As agências de comunicação precisam estar antenadas às mudanças que a tecnologia trouxe. É preciso ter estratégias funcionais para uma boa comunicação digital
As novas tecnologias trouxeram grandes mudanças na sociedade. No mercado de comunicação não é diferente. As empresas que trabalham no meio precisaram se adaptar após a convergência das mídias, que se iniciou com a implantação da tecnologia. A comunicação precisou ser reinventada e, nesse processo, surgiu a sua comunicação digital.
Algumas estratégias que funcionavam há alguns anos, após a inserção de novos recursos tecnológicos, podem não servir mais. É natural que medidas que eram tomadas há 15 anos, por exemplo, não deem certo hoje em dia. Pode-se considerar isso como um problema de muitas agências de comunicação, que não evoluíram conforme a demanda do mercado e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
O desafio atual das agências de comunicação é conseguir cuidar de um negócio em todos os âmbitos. Para isso, é necessário adotar estratégias adequadas a cada necessidade. É por isso que algumas têm adotado a estratégia chamada de “marketing 360º”, que é basicamente realizar processos de mídia orgânica e mídia paga, serviços de assessoria de imprensa e relações públicas. Resumindo, as empresas que trabalham com o marketing 360º cuidam do marketing em todos os seus segmentos. Essas corporações se destacam das outras por reunirem variados tipos de serviço, que geralmente eram realizados por diferentes prestadores de serviços.
A comunicação digital
A tecnologia trouxe diferentes alternativas para a comunicação. Muitos processos que eram realizados em agências precisaram ser alterados para obtenção de melhores resultados. A comunicação digital, basicamente, é a digitalização dos meios de comunicação. Ela está situada em um ambiente que pode ser dividido em três dimensões do digital: web, mobile e redes sociais. Além disso, se faz presente no âmbito corporativo. É uma forma de comunicação estratégica e otimizada que pode ser realizada em diferentes plataformas, como em blogs, mídias sociais e TV corporativa, por exemplo. E ela pode ser dividida em quatro pilares: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença.
Marketing digital
O marketing digital deve ser um dos serviços oferecidos por uma agência de comunicação que esteja adequada ao mercado. Ele proporciona uma maior interação com o público, diferentemente dos canais offline. As empresas podem fazer ações, campanhas e publicações, permitindo que a audiência em questão interaja, opine e indique o conteúdo para outras pessoas quase instantâneamente.
Antes da internet, as agências de comunicação tinham grande dificuldade em realizar a mensuração dos resultados que estavam sendo obtidos em uma campanha. A publicidade e o marketing estavam começando a decolar na década de 1960. Com a chegada da internet, começou a se gastar muito dinheiro com marketing. No entanto, não havia métricas para mensurar se a campanha estava trazendo bons frutos. Hoje em dia, existem métricas que devem ser seguidas, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Outro segmento é o inbound marketing, que tem por objetivo a atração. Quando se cria uma campanha nesse formato, o intuito é ser encontrado pelas pessoas. Nesses casos, é necessário entender as necessidades e anseios de um potencial cliente, criando um canal de comunicação digital que tem como objetivo a resolução dos anseios e desejos.
As pessoas estão fazendo buscas no Google diariamente sobre temas que são de seu interesse. Para que o segmento de uma marca esteja bem posicionado, é necessário colocar estratégias de marketing de conteúdo em prática, como exemplo o SEO. Basicamente, o objetivo do marketing de conteúdo é a publicação de materiais relevantes, buscando atrair e converter leads. Os materiais são divulgados em blogs.
Outro ponto importante a ser trabalhado é a mídia paga, que funciona por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads. Como o próprio nome já diz, se tratam de estratégias com realização de pagamentos de anúncios para obter retorno.
Site institucional
É sempre interessante trabalhar na criação de sites com boa responsividade, utilizando técnicas de SEO. Esse site pode ter o blog integrado, permitindo trabalhar a estratégia de marketing de conteúdo. A página aumenta a credibilidade da marca e passa maior segurança para o potencial cliente. O site também pode ser outro canal de comunicação e relacionamento com os clientes.
No caso de grandes corporações e instituições, o site já é uma realidade. Um diferencial pode ser o trabalho do jornalismo da fonte, onde os meios de comunicação entrarão no site para procurar pautas e possíveis notícias. Isso gera ainda mais credibilidade para a marca e reconhecimento com as divulgações na imprensa.
Redes sociais
As redes sociais, sem dúvida alguma, é a principal forma de comunicação atual. Elas podem ser utilizadas por uma empresa para realizar uma aproximação com o seu público. O objetivo é criar um relacionamento. O intuito disso é ter clientes mais engajados e fidelizados. É importante que as agências de comunicação invistam nessa parte, para conquistar os seus clientes e com isso ter uma rede social que possa servir de case de sucesso. As pessoas que seguem a página de uma empresa querem receber informações e novidades. Além disso, querem conversar e dar sugestões de melhorias, ler notícias sobre a marca e entender cada vez mais sobre ela.
O investimento nas redes sociais para uma agência de comunicação é ponto-chave no sucesso e na adaptação que as tecnologias trouxeram. Afinal, quando o potencial cliente ver que as suas redes sociais engajam e criam relacionamentos, ele não terá dúvidas em contratar para o serviço de social media.
No cenário atual, é preciso saber como gerenciar de forma correta as redes sociais. Pode-se trabalhar de forma gratuita e com mídia espontânea, por meio de publicações relevantes e criando interação com o seu público. Outra possibilidade é a realização de publicações impulsionadas e investimento em plataformas de anúncios, como o Facebook Ads, por exemplo.
Outro ponto muito forte das redes sociais é o marketing de influência, que deve ser adotado em uma agência que deseja estar alinhada com as inovações do mercado. As campanhas com influenciadores digitais nas redes sociais podem gerar ótimos resultados, pois possuem um público extremamente engajado. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, o YouTube é a rede social mais utilizada, seguida por Facebook, Instagram e Twitter.
Não seja excessivo no follow-up
O follow-up é uma prática fundamental em agências de comunicação que trabalham com assessoria de imprensa. Basicamente, é o processo de acompanhamento com os jornalistas de uma pauta que foi oferecida para publicação espontânea. Esse processo é muito importante, pois mostra ao jornalista grande interesse em seu veículo de comunicação e o lembra de analisar a pauta. Afinal, são dezenas de pautas para serem avaliadas diariamente.
Tradicionalmente, o follow-up é realizado pelo telefone. No entanto, algumas agências de comunicação acabam abusando e ligando excessivamente para os jornalistas. Isso pode ser algo negativo, pois acaba sendo incômodo. Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Comunique-se em 2017, 91% dos jornalistas preferem ser contatados por e-mail.
Monitore a abertura do
seu release
Envie releases para os jornalistas certos e acompanhe a taxa de abertura e interação de cada e-mail. Esses indicadores contribuem para um follow mais assertivo.
É preciso rever a forma de comunicação e acompanhamento das pautas, buscando melhorar a relação entre a agência e a imprensa. Em alguns casos, os jornalistas preferem o contato pelo WhatsApp, mas vale a ressalva: só utilize essa plataforma de comunicação se o jornalista autorizar, pois pode acabar se tornando um contato invasivo.
Conclusão
A comunicação digital transformou muitas formas de trabalhar em agências. É preciso estar sempre antenado às tendências do mercado. As agências devem possuir diferentes estratégias para conseguir atender os seus clientes com maior eficácia. Além disso, a era digital proporciona grandes oportunidades de conseguir novos clientes. É importante que as agências deixem de lado as técnicas que não trazem mais retorno. A atualização constante é necessária não somente em agências de comunicação, mas em todo o mercado de trabalho.