A transformação digital é uma das grandes palavras-chave que vem ganhando espaço no mundo da comunicação e dos negócios, e por uma boa razão: é de extrema importância. Quão importante? Bem, vamos dar uma olhada no que a transformação digital realmente é, e sobre como ela afeta a comunicação.
O que é transformação digital?
O termo “transformação digital” se refere ao processo de conversão de uma empresa. De uma operação analógica para uma totalmente digital. Isso significa que, em vez de usar objetos físicos e documentos em papel para realizar o trabalho, você usará softwares e dados digitais para alcançar os mesmos resultados.
Por que isso importa?
Porque torna todos os processos mais eficientes. Em outras palavras, é uma forma inteligente e prática de economizar tempo e dinheiro cortando etapas desnecessárias ao fazer coisas como processar pedidos ou criar contratos, por exemplo. E tudo isso mantendo os registros seguros e protegidos.
E se você ainda estiver se perguntando:
Por que a transformação digital é tão importante especificamente nas comunicações?
A comunicação, nos tempos de hoje, depende muito da tecnologia. Ou seja, tudo, desde e-mails a mensagens instantâneas, podem ajudar a melhorar a eficiência do canal.
Em um mundo onde a concorrência é feroz, as empresas que não adotarem a transformação digital podem ficar para trás. A tecnologia mudou drasticamente nas últimas décadas, e as empresas que não estão acompanhando esta mudança encontrarão seus clientes migrando para outros lugares. A transformação digital é sim uma forma de as empresas permanecerem relevantes no mundo de hoje.
Pilares da transformação digital na comunicação
Existem alguns pilares principais da transformação digital que pode te ajudar a construir uma empresa 100% digital, otimizando a experiência do cliente, melhorando os processos de negócios e aumentando a eficiência através da automação.
🟠 Abraçar a inovação: entender a transformação digital é o primeiro passo. E isso não quer dizer que as coisas precisam ser feitas ou mudadas da noite para o dia. Muito pelo contrário.
É preciso criar um plano de longo prazo, usar ferramentas digitais para transformar os modelos de negócios; isto deve incluir tanto mudanças internas (como a racionalização do fluxo de trabalho) quanto externas (como o uso de mídias sociais para marketing).
🟠 Adaptar seu modelo de operação: criar um ambiente onde os clientes possam interagir com sua marca em seus próprios termos, seja por compras on-line ou por outros meios.
Após entender quais produtos ou serviços melhor atendam às necessidades do cliente e do seu planejamento estratégico, planeje! É preciso observar como está sendo feita a organização dos funcionários, dos processos, das técnicas e de toda a tecnologia, a fim de proporcionar uma grande redução de custos.
🟠 Focar na cultura da empresa e nas pessoas: toda transformação exige cuidado, paciência e muita atenção. Após entender suas necessidades e como a tecnologia vai integrar os seus processos, todos devem trabalhar juntos para criar um futuro melhor para o negócio.
É crucial que os CEO´s e os diretores das empresas façam um bom planejamento e uma boa gestão de pessoas. É preciso entender que alguns terão mais habilidades em se comunicar digitalmente do que outros.
Comunique-se 360: Tudo o que você Precisa na comunicação corporativa em um Único Lugar
Conheça a nova plataforma de Comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Solicite uma demonstração
Os efeitos da transformação digital
O que até então parecia longe, hoje, já se tornou realidade. O mundo está mudando. Vivemos em uma época em que a tecnologia está sendo usada para melhorar rotinas, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.
Os efeitos da transformação digital na sociedade são enormes e pode ser vista em todos os lugares. Não apenas nas empresas, mas nas escolas, hospitais e até mesmo nas casas. Ela remodelou a forma como vivemos nossas vidas e como as empresas operam, e tornou possível que as pessoas trabalhem remotamente ou até mesmo em casa.
Principais impactos da transformação digital:
🟠 Custos mais baixos para as empresas;
🟠 Novos ambientes digitais;
🟠 Criação de novos empregos;
🟠 Aumento da eficiência e da produtividade
🟠 Comunicação mais rápida e fluida;
🟠 Melhora no relacionamento com o cliente;
🟠 Diminuição de desperdício por meio de programas de reciclagem.
Mitos da transformação digital
Há muitos mitos em torno da transformação digital, como por exemplo: “É muito caro”, “Demora muito tempo”, “Ainda não estamos prontos”, e por aí vai. No entanto, fechar os olhos para os novos processos tecnológicos e transformações que estão por vir, é muito perigoso.
Além de manter estratégias ultrapassadas, a instituição pode perder valor para o mercado e até mesmo deixar de ser um forte concorrente para as outras empresas. Se a instituição não tiver uma presença digital, as pessoas encontrarão maneiras de encontrar outros caminhos — e seus concorrentes também.
Lembrando que, isso não significa que todos devem urgentemente adotar as transformações digitais. É um aviso para que todas as empresas fiquem atentas para as inovações e as necessidades que o mercado exige.
Por que precisamos da transformação digital?
Uma das principais razões pela qual precisamos da transformação digital, é pela melhora na qualidade e nos processos do dia a dia. Seja no ambiente de trabalho, em casa ou em qualquer outra área.
Eis aqui um exemplo: a tecnologia avançou tanto nas últimas décadas, que agora é possível trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento, usando qualquer dispositivo móvel, seja ele smartphone ou notebook. Isto significa que não é preciso de escritórios físicos para fazer seu trabalho de forma eficaz; em vez disso, todos podem simplesmente entrar em um canal online de qualquer lugar do mundo. Sem perder nada da produtividade.
Logo, a transformação digital consiste em aproveitar as novas tecnologias para tornar nossas rotinas mais eficientes, responsivas e ágeis em qualquer situação. Basta sabermos a melhor maneira de utilizar, medir e incorporar, gradualmente, em nossas rotinas.
Concluindo…
O mundo mudou drasticamente nos últimos 20 anos, e só está ficando mais complexo. Vivemos em uma época em que a tecnologia está nos impulsionando. Por isso, precisamos ser capazes de nos adaptar para acompanhar o ritmo dos nossos negócios. Mas o problema é que a maioria das empresas ainda está operando da mesma forma que há 20 anos — usando as mesmas estratégias.