O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com uma abordagem projetada para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como departamentos de comunicação interna nas companhias.
A relação entre marca e stakeholders é fundamental para o sucesso de uma companhia no mercado. Pelo lado da empresa, por exemplo, é primordial criar valor nessa troca com os públicos de interesse. E a principal forma de se conectar aos multipúblicos, seja interno ou externo, é justamente pela comunicação,
Entre os multipúblicos de uma organização, encontra-se os colaboradores. O público interno é uma espécie de alicerce da empresa — responsável direto pelos resultados da companhia. Porém, em alguns casos, acabam esquecidos ou não recebem a devida importância na relação.
Por isso, torna-se crucial que haja uma comunicação dedicada a tal público. E o processo interno precisa ser ágil, objetivo e acessível. Os comunicados precisam chegar de forma segmentada, no tempo certo e no canal adequado, a fim manter os profissionais informados e eliminar qualquer possibilidade de ruídos ou até mesmo desinformação.
Veja, abaixo, como a plataforma Comunique-se 360 pode ajudar a sua empresa a manter uma comunicação eficaz com seus colaboradores:
Comunique-se 360 na comunicação interna
Multipúblicos: seu público interno segmentado na palma da sua mão
A funcionalidade “Públicos” vai conectar a sua empresa ao seu target interno em poucos cliques. Faça upload do seu mailing de colaboradores no Comunique-se 360. Basta incluir os principais dados, como nome, e-mail e departamento — vai ser primordial para uma comunicação inteligente e segmentada.
Para criar ações segmentadas, crie marcadores. Faça de forma que na hora de enviar qualquer comunicados, seja possível distribuir e-mails personalizado, tanto por área de atuação, localização e afins. Para empresas que possuem mais de uma unidade e até mesmo em estados diferentes, o mercado geográfico é primordial.
Mantenha a ficha dos colaboradores atualizada. A ficha de cada colaborador pode ser abastecida com várias informações sobre os profissionais. Desde cargos, telefones de contato, ramal e até mesmo endereço.
Comunicados para o público interno: envie e-mails personalizados
Com o público interno na plataforma — segmentado por marcadores — é hora de criar campanhas para os colaboradores. Sempre que for necessário enviar um comunicado ou qualquer recado, basta utilizar a funcionalidade “Campanhas”.
Em poucos cliques, é possível criar comunicados personalizados e com um visual atrativo — a fim de engajar o colaborador a consumir o conteúdo em questão. O melhor de tudo, a plataforma foi desenvolvida justamente para que você crie templates profissionais sem depender de ninguém.
Afinal, com a tecnologia drag-and-drop, você pode construir e-mails com as próprias mãos. Arraste solte os elementos para elaborar um e-mail assertivo. Construa colunas, textos, imagens, vídeos e até mesmo giffs. Seus comunicados internos vão causar o impacto desejado para que a mensagem seja transmitida aos receptores.
Mensuração dos envios
Tenha em mãos o controle total de cada comunicado interno. O Comunique-se 360 tem um sistema de relatório extremamente profissional. Veja, em tempo real, em sua tela as principais métricas de e-mail marketing para mensurar cada ação.
Com os relatórios, você pode encontrar as melhores estratégias para alcançar sucesso na sua comunicação interna. Veja os principais picos de aberturas, os melhores horários de envio, a taxa média de abertura do seus envios e a comparação com a taxa média de mercado — para validar a performance de sua campanhas.
Tenha acesso aos colaboradores que abriram ou não seus comunicados. Com o tempo, veja, por exemplo, qual colaborador interage mais com as campanhas, as às taxas de cliques e afins. Com esses números em mais, facilita o processo de eliminar qualquer tipo de ruído ou falha na comunicação interna.
Follow Up
Se o seu comunicado, por exemplo, exige ação do colaborador, você pode acompanhar o processo e até mesmo reforçar o e-mail com os follow ups. Por exemplo, sua última campanha foi uma ação para os funcionários acessarem determinada pesquisa de satisfação.
Ao analisar o resultado de tal comunicado, você percebe que alguns profissionais sequer abriram o e-mail. Basta você acessar a funcionalidade “reenvio” e encaminhar apenas para quem não abriu o e-mail anterior. Faça as alterações — se for necessário — no conteúdo e envie novamente para reforçar o recado.
Régua de relacionamento: o tempo passa, mas o relacionamento com o colaborador permanece
A régua de relacionamento é ideal para você acompanhar a “vida” do colaborador dentro da empresa. Veja quantos envios cada funcionário recebeu, a quantidade de interações ao longo do tempo e, ainda, crie tarefas e atividades para gerir o relacionamento.
Reuniões de Feedback, promoções e afins. Gerenciei todas as tarefas que tenham relação entre a empresa é colaborador em questão por meio do sistema de relacionamento. Tenha todos os processos organizados e centralizados em uma única plataforma.
Comunique-se 360
Existe uma forma melhor de impulsionar sua comunicação
Assim, caso o departamento de comunicação interna tenha mais de uma pessoa trabalhando, facilita a gestão em equipe da ferramenta — já que todos têm acesso às histórias de cada ficha dos colaboradores. É importante manter a ficha sempre atualizada e organizado, a fim de extrair melhor performance da plataforma.
Monitore as principais tendências de comunicação interna e endomarketing
Com a ferramenta de clipping, você pode monitorar o mercado e ficar por dentro das principais tendências e inovações para comunicação interna e endomarketing
Basta cadastrar as expressões exatas para receber alerta das notícias que veiculam em todos os tipos de mídia — no Brasil e no mundo.
Com o monitoramento, você pode aplicar às melhores práticas e técnicas de comunicação interna para obter o melhor resultado possível e manter sempre o público interno informado, orientados e, claro, principalmente engajados com a companhia. Na era da informação, ficar por dentro das principais novidades é fundamental para sair na frente.
Concluindo…
O Comunique-se 360 é a plataforma ideal para comunicação e marketing. Seja para ampliar o relacionamento com o público externo ou interno. Esse último, como vimos, é fator primordial para uma empresa alcançar sucesso e ampliar os resultados.
Os colabores é o bem mais valioso de uma empresa. A marca, obrigatoriamente, precisa manter uma conexão que flua naturalmente com tal público — a fim de criar valor com o target. A comunicação interna precisa ser eficaz para manter os funcionários informados, caminhando no mesmo rumo que a empresa e até mesmo para engajá-lós.
Com o Comunique-se 360, você consegue tudo isso em um único lugar. Construa e fortaleça sua relação com seus colaboradores, envie seus comunicados com visual atrativo para reter audiência e exclua qualquer possibilidade de ruídos na sua comunicação interna.