Veja como potencializar as vendas com a plataforma de comunicação e marketing do Comunique-se.
Há pouco tempo, o Comunique-se apresentou ao mercado uma nova plataforma de comunicação e marketing, o Comunique-se 360. O software, que tem como principal propósito conectar marcas aos seus stakeholders por meio de uma abordagem multipúblicos, integra em um único ambiente diversas ferramentas, entre elas a solução ideal para e-mail marketing.
Tal funcionalidade foi projetada no Comunique-se 360 justamente para auxiliar em departamentos de comunicação, marketing e empreendedores que desejam aumentar a geração de leads qualificados para potencializar as vendas por meio de envios de e-mail marketing.
Apesar de ser rotulado, vira e mexe, como um canal ultrapassado para vendas, o e-mail marketing ainda se mostra como um meio crucial para as empresas. De acordo com a Hubspot, o e-mail marketing figura entre os três principais canais de marketing nas companhias — atrás apenas de website e redes sociais.
Confira, abaixo, o gráfico.
E justamente por ainda ser um meio extremamente valioso para se conectar diretamente com os stakeholders, que o Comunique-se trouxe para uma plataforma de digital PR a funcionalidade e-mail marketing.
Veja como enviar e-mail marketing pelo Comunique-se 360
Faça upload de seus públicos de interesse
Em “Públicos”, você pode fazer upload de listas e gerenciar todos os mailings list dentro da ferramenta. Dessa forma, fica mais fácil manter organizado e segmentado cada um dos públicos para que as comunicações sejam assertivas. Suba quantas listas você desejar, independente do tamanho do arquivo.
Como funciona, na prática, a funcionalidade de “Públicos”?
Use a funcionalidade de “Públicos” para organizar listas, agrupar todas as campanhas e ações enviadas, além de integrar dentro de um público todas as principais métricas de envios e relacionamento.
Aqui no Comunique-se, por exemplo, temos inúmeros públicos dentro da plataforma. Há um público para influenciadores digitais, colaboradores, clientes e afins. Você pode criar um público destinado para prospects, leads em potenciais e até mesmo fornecedores.
Utilize marcadores para ter uma segmentação afunilada
Ainda sobre “Públicos”, ao criar um público específico é possível marcar os contatos com etiquetas para criar uma segmentação completa para cada usuário. Ao fazer upload de uma lista, dentro de um público, é crucial listar uma tag (marcadores) para aquela quantia de contatos.
Um “Público” de clientes, por exemplo, pode conter marcadores para deixar claro qual ferramenta ou serviço da empresa que tais clientes possuem. Na hora de fazer um envio de e-mail marketing, há como destinar o disparo apenas para usuários que possuem um determinado marcador.
Como criar uma campanha de e-mail marketing no Comunique-se 360
Após subir os seus públicos de interesse e segmentar os contatos por meio dos marcadores, é hora de enviar as primeiras campanhas de e-mail marketing. Em “Campanhas”, você cria uma ação em poucos cliques e, ainda, tem acesso ao histórico completo de todas as campanhas e as métricas de cada envio.
Em “criar campanha”, não tem segredo. É algo simples e rápido. O objetivo é otimizar tempo e garantir autonomia para quem for criar as campanhas. Não há necessidade de compreender linguagem HTML avançada para construir um visual extremamente profissional e atrativo, por exemplo.
Na criação, basta selecionar um nome desejável para facilitar a identificação de cada ação. Posteriormente, selecionar o público de interesse. Nesse momento, ao selecionar o público-alvo, é possível disparar para todos os contatos que pertencem ao público, ou segmentar pelos marcadores — para afunilar a comunicação.
Use os templates prontos ou construa rapidamente um visual atrativo
Para ganhar tempo, separamos alguns templates prontos para facilitar o processo de criação. Mas você pode usar sua criatividade para construir templates de acordo com cada ação. Com a tecnologia de drag-and-drop, ficou mais fácil criar com as próprias mãos campanhas de e-mail marketing de alto valor para ampliar o relacionamento com os stakeholders da marca e, claro, gerar vendas.
Arraste e solte os elementos criativos para montar uma peça de e-mail marketing. Personalize com a identidade visual e garanta que os comunicados sejam adaptados para todos os tipos de dispositivos..
Termômetro de qualidade para o seu conteúdo
A solução de e-mail marketing do Comunique-se garante, ainda, um termômetro de qualidade para te mostrar a qualidade do seu conteúdo e a chance do e-mail, por exemplo, ser avaliado como SPAM.
Agendar envio ou disparar o seu e-mail marketing
A última etapa é para validar as informações, selecionar o título, personalizar a primeira linha e receber o feedback do termômetro de qualidade do conteúdo. Há como agendar o envio para uma data e horário de interesse ou simplesmente disparar o e-mail.
Antes do envio, é possível enviar uma prévia para o seu e-mail para verificar como ficou na caixa de entrada o template. É importante sempre conferir, principalmente para verificar a visualização em dispositivos diferentes.
Relatórios e métricas de envio
Quando se fala em e-mail marketing, não há como não falar das métricas. A mensuração de resultados é imprescindível para atingir os resultados desejados. O módulo de e-mail marketing do Comunique-se 360 traz um relatório completo com todos os principais indicadores de e-mail.
O painel de campanhas, já mostra de cara as taxas de abertura e cliques de cada envio. Vale ressaltar que, assim que a campanha é efetuada, as métricas vão subindo em tempo real, conforme o desempenho do e-mail marketing.
Cada campanha tem seu painel de relatórios a parte. Ao analisar o desempenho de um determinado e-mail marketing, você tem acesso ao total de envios, quantidade de aberturas, cliques, o pico de aberturas por horário e, ainda, saber exatamente quais contatos interagiram com o conteúdo.
A solução traz, ainda, um comparativo interno. Quanto mais utilizar a ferramenta, maior a probabilidade de compreender os números médios de cada “Público”. Veja, abaixo, o gráfico que exemplifica esta questão:
Outras funcionalidades que vão facilitar sua rotina
- Clonar uma campanha;
- Agendar o envio de um e-mail marketing;
- Reenviar uma campanha de e-mail marketing para quem não abriu o primeiro envio;
Concluindo…
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital crucial para potencializar vendas, ampliar o relacionamento com a base de leads e gerar tráfego para o website. E o Comunique-se, agora, é uma ferramenta vai te ajudar a atingir os seus resultados. Uma plataforma completa para otimizar tempo e ganhar inteligência por meio dos dados. Além de e-mail marketing, o Comunique-se 360 conta com uma solução completa de clipping, mailing de jornalistas, gestor de follow up e muito mais.