O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com uma abordagem projetada para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como os departamentos de comunicação corporativa nas empresas.
A tecnologia foi desenvolvida considerando os desafios e responsabilidades dos departamentos de comunicação corporativa. A fim de auxiliar no relacionamento com os stakeholders da marca, o Comunique-se 360 engloba funcionalidades para estreitar a relação entre a empresa e o seus públicos de interesse.
Em geral, organizações que visam crescimento precisam se relacionar de forma estratégica com seus stakeholders. Em uma visão 360, a comunicação precisa chegar, em via de mão dupla, aos públicos interno e externo no mesmo grau de importância. A marca precisa gerar credibilidade e agregar valor aos multipúblicos de forma personalizada, cada qual com suas particulares.
Veja, abaixo, as principais funcionalidades do Comunique-se 360 e como a plataforma pode ampliar a comunicação de uma companhia.
Funcionalidades do Comunique-se 360 para comunicação corporativa
#1 Relacionamento com a imprensa
Ampliar o relacionamento com jornalistas de redação é fundamental para gerar mídia espontânea. Por meio da relação com a imprensa é possível, por exemplo, gerar visibilidade na mídia com a produção de releases. E para um marca, alcançar visibilidade na mídia é peça-chave no processo de fortalecimento de imagem e reputação da companhia.
Claro que para emplacar pautas na imprensa vai muito além de enviar releases para os jornalistas de redação. É preciso se relacionar, estreitar laços e, claro, trabalhar sempre com conteúdos que sejam noticiosos e tenham necessariamente interesse público.
No trabalho de relações públicas com a mídia, é importante sempre optar pela estratégia de ‘menos é mais’. Afinal, gerar visibilidade na mídia simplesmente por métricas de vaidade,
não traz resultado. É preciso que as aparições sejam em veículos que tenham sinergia com o segmento da sua marca, o tipo de assunto e, claro, que o público-alvo do veículo seja o perfil também do target da companhia.
Encontre o perfil ideal de jornalistas
Por isso, é primordial que ao vender uma sugestão de pauta, você, como profissional de comunicação corporativa, representando uma companhia, procure sempre por jornalistas que tenham o perfil para cobrir tal pauta. Enviar centenas de e-mails para um mailing genérico não é o caminho ideal.
Além de não gerar o resultado desejado, pode prejudicar a sua imagem como profissional e, ainda, a imagem da companhia em si. No Comunique-se 360, encontrar o jornalista certo para cada pauta ficou ainda mais fácil. Crie segmentações por editorias, cargos, regiões e até mesmo por veículos, garantindo que seus releases sejam direcionados aos profissionais de imprensa que se interessam por eles.
Ao enviar um conteúdo relevante para um mailing bem segmentado e específico, aumenta significativamente a probabilidade de emplacar a pauta na mídia. Tornando, ainda, a possibilidade de ampliar o relacionamento com tais jornalistas para cada segmentação.
Régua de relacionamento
Para facilitar o trabalho de relacionamento com a imprensa, a régua de relacionamento com cada jornalista fica registrada na plataforma. Dessa forma, é possível, por exemplo, ter acesso a todos os contatos efetuados com os colegas de redação, desde pautas enviadas, press kits, follow ups e até mesmo reuniões de networking.
Com histórico de relação com os jornalistas, a plataforma consegue te apresentar diretamente quais são os profissionais que você mais se relaciona e, ainda, quais são os colegas que mais se interessam por seus conteúdos — com as taxas de abertura dos e-mails, cliques em links e afins.
Dessa forma, por exemplo, é possível que o histórico fique compartilhado com os colegas de departamento de comunicação, favorecendo o trabalho em equipe e, ainda, preservando os dados ao longo do tempo de uso da plataforma. Afinal, o relacionamento não se perde.
#2 Sistema de envios de e-mail
O sistema de envios de e-mail vai facilitar sua comunicação com os públicos externos e internos. Com a tecnologia drag-and-drop você pode modelar com as próprias mãos os templates de cada comunicado. As artes saem sempre adaptadas a todos os tipos de dispositivos e já vem programada com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.
Tenha acesso às métricas de cada ação em tempo real. Acompanhe diretamente a taxa de cliques e aberturas de suas campanhas, faça comparação com as médias de mercado e, ainda, com o tempo de uso, a plataforma te apresenta a taxa média do seus envios para cada público de interesse.
Os envios ficam registrados para que, com o tempo, haja uma possibilidade de validar dados e até mesmo mensurar resultados fazendo comparações de performance. Torna-se mais fácil encontrar o melhor horário de envio para uma determinada base ou até mesmo que tipo de assunto rende uma melhor taxa de abertura e quais técnicas retém maior engajamento dos destinatários com o conteúdo do e-mail.
Distribuição de releases
Pelo lado da comunicação externa, com a ferramenta de envios você pode enviar releases com visual atrativo para impactar os jornalistas. Com um template profissional a venda da sua pauta pode se destacar pela apresentação — mas claro, a relevância e profundidade do conteúdo continua sem dúvida o elemento mais importante para gerar retorno na mídia.
O Comunique-se 360 disponibiliza templates padrões, a fim de otimizar tempo. Você pode utilizá-los para enviar releases ou até mesmo construir um do zero em poucos minutos. Selecione imagens, insira links externos e elabore um release com identidade visual e rico em informações para os jornalistas de redação utilizarem na hora de publicar a matéria.
Distribuição de newsletters
Ainda sobre relacionamento com público externo, é extremamente importante manter a base de usuários que se interessam pelos conteúdos da companhia atualizada. Uma das melhores formas para manter o engajamento dos usuários é pelo envio de newsletter e comunicados por e-mail.
Em poucos cliques é possível construir uma newsletter com visual atrativo. É uma boa forma, por exemplo, de aumentar o tráfego para os conteúdos da companhia, seja do blog, do canal no YouTube ou até mesmo das redes sociais da empresa.
Distribuição de comunicados internos
A comunicação com o público interno da companhia é fundamental para o departamento de comunicação corporativa. Para manter não só o engajamento dos colaboradores, mas também, uma comunicação rápida, objetiva e transparente há inúmeras ferramentas. Desde aplicativos mobile a TV Corporativa.
Mas para empresas que trabalham em escritórios e que a maioria dos colaboradores está conectada a desktop, o e-mail continua sendo uma excelente ferramenta. Suba seu público interno na plataforma e faça envios de comunicados mantendo a identidade visual da companhia.
É possível acompanhar os colaboradores que abriram ou não os e-mails para garantir que todos recebam de fato a mensagem e fique por dentro de toda as ações da empresa, a fim de anular qualquer ruído ou falha na comunicação.
#3 Monitoramento de notícias em todas as mídias
Monitorar notícias na mídia é fundamental para mensurar resultados de mídia espontânea, para ficar ciente sobre o que está sendo veiculado em nome da companhia, prever crises, mapear tendências e analisar o mercado e concorrência.
Com o Comunique-se 360 você tem um monitoramento automático de notícias em mais de 1 milhão de veículos no Brasil e no Mundo. Não há necessidade de ‘caçar’ publicações na ‘unha’. Otimize tempo com a ‘clipagem’ das expressões de seu interesse em rádio, TV, internet e impresso.
Construa alertas personalizados para ser notificado sempre que uma matéria for capturada e receba newsletters automáticas por e-mail para otimizar tempo. Além disso, é possível, por exemplo, fazer um monitoramento retroativo, basta selecionar o período desejado.
Mensuração de resultados
O monitoramento em todos os tipos de mídia facilita o trabalho de mensuração de resultados. Tenha acesso às publicações para medir em todos os sentidos o resultado do espaço conquistado na mídia.
A fim de transformar as notícias em dados, é possível com o clipping fazer a valoração em cima de cada publicação — conhecido também por centimetragem. Além disso, há como analisar o teor da exposição, se foi positiva, neutra ou negativa para companhia e, ainda, analisar a qualidade e audiência da fonte que deu a matéria.
Gestão de crise
Trabalhar com gestão de crise é, antes de tudo, trabalhar para prevenir crises. Além dos plano de ação e toda questão estratégica, para ajudar a se antecipar a possíveis crises, saber o que estão falando sobre a companhia é fundamental para seguir com as tomadas de decisão.
Comunique-se 360
Existe uma forma melhor de impulsionar sua comunicação
Por isso, é fundamental ficar ciente de todas as matérias que veiculam na imprensa e que tenha ligação com palavras-chave da empresa, como o próprio nome da companhia, os portas-vozes, produtos da marca e assuntos de interesse da organização.
Análise de mercado e concorrência
Faça monitoramento de expressões que estejam ligadas ao mercado de atuação da companhia e de seus pares. Com alertas de notícia configurado, tenha acesso às principais novidades ligadas ao setor e ainda as inovações para se antecipar e ganhar vantagem com relação a concorrência.
#4 Multipúblicos
Construa e amplie a comunicação com seus multipúblicos. Com o gerenciador de relacionamento, tenha controle sobre todas as ações com cada contato. Em questão de segundos, você pode fazer o upload de seus públicos na plataforma para estreitar relacionamento, melhorar imagem e reputação, engajar colaboradores, atrair leads e gerar vendas.
#5 Curadoria de Conteúdo
O Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria de conteúdo para clientes. Um processo que potencializa as estratégias de marketing de modo prático e mais eficiente.
Mesmo utilizando variados softwares para identificar e auxiliar no processo de curadoria, ainda assim, nenhum programa consegue ter a percepção e sensibilidade humana para analisar, de forma assertiva, determinado assunto ou situação.
Como funciona a curadoria de conteúdo?
Por meio de um time especializado, é possível categorizar as notícias (análise de sentimento manual), eliminar os conteúdos irrelevantes, e, ainda, receber relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além de “filtrar” o conteúdo captado, é possível investir em comunicação da maneira correta e transformar seu planejamento em números e estatísticas. Portanto, ao optar pela curadoria de conteúdo, é mais fácil mensurar resultados e garantir conteúdos de qualidade, filtrados conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto e o perfil do público leitor.
Concluindo…
A plataforma ideal para impulsionar a comunicação 360 de uma companhia, por meio de uma tecnologia transformadora, capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos e gerar mais resultados.
Fortaleça a imagem e reputação da sua marca, engaje e amplie o relacionamento com seus públicos e ainda obtenha as informações necessárias para expandir a marca no mercado.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 18 de Agosto de 2020 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.