Conheça os principais meios utilizados por assessores de imprensa de todo o Brasil para o relacionamento com jornalistas de redação
Manter um bom relacionamento com jornalistas de redação é a peça-chave para quem atua em assessoria de imprensa. E quem afirma tal questão são os próprios assessores de imprensa, como aponta a última pesquisa do Comunique-se. O objetivo era compreender a visão dos profissionais de comunicação corporativa com relação aos colegas de redação.
O levantamento “Jornalistas de redação na visão dos assessores de imprensa”, que contou com a participação de 827 assessores de imprensa de todo o Brasil, mostra que, para 93,9% dos entrevistados, o relacionamento com os jornalistas é crucial para se obter bons resultados no segmento. Confira, abaixo, no gráfico.
Uma relação próxima é importante também para jornalistas?
E para os jornalistas de redação, o relacionamento com assessores de imprensa também é um elemento importante? A resposta é ‘sim’. A pesquisa inversa, “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação”, externa a relevância de uma boa relação com o ‘outro lado do balcão’.
Questionados sobre quais os principais elementos para se aproveitar um determinado release de um assessor (publicar a pauta em questão), os profissionais de redação apontaram diversas questões. Entre os pontos mais citados, o bom relacionamento com o assessor que enviou o conteúdo — o que vai de encontro com a visão dos assessores.
Compreendendo que o relacionamento com jornalistas é o sucesso para uma assessoria de imprensa, é fundamental saber quais os principais meios utilizados para estreitar os laços.
É claro que não existe um modelo padrão, pois as preferências irão variar de acordo com o perfil de jornalistas que você está se relacionando.
Com base na primeira pesquisa mencionada acima, vamos apresentar os 5 principais meios utilizados atualmente, neste segmento, pelos assessores de imprensa.
Os 5 principais meios de relacionamento com jornalistas
Enviar releases
O tradicional release ainda é, com ampla vantagem aos de mais, o meio mais utilizado para se relacionar com os jornalistas de redação. Neste caso, a relação ocorre, naturalmente, por uma troca de e-mails. É comum que o próximo passo seja um follow up por telefone, mas o primeiro contato ocorre, de fato, por meio do envio de sugestões de pauta para os profissionais de imprensa.
Do outro lado da moeda, não é diferente. Na pesquisa inversa, como exemplo, os jornalistas mencionaram que enviar e-mail ao assessor de imprensa é o meio mais eficaz na busca por informações. Neste caso, o uso recorrente do e-mail perde apenas para ligação telefônica. Certamente, o release e o e-mail devem continuar na primeira prateleira de preferências de ambas as partes na hora de manter o relacionamento.
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Redes sociais
A rede social é o segundo meio preferido pelos assessores de imprensa. O que mostra que as preferências dos assessores estão mescladas entre o tradicional e a inovação. Nos últimos anos, o uso do Facebook, Linkedin, Instagram e até o WhatsApp tem crescido entre as partes. É claro que, neste cenário, é preciso primeiro criar o relacionamento para depois utilizar os meios com frequência.
Procurar um determinado jornalista em uma determinada rede social e enviar pautas pode ser um tiro no pé. Isso porque, tal atitude pode soar invasiva — pelo menos para uma boa parcela de profissionais da imprensa.
A visão dos jornalistas sobre os novos canais de comunicação
Basta recorrer à pesquisa na qual os jornalistas foram ouvidos com relação ao trabalho dos assessores. Na questão que pergunta sobre os novos meios de comunicação, com as redes sociais, a maioria diz que nunca devem ser utilizados, com 55,5%.
Por isso, é crucial e faz parte do relacionamento conhecer a fundo o perfil de jornalistas que você está se relacionando e as preferências de cada um. Afinal, na mesma questão, 41,9% dizem que os novos canais podem e devem ser utilizados sempre. Então, a resposta que fica é: conhecer muito bem a lista de jornalistas do seu ciclo de relacionamento.
Fornecer experiência
Na sequência de preferências, fornecer experiência foi o meio de relacionamento mais votado pelos assessores de imprensa. Neste caso, é quando uma determinada marca, por exemplo, propõe ao profissional de redação uma experiência pessoal.
É um ato que mostra ao jornalista que a marca de fato se importa com ele e o veículo. Não é apenas mais um contato do mailing list. Por exemplo, convidar o jornalista para conhecer as dependências da empresa, entender a fundo os processos ou até mesmo atrelar à divulgação de um produto com a experiência pessoal.
Geralmente, é um meio utilizado por empresas que mantém uma relação muito próxima a uma lista mais enxuta de jornalistas e aproveita principalmente de datas especiais para promover a experiência, como o aniversário do profissional, por exemplo.
Coletiva de imprensa
Voltando aos meios mais tradicionais, na quarta posição, a famosa coletiva de imprensa. Muito utilizada para informações com alto grau de importância para a marca. É uma forma de comunicar um acontecimento relevante de forma objetiva para vários jornalistas (selecionados) de uma única vez. O modelo abre espaço para perguntas dos profissionais de imprensa.
Vale ressaltar que com o tempo, tornou-se comum o uso de coletiva de imprensa online. Considerando principalmente a dificuldade do jornalistas se locomover até o local do evento e, principalmente, a fim de otimizar tempo. Com as redações enxutas, muitas vezes, deslocar um profissional para uma coletiva de imprensa fica praticamente inviável
Eventos presenciais
E fechando o pódio, os eventos presenciais. O meio ainda é muito utilizado para manter o relacionamento com os jornalistas. É uma forma mais pessoal de divulgar uma determinada marca. Um evento para lançar um produto ou até mesmo a abertura de uma nova loja. As possibilidades são inúmeras.
Novamente, são meios utilizados para se aproximar de jornalistas que são cruciais para uma determinada marca. A seleção para participar é feita a dedo. E claro, é uma forma da marca sempre se mostrar presente na rotina do jornalista.
Confira, abaixo, os percentuais dos 5 principais meios mencionados neste texto e outros modelos que também são usados pelos assessores.
Concluindo…
Fica evidente que o relacionamento com jornalistas é crucial para uma assessoria de imprensa. Por isso, é preciso conhecer a fundo o perfil de profissional de redação que você está se relacionando. Afinal, uma comunicação pessoal e personalizada é mais eficaz. Nesta área, o menos é mais. Esqueça ações genéricas. Somente assim, é possível conhecer o profissional do outro lado e utilizar o meio mais adequado com cada jornalista.