A relação entre os mundos da comunicação corporativa e do jornalismo é de longa data. Por um lado, jornalistas de redação desejam receber sugestões de pautas. Por outro, agências e assessores de imprensa produzem conteúdo justamente para emplacar releases sobre clientes na mídia.
O interesse entre as partes acabam convergindo em via de mão dupla. Na prática, ambas funções trabalham incansavelmente, a fim de levar a sociedade notícias sobretudo de interesse público — como mandar o figurino.
Prêmio Comunique-se
Levando em consideração a forte ligação e, principalmente, as similaridades operacionais entre as profissões, o segmento de comunicação corporativa não poderia ficar de fora do Prêmio Comunique-se. Afinal, não há como pensar em jornalismo sem relações públicas.
Por isso que desde a criação do evento, em 2003, a maior premiação do jornalismo nacional na atualidade mantém em seu repertório uma categoria exclusiva para reconhecer os melhores profissionais e as melhores agências anualmente. Trazendo, assim, visibilidade e credibilidade ao nicho de mercado.
Categoria: comunicação corporativa
A categoria denominada oficialmente de “Comunicação” premia a classe em duas vertentes de atuação. De um lado, a disputa para levar o troféu fica por conta das agências de comunicação. Enquanto na outra ponta, a corrida pelo título acontece entre profissionais do segmento.
Na subcategoria que premia as agências, participam empresas legalmente constituída responsável pela prestação de serviços de assessoria de imprensa a terceiros. Entre os profissionais, apenas aqueles que atuam em departamentos de comunicação de empresas sediadas no Brasil e que se destacam no relacionamento com a imprensa nacional.
A participação anual da categoria no “Oscar do Jornalismo” — e agora, por que não, também da comunicação corporativa — contribui significativamente para elevar o nível de trabalho do segmento no geral. Afinal, a disputa saudável que ocorre em cada edição entre os concorrentes torna o trabalho ainda melhor.
Títulos entre as agências
A disputa que ocorre há 17 anos entre as agências de comunicação é extremamente acirrada. Há um seleto grupo que faz parte da galeria de “Mestres de Comunicação”. Para fazer parte da lista, profissionais da imprensa e agências de comunicação precisam conquistar três vitórias consecutivas numa mesma categoria, nos anos em que estiverem
habilitados a concorrer, ou cinco vitórias, também numa mesma categoria, em anos aleatórios.
O Alcance da sua marca ainda maior com o Oscar do Jornalismo
O Prêmio Comunique-se é o maior evento de relacionamento com os formadores de opinião no Brasil. Se a sua marca apoia o bom jornalismo e a liberdade de imprensa, veja como patrocinar a festa da imprensa nacional.
Dividem o pódio e, claro, o posto de mestres da comunicação as agências CDN e Grupo Máquina (com quatro conquistas). Approach Comunicação e In Press Porter Novelli (com três conquistas). Fechando o posto, as agências S2Publicom e Textual possuem um título da categoria, sendo a última a atual campeã.
Títulos da categoria entre os profissionais
Entre os profissionais de comunicação corporativa a lista é bem ampla e variada. Rodolfo Witzig Guttilla é o maior vencedor com três conquistas, carregando o título de “Mestre da Comunicação”. O profissional é o único a levar o troféu da categoria mais de uma vez. Na época, tornou-se mestre em 2010, quando estava à frente do departamento de comunicação da Natura.
Fechando a lista dos profissionais que já foram premiados em edições anteriores estão: Mauricio Bacellar, Rosana Dias, Rodrigo Paiva, Márcia Magno, Fernando Thompson. Jô Elias, Felix Ximenez, Camila Fusco, Renato Mendes, Eduardo Pugnali, Fabio Sabba, Adriana Lutfi, Leonardo Stamillo e Diego Viñas — atual vencedor da subcategoria.
Vencedores da última edição
A última edição do Prêmio Comunique-se ultrapassou a barreira de 1 milhão de votos somando as três fases de votação. A grande participação do público e, obviamente da comunidade de jornalistas, ajudou a escolher os atuais vencedores. A alta audiência fortalece e muito o setor de comunicação corporativa e contribui para reconhecer o trabalho das agências e dos profissionais do setor.
Agências
O pódio de finalistas das agências de comunicação do Prêmio Comunique-se 2019 estava formado por empresas renomadas do segmento. In Press Porter Novelli, FSB e Textual chegaram a grande final do com bastante emoção e ansiedade pela decisão. E, pela primeira vez na história da premiação, Cid Moreira — voz oficial do evento — chamou ao palco a vencedora da edição, a Textual Comunicação.
“Quando criei a Textual, acreditava que era possível fazer conteúdo de qualidade do lado de cá do balcão [se referindo ao paralelo entre jornalismo de redação e assessoria de imprensa] e esse prêmio indica que essa crença deu certo”, enfatiza Carina Almeida, CEO e Fundadora da Textual Comunicação.
Profissionais
O pódio de finalistas dos profissionais de comunicação corporativa estava formado por nomes renomados no mercado e conhecidos por colegas de redação. Curiosamente, o trio de finalistas estava formado por estreantes na categoria da premiação.
A disputa na finalíssima estava entre Diego Viñas, assessor de imprensa do Reclame Aqui; Carolina Corrales, gerente de relações públicas da Samsung; e Marina Zveibil, da Amazon. Estreando com o pé direito, Diego Viñas foi o grande vencedor da vez.
Ele não deixou de mencionar diante de centenas de jornalistas que o trabalho de assessoria de imprensa é… jornalismo. “Quando sento no meu trabalho, pratico jornalismo. Não tento vender o Reclame Aqui por goela abaixo das redações. Vendo notícia de interesse público. Quanto mais jornalismo a gente fizer, melhor”.
Conclusão
O Prêmio Comunique-se, busca em cada edição reconhecer nacionalmente os melhores comunicadores do país. O espaço reservado a categoria de “Comunicação” é extremamente importante ao segmento. Tanto no âmbito da valorização e reconhecimento do trabalho em si, quanto em relação a visibilidade e exposição que o “Oscar do Jornalismo Brasileiro” possui.
O evento além de ser reconhecido e respeitado pela comunidade de jornalistas de redação, alcançou um patamar ainda maior. Atingiu o público geral. E, tal participação ativa de quem consome o conteúdo é fundamental para democratizar o voto. Além, claro, de aumentar a audiência da festa nacional da comunicação.