajudarão a aumentar o engajamento com o e-mail marketing, e alguns pontos são voltados para a taxa de abertura dos e-mail marketing — que pode ser considerada a métrica mais importante; afinal, se o e-mail não for aberto, o envio terá sido em vão. Além disso, é recomendável seguir boas práticas no envio, para fugir do vilão do e-mail marketing: o spam.
Mantenha a lista de contatos atualizada
Se os e-mails marketing que você envia tem caído na caixa de spam, provavelmente a sua base está desatualizada ou desengajada. O e-mail é considerado como spam quando o seu assunto é relevante para uma parte mínima da base.
É por conta disso que a atualização da base de contatos se torna fundamental. Na hora da inscrição, é preciso questionar se o internauta possui interesse em receber e-mails marketing da sua empresa e fazer uma segunda confirmação por e-mail — o que chamamos de opt-in e double opt-in respectivamente.
Uma boa prática é enviar, com certa frequência, alguns e-mails questionando se o usuário ainda possui interesse em continuar recebendo os comunicados. Afinal, o volume não interessa e sim a qualidade. Por isso, o opt-out (opção de cancelar inscrição dos e-mails recebidos) deve estar sempre em evidência em todos os comunicados enviados.
Segmente os envios
Outro ponto importante se tratando da base de contatos é a segmentação na hora de realizar o envio do e-mail marketing. Afinal, a empresa pode oferecer diferentes soluções que interessam a determinados contatos da lista. Um bom exemplo pode ser de uma empresa que oferece sinalização digital e TV corporativa. Basicamente, é o mesmo produto, mas são utilizados em finalidades diferentes.
A segmentação da base de contatos faz com que o conteúdo seja relevante para a pessoa que irá receber. Segundo dados da Lyris Annual Email Optimizer Report, empresas que fazem divisão da lista antes do envio possuem uma taxa de abertura 39% mais alta e 28% menos contatos que optam por não receber mais as mensagens por meio do opt-out.
Utilize ferramentas profissionais de e-mail marketing
O uso de ferramentas faz total diferença na hora de trabalhar com e-mail marketing. E o porquê disso é bem simples: um software possibilita automatizar as ações a serem tomadas e possibilita uma análise prévia ao envio realizada por algoritmos, o que mostra, por exemplo, as chances do e-mail cair na caixa de spam e o que deve ser feito para que isso não aconteça.
Outra ajuda, que é “uma mão na roda”, é a segmentação da lista. Sem uma ferramenta apropriada, seria necessário uma filtragem em programas como o Excel, por exemplo. No entanto, dependendo do tamanho da lista, pode ser muito trabalhoso. Segundo estudo da Campaing Monitor, e-mails automatizados atingem um aumento de 70,5% nas taxas de abertura e 152% no CTR — que é a taxa de interação baseada na quantidade de cliques em links do e-mail em relação ao número total de aberturas.
Com uma plataforma de e-mail marketing fica tudo mais fácil e a sua base fica atualizada sem muito esforço, além de poder segmentar o público baseado em seus interesses. Geralmente, o próprio sistema possui um opt-out que tira automaticamente as pessoas que não desejam mais receber comunicados.
E vale lembrar que com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, retirar contatos que cancelaram a inscrição da lista e solicitar consentimento para enviar e-mails deixaram de ser boas práticas e se tornaram uma obrigação.
Capriche no assunto do e-mail
De início, a primeira coisa que o usuário irá visualizar é o assunto do e-mail. Por isso, é preciso impactar. Geralmente, assuntos curtos (pois se ficarem longos, podem ser cortados e acabar sendo ignorados) e com palavras que despertam curiosidade possuem uma boa taxa de abertura.
No entanto, para chegar na “forma ideal”, é preciso fazer testes A/B com a sua base. Na hora de realizar o envio, basta dividir a base em duas partes e fazer o envio separado, com assuntos diferentes, e posteriormente analisar qual obteve um resultado melhor. De acordo com a OutboundEngine, os dois fatores que mais influenciam as taxas de abertura são o endereço do remetente, com 64%, e o assunto do email, com 47%.
Outro dado interessante levantado pela Forbes mostra que marcas que utilizam emojis no assunto possuem uma taxa de abertura 56% maior do que outras que não fazem o uso. Dependendo do público que irá receber, pode ser uma boa opção para chamar a atenção.
Por fim, outra tática utilizada é colocar o nome da pessoa no assunto do e-mail, algo que pode ser feito em massa pelas ferramentas de disparo. Segundo a HubSpot, as taxas de abertura e de cliques aumentam quando o nome do destinatário é colocado no assunto do e-mail.
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Concluindo…
Como vimos neste artigo, uma boa taxa de abertura é fundamental para obter bons resultados nas outras métricas de e-mail marketing. Mantenha a base de contatos sempre atualizada e segmente os contatos antes de cada envio. Uma boa estratégia de e-mail marketing acaba sendo extremamente rentável, pois os gastos são mínimos se comparado a outros canais. Mesmo sendo uma ferramenta antiga, o e-mail não perde “o ar da graça”. Sabendo utilizá-lo da melhor forma, pode ser uma ferramenta poderosa para o marketing.