O webinar pode ser definido como um modelo de conferência. Como ferramenta, permite aos organizadores realizarem eventos online — tanto ao vivo como gravado. Nesse modelo, a comunicação ocorre, via de regra, em mão única. Enquanto a participação dos usuários presentes na sala, restringe-se ao chat disponível.
A ferramenta pode ser adotada nas companhias para aprimorar as estratégias de marketing digital. O webinar é muito utilizado principalmente no inbound, como fonte de captação de novos leads. Ao criar eventos com conteúdos relevantes, usuários são atraídos. Por isso, de modo geral, as conferências possuem fortes características educacionais.
Como organizar um webinar de valor
O primeiro passo é estruturar o modelo estratégico do webinar. Antes de se aprofundar em qualquer planejamento minucioso, faça um check-up de assuntos que são necessidades dentro do mercado de atuação da empresa. Assim, é possível trabalhar com pautas de extrema importância que possam agregar valor ao público-alvo da conferência.
Com o tema central definido, torna-se mais fácil entender qual é o perfil de usuários que serão convidados a acompanhar a webconferência. Nesse tipo de evento, a quantidade não é mais importante do que a qualidade dos participantes. Portanto, afunilar e segmentar os convites é fundamental para manter a audiência correta com o assunto abordado.
Para finalizar a etapa de pré-evento e completar as ações de inbound marketing, é obrigatório construir uma página para captar os usuários. A landing page. Construir uma página de destino com informações mais detalhadas sobre o evento contribui para aumentar a taxa de conversão. Técnicas de copywriting ajudam a elaborar descrições que, sejam atrativas e, ao mesmo tempo, factuais sobre o webinar.
Divulgação
Com a base do webinar estruturada, basta definir o modelo de divulgação do evento. Se houver budget destinado a esse tipo de ação, é possível criar uma estratégia para captar um grande número de usuários. Claro, sem fugir em nenhum momento do perfil de público que tenha extrema sinergia com a conferência.
O Linkedin Ads e Facebook Ads podem ser utilizados com canal para captar os convidados. Elabore uma arte atrativa e construa campanhas assertivas. Dessa forma, é possível veicular anúncios sobre o seu evento de forma direta para usuários que, com base no perfil, interesse e comportamento, tenham potencial. De acordo com o tema e a quantidade de vezes em que a palavra-chave é procurada em buscadores, há possibilidade de trabalhar com outro canal, o Google Ads.
Com auxílio de mídia paga para promover o webinar, há grande possibilidade de obter um grande número de inscritos. Mas não é a única alternativa para anunciar a conferência. Não esqueça de produzir publicações nas redes sociais. Por fim, e não menos importante, um convite especial para usuários ativos da sua base de contatos. Desenvolva uma cadência de e-mails personalizada para que os contatos em questão tenham aderência a participar.
Ferramentas
Para organizar eventos online, é imprescindível um bom sistema de seminários. Antes de optar por uma ferramenta, lembre-se das principais necessidades da sua webconferência. No mercado, há uma variedade de plataformas que podem te ajudar a construir um webinar efetivo e que transmita uma boa experiência para os usuários.
Por isso, na hora de escolher, faça um levantamento das principais características de cada ferramenta e compare com as principais necessidades que a estrutura do seu evento exige. Desde a qualidade do streaming, a personalização com a identidade visual da empresa, questões de segurança e a forma como é possível interagir com os convidados presentes.
O Comunique-se tem a plataforma Workr que, além de integrar ferramentas de comunicação corporativa, permite você criar eventos online de forma rápida e segura. Além disso, há como construir uma identidade visual personalizada e alta interação com usuários. Há, ainda, como fazer upload de arquivos e deixar o material disponível para download dos participantes.
Pós-evento
Ao finalizar a webconferência, o pós-evento é tão importante como todos os processos anteriores. Por isso, elabore uma mensagem de agradecimento e, claro, deixe disponível o link de gravação. Dessa forma, os usuários podem assistir sempre que possível e, até mesmo, compartilhar com colegas — aumentando a audiência e claro, a conversão de leads.
Com a possibilidade de gravar o conteúdo e manter o link da sala ativo, é possível aproveitar a gravação do conteúdo para continuar utilizando em sua estratégia de marketing digital. Na prática, você pode reenviar o material para uma base diferente e que não acompanhou a conferência no momento em que acontecia ao vivo.
Concluindo…
O webinar é uma ferramenta fundamental na estratégia de marketing de qualquer empresa. Além de contribuir fortemente na captação de novos leads, é um método que possui ótimo custo-benefício. Sem contar que contribui com diretamente no fortalecimento da marca ao produzir e disseminar conteúdos relevantes ao mercado. Com isso, gera valor e proximidade com o público-alvo.