Quando o assunto é relações com a mídia, o release é o carro-chefe das ferramentas. Os comunicados à imprensa são utilizados a fim de levar informações pertinentes aos jornalistas de redação. Para obter sucesso na divulgação da pauta, é preciso evitar alguns erros em releases que costumam ser recorrentes por parte de alguns assessores de imprensa.
Adotar o press release na estratégia de comunicação com jornalistas é essencial para cavar pautas, para aumentar a visibilidade e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento com os colegas de imprensa. Porém, construir um conteúdo que seja capaz de trazer o retorno esperado — a publicação da notícia — não é tarefa tão simples. Pelo contrário.
Na hora de organizar uma sugestão de pauta, por exemplo, o assessor de imprensa deve obedecer alguns fatores fundamentais para tornar o release relevante e atrativo. Para isso, além de questões textuais e do interesse público por trás do conteúdo, há outros fatores que precisam ser considerados:
- A relevância da pauta;
- A linha editorial dos veículos;
- Melhores práticas para follow up;
- O mailing list utilizado para divulgar;
- Técnicas de SEO para o ambiente digital;
- Técnicas para definir o assunto do e-mail.
Veja, abaixo, a lista que conta com os 8 erros mais cometidos na relação com a imprensa.
8 erros em releases mais cometidos na hora de produzir um comunicado à imprensa
1- Excesso de releases enviados às redações
Um motivo que pode justificar a baixa qualidade do release é o excesso de conteúdos produzidos em pouco espaço de tempo. Tal fenômeno atinge também os profissionais de imprensa. O processo de produção acelerado é consequência do advento da internet e da tecnologia que exigem simultaneidade dos conteúdos.
Com forte pressão para cavar pautas na mídia e aumentar a visibilidade espontânea aos clientes, assessores de imprensa acabam extrapolando o envio de releases aos jornalistas. Como volume não é garantia de qualidade, os conteúdos perdem, naturalmente, relevância conforme o excesso de sugestões de pautas.
O podcast do Comunique-se aprofundou na questão do excesso de releases enviados às redações jornalísticas. A edição contou com a participação especial de Beth Guaraldo, profissional de comunicação corporativa, hoje à frente do Portal do Conteúdo.
Listen to “#139 O excesso de releases para redações” on Spreaker.
Além disso, há outros erros que são cometidos com certa regularidade na hora de enviar uma sugestão de pauta aos jornalistas de redação e devem ser evitados para que os resultados por meio do trabalho de assessoria de imprensa sejam expressivos.
2) Não analisar a relevância do material;
Antes de iniciar a produção do texto, é importante verificar se a pauta em questão tem algum interesse público por trás. Caso não tenha, não é válido dedicar tempo para construir o press release. Atente-se para divulgar conteúdo relevante. Isso vai aumentar o resultado final das publicações e evitar desgastes com os colegas de redação. O material deve conter, obrigatoriamente, informações pertinentes e possuir cunho jornalístico.
3) Tentar vender a pauta com excesso de adjetivos e autoelogios;
A venda da pauta deve ser baseada por meio de sua relevância e importância ao veículo de comunicação. Não adianta incluir adjetivos ao longo do texto com o intuito de mostrar ao jornalista que a empresa (o assessorado) é mil maravilhas. Por isso, a importância de notificar pautas que possuam interesse público. Defenda a pauta com informações reais, dados, pesquisas, entrevistas. Não utilize autoelogio para tentar promover e cavar a pauta.
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4) Produzir um release minúsculo, sem nenhuma informação importante;
Lembre-se, inclua as informações necessárias para que o jornalista da redação consiga redigir a matéria. Não é necessário fazer um “textão”, mas é obrigatório que as principais informações sobre a pauta estejam presentes no release. Além de contribuir para reter e atrair atenção do jornalista ao comunicado, ajuda o profissional de imprensa avaliar se aquela sugestão de pauta faz sentido ou não. Se o release tiver quatro linhas, é bem capaz que o e-mail seja descartado rapidamente.
Vale ressaltar que, recentemente, jornalistas afirmaram que a densidade do release é um fator determinante para aproveitar ou não uma pauta. Por isso, para facilitar a venda da pauta, é ideal que os comunicados à imprensa sejam mais completos, aprofundados e densos.
5) Construir um texto publicitário, em vez de conteúdo informativo;
Vai de encontro ao uso excessivo de adjetivos. É importante sempre ressaltar que para construir um release que seja aproveitado pela imprensa, é fundamental construir a estrutura do material baseado nos pilares do jornalismo. Há quem confunda texto publicitário com material informativo.
O jornalista não vai fazer divulgação de peça promocional de determinado produto. Siga as normas padrões de release para que o resultado do seu trabalho com a imprensa seja positivo.
6) Não incluir nenhum elemento audiovisual ao longo do conteúdo;
Detalhe extremamente importante. Há casos em que o release vem quase completo. Porém, falta uma imagem para ilustrar. Facilite a vida do jornalista e já encaminhe as opções de imagem.
Não há como pensar em uma publicação sem o uso de elemento audiovisual. Garanta que o release tenha algumas opções de imagens e, principalmente, em formatos diferentes para os tipos de veículos. Acontece bastante em lançamento de produtos, onde o release enviado vai sem a imagem do tal produto.
Recursos multimídia são fundamentais, também, na avaliação dos jornalistas. Última pesquisa do Comunique-se evidenciou que um release que conta com imagens, fotos, vídeos tem maior probabilidade de ser publicado.
7) Incluir elemento audiovisual com péssima qualidade no release;
Há quem inclua, mas esquece de se atentar à qualidade dos elementos audiovisuais. Não existe a possibilidade do jornalista utilizar uma imagem desfocada, sem enquadramento. Novamente, facilite a vida do colega de imprensa para otimizar a publicação. Do contrário, é capaz da sugestão de pauta ser desconsiderada ou o profissional vai buscar alternativas por conta própria para solucionar o problema.
8) Não considerar questões editoriais dos veículos jornalísticos;
É primordial o assessor de imprensa conhecer a linha editorial dos veículos jornalísticos. O jornalista precisa seguir um padrão para produzir as matérias, se o release, por acaso, fere alguma norma ou até mesmo não atenda, pode prejudicar a publicação.
Por isso, para otimizar e até mesmo gerar um efeito “uau”, produza o press release considerando os elementos de cada redação. Nesses casos, é importante construir conteúdos personalizados. O resultado costuma ser mais expressivo.
Concluindo…
Para ganhar destaque na mídia, é preciso que, antes de tudo, os releases produzidos sejam relevantes. Assim, o resultado obtido por meio da mídia espontânea com certeza será maior e mais expressivo.
Em muitos casos, o menos acaba se tornando mais. Na comunicação corporativa, não é diferente. Desde o planejamento da sugestão de pauta até o momento da distribuição é primordial que a segmentação seja rigorosa.
No processo de produção, considerar sempre o quão relevante é a pauta e pensar sempre na forma como aquele conteúdo pode ser abordado de diferentes formas para se adaptar à linha editorial de cada veiculação de comunicação, tornando a abordem completamente reduzida e personaliza.