E-mail Marketing: O que esperar em 2018 e quais técnicas aplicar?
E-mail marketing ainda continua sendo uma das maneiras mais eficazes de atingir seu objetivo em termos de estratégia de comunicação. Uma pesquisa divulgada pelo Media Post e realizada pela organização de recrutamento de TI, Robert Half Technology Inc., revelou que 73% dos principais agentes de informação pesquisados acreditam que o e-mail provavelmente reinará até 2020. Depois disso, a era da mensagem instantânea deve ganhar destaque.
Algumas pessoas não gostam ou torcem para o desaparecimento do e-mail marketing. Mas isso acontece por um motivo muito simples. Não é o canal em si que seja ruim, mas sim as mensagens e qualidade dos conteúdos enviados por muitas empresas. Na verdade, as pessoas detestam e-mail ruins e irrelevantes.
Se em 2018 você pretende obter resultados melhores utilizando e-mail marketing, decidimos trazer algumas tendências, todas elas voltadas pensando no cliente, que consome e acessa seu conteúdo.
- As campanhas serão mais orientadas a dados. Desse modo você mantém o consumidor como centro da estratégia, gerando mais engajamento, uma vez que, se bem desenvolvidas, suas mensagens serão relevantes para aquele público, podendo resultar também em mais vendas.
- Profissionais de marketing irão engajar cada vez mais clientes durante momentos específicos de compra. Em 2018, seja ligeiro, percebendo rapidamente em qual estágio de compra seu provável cliente está. Aproveite então para dar aquilo que ele procura no momento ideal e suas chances de venda aumentarão.
- As experiências altamente personalizadas e individuais serão cruciais. É uma estratégia de gerenciamento de relacionamento com o cliente ( CRM ) enfatizando as interações personalizadas com os clientes. A personalização de interações é pensado para promover uma maior lealdade do cliente e melhor retorno sobre o investimento em marketing.
- O conteúdo se tornará ainda mais inteligente. O conteúdo inteligente, definido pela HubSpot, pode ser também chamado de dinâmico, ou seja, aquele capaz de mudar com base nos interesses ou no comportamento passado do usuário. Ele é projetado para oferecer uma experiência mais relevante e personalizada aos visitantes do seu site.
LEIA MAIS:
O que é clipping e qual sua importância?
O que é mídia espontânea?
Sala de imprensa virtual: o que é?
CRM: o que é e como aplicar na sua empresa
Lembre-se de que o e-mail marketing é uma estratégia altamente eficaz, desde que você seja capaz de reter e conquistar novos leads com conteúdos chamativos e relevantes, além de oferecer outras experiências inovadoras.
Confira abaixo o infográfico para montar suas estratégias para esse ano, elaborada pelo site Venngage.
Como aumentar a taxa de abertura do seu e-mail marketing
Depois de falarmos sobre as tendências para o ano de 2018, é importante destacar alguns pontos que podem ajudar a alavancar a taxa de abertura do seu e-mail marketing. Mas, para isso, vamos entender o que define essa taxa. O site Echogravity tem um excelente gráfico que explica isso:
Em outras palavras, traduzindo para o português, a taxa de abertura nada mais é do que aquele número que você obtém quando subtrai os e-mails descartados pelo dos e-mails enviados e divide o número de emails abertos por esse resultado.
Apesar do surgimento de novas ferramentas de marketing, o e-mail continua forte e oferece um retorno eficiente, tanto é que aumentou nos últimos anos. Um recente estudo descobriu que, a cada dólar investido em uma campanha de marketing por e-mail, o retorno médio de investimento é de US$ 44. O número impressiona.
Porém, alcançar esse nível de ROI ou superá-lo exige que os profissionais de comunicação sigam um conjunto de melhores práticas comprovadas.
- Uma estratégia sólida que estabeleça objetivos claros e um caminho para alcançá-los.
- Uma lista de leads promissora e uma audiência interessada.
- Mensagens personalizadas que fazem mais do que chamar o primeiro nome do destinatário.
- Conteúdo convincente que interessa aos consumidores o suficiente para abrir seu e-mail de marketing.
- E-mails responsivos, ou seja, aqueles compatíveis com dispositivos móveis.
- Tempo perfeito.
- Testes A / B para saber que tipo de abordagem foi mais eficaz.
O infográfico abaixo, produzido pela MageMail, detalha cada um dos itens citados acima.
Assunto do e-mail é determinante para a taxa de abertura
Os profissionais da área de comunicação e negócios recebem em média 121 e-mails por dia. Obviamente as pessoas não abrem todas as mensagens que recebem, mas sim aquelas mais chamativas e importantes para ela.
E o que vai impactar seu lead são os assuntos que escolher antes de disparar seu e-mail. Aqui vão algumas táticas aplicáveis:
- Título curto e descritivo funciona melhor.
- Desperte a curiosidade do indivíduo para melhorar a taxa.
- Modifique o assunto do e-mail para sua base de leads se na primeira vez que foi enviado não deu o resultado esperado.
Aplique o princípio do K.I.S.S. (Keep it simple, stupid – Faça de maneira simples, estúpido): Resumindo: não invente ou complique demais o assunto do e-mail.
Conclusão
Uma pesquisa da Ipsos, dos Estados Unidos, concluiu que 85% dos usuários que navegam na internet utilizam e-mail. Ou seja, isso é uma oportunidade para que você se conectar com as pessoas, conquistar novos leads e manter relacionamento com os clientes. Contudo, isso também dependerá da aplicação de algumas técnicas expostas nesse texto. Mas, o primeiro passo para isso, é manter regularmente sua base ativa.
O que também podemos chamar de marketing de relacionamento é determinante para uma campanha de e-mail marketing. O comprometimento com sua base mostra que você se preocupa com eles.
Um estudo da econsultancy mostra que 20% empresários não investem no relacionamento com os clientes e metade deles não colocam esse fator como prioridade em suas estratégias de negócio. Invista nisso se quiser fazer a diferença.
No dia 25 de outubro de 2017, o Podcast do Comunique-se abordou o assunto. Na edição abaixo, destacamos os principais erros que profissionais de comunicação cometem com e-mails de campanha.
Paulo Henrique de Jesus, que é especialista no tema e trabalhou com o desenvolvimento e na coordenação de e-mail marketing da Mondelez internacional, fala também sobre as falhas na análise de pontos importantes do e-mail marketing.