Veja neste artigo, um passo a passo completo de como desenvolver um podcast do zero e alcançar uma audiência fiel e ideal para o formato.
Quando o assunto é conteúdo, o podcast é um dos formatos mais buscados na internet e nas plataformas de músicas. É um canal de fácil acesso, possui uma boa ‘vitrine’ para assuntos nichados e permite que qualquer um ouça sem precisar parar o que está fazendo, atingindo, principalmente, pessoas que possuem o costume de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
Para uma empresa que pretende se manter inserida no mercado e sustentar seu relacionamento com o público, acima de tudo, precisa entender a importância dos podcasts no mercado da comunicação. Assim, torna-se mais fácil criar relacionamentos com a mídia e obter um retorno positivo para a marca.
Descubra o teu “Por que”
Antes de desenvolver qualquer coisa, é importante responder: por que você quer começar um podcast? Pode parecer uma pergunta besta, mas a verdade é que isso é essencial para que o andamento do futuro programa seja duradouro e gere resultados concisos.
Atualmente, por mais que seja um formato que tenha ganhado volume na internet, é preciso entender a essência do podcast, as características e seus principais fundamentos. A visão de quem produz, difere da visão de quem consome.
É preciso deixar evidente como seu podcast vai impactar na vida dos ouvintes. Qual assunto será abordado? É segmentado? Qual o estilo da edição e da apresentação? Terão convidados? Qual será a periodicidade? Todas essas perguntas servirão como um guia para o pontapé inicial de criação.
Após responder às perguntas acima, pense na estruturação do seu podcast:
#1 – Nome
#2 – Descrição
#3 – Estilo/ Formato (Será individual? Terá entrevistas? Os dois?).
#4 – Duração aproximada dos episódios do Podcast. (Pequena, média ou longa duração)
#5 – Periodicidade do Podcast (Diário, semanal, quinzenal, mensal, etc).
Elementos do podcast
Logo após a estruturação do esqueleto, é preciso definir os elementos que vão compor o seu programa de podcast. Isso só é possível após a definição do gênero e do formato do programa. Se será informal, jornalistico, de entrevistas, documental, humorístico, entre outros.
Uma vez definida a identidade do programa, torna-se mais fácil distinguir as melhores, trilhas, os principais efeitos sonoros, o escopo do roteiro, os convidados e até mesmo, a periodicidade dos temas abordados no podcast.
E independentemente do gênero e do nicho que formará a audiência do podcast, o programa deve sempre estar o mais completo possível. Ou seja, é crucial construir uma comunicação que dialogue com todos os públicos — dentro e fora do seu nicho.
Trilhas para podcast
As trilhas são a alma do podcast. É a trilha/efeito sonoro que vai impulsionar as emoções e muitas vezes, dividir os blocos do programa. Veja alguns sites que disponibilizam trilhas livres royalties:
Roteiro
O cérebro de toda operação. Mesmo em podcasts mais informais, o roteiro é o guia do programa. E mesmo que não seja seguido “a risca” nas entrevistas, vai ser o elemento principal para conduzir a edição. Para dar o tom e momento certo dos cortes.
E como produzir um roteiro para podcasts?
A verdade é que não existe um modelo correto. Existe o modelo mais confortável, conforme o estilo de apresentação do host do programa. Muitas pessoas preferem colocar uma introdução detalhada sobre o convidado e o tema, outros desenvolvem em tópicos e outros escrevem algumas observações no momento da entrevista ou da apresentação do podcast.
Para quem deseja iniciar, o ideal é que inicie com um roteiro mais completo possível. Como dito anteriormente, o gênero do programa, uma vez escolhido, ditará até mesmo o estilo e o desenvolvimento do roteiro.
Se não for um programa com entrevistados, a abordagem será mais introdutória, com um roteiro explicando ponto a ponto o programa e o tema escolhido. Ou seja, precisa de um desenvolvimento maior com começo, meio e fim.
No entanto, se for um episódio com entrevistados, além da introdução, é preciso ter um feeling para separar as perguntas e entender o perfil do entrevistado, para controlar a intensidade de resposta e guiá-lo conforme o assunto do episódio.
Gravação
Para gravar um podcast não é preciso investir muito dinheiro para ter o melhor equipamento possível. Os smartphones, por exemplo, consegue apresentar um grande desempenho sem precisar gastar nada, utilizando apenas o gravador do próprio aparelho, tornando-se assim, um grande aliado para podcasters iniciantes. No entanto, por mais simples que seja, a gravação não pode conter nenhum tipo de ruído.
E para entender qual a melhor maneira de gravar um podcast, a situação é praticamente a mesma do roteiro: não existe maneira correta. Aqui o foco é a qualidade e a organização do som. Não precisa ter o microfone mais caro, mas precisa estar audível: sem ruído, sem estourar ou sem deixar baixo demais. É tudo é uma questão de experiência e aperfeiçoamento.
Edição
Outro elemento importante que depende do estilo e do gênero escolhido. Alguns podcasts não demandam tanta edição, é mais natural e deixa a gravação pura, sem muitos cortes. Outros, por conta do formato, precisam conter: vinheta de abertura, trilha de fundo, efeito sonoro para transição de um bloco para outro, inserção de fala de convidado/entrevistado e assim por diante.
Para editar um podcast, também não é preciso investir muito dinheiro para ter um conteúdo bem editado. Além de diversos aplicativos gratuitos para celulares, alguns dos principais editores são:
- Audacity
- Adobe Audition
- Garage Band (IOS e Mac)
É importante reforçar que, antes de escolher o programa de edição, o recomendado, é que seja feito um estudo ou até mesmo o próprio editor do podcast, assista alguns tutoriais no YouTube para entender o funcionamento e as possibilidades de edição de cada programa. Assim, será mais fácil identificar qual software de edição mais se encaixa com o perfil do programa.
Publicação
Por fim, basta encontrar um site para hospedar seu podcast e publicar nos principais tocadores do mercado: Spotify, Deezer, Google Podcast,SoundCloud, etc.
Essa é uma parte que muitas pessoas não conhecem ou ainda confundem muito. Na verdade, todo site que hospeda um podcast funciona de duas maneiras. Primeiramente, é o lugar na web onde é publicado os episódios de podcast. Onde fica armazenado todo conteúdo publicado.
Em segundo lugar, além de disponibilizar o espaço para publicação, o site de hospedagem gera o feed RSS. Uma espécie de link, que distribui todo conteúdo publicado em tempo real. Logo após a criação do feed RSS, basta enviar para os diretórios/tocadores de preferência – por exemplo Cast Box, Spotify, Deezer, etc – isso permite que qualquer pessoa acesse, assine e acompanhe em tempo real todo episódio publicado.
Melhores sites de hospedagem de podcast:
Concluindo…
Com a grande demanda de conteúdos sendo ofertados diariamente no online, é de extrema importância procurar novos caminhos e se adequar com o canal que está ganhando mais visibilidade na mídia. Tanto para os produtores que pretendem ingressar no mercado ou para os profissionais que já estão inseridos.
E o podcast, por conta da sua versatilidade, foi um dos formatos de conteúdo que ganhou cada vez mais espaço junto ao público. E foi pensando nisso que o Comunique-se, em parceria com a Agência de Noticias Dino, decidiu realizar a pesquisa “O Mercado de Podcasts no Brasil“, que está em sua primeira edição em 2022.