O ano de 2023 chegou e as pesquisas já apontam tendências de comunicação para empresas ficarem de olho. As pessoas estão mudando o modo como se comunicam. Isso tem um impacto direto no trabalho de quem, assim como nós, trabalha com comunicação.
Nos últimos anos, vimos uma explosão no uso de mídias sociais. Assim como a popularização da realidade virtual e aumento da demanda por conteúdo personalizado. Essas tendências de comunicação vão continuar se desenvolvendo nos próximos anos e terão um impacto significativo na forma como as empresas se relacionam com seus clientes.
Porém, como a comunicação está em constante evolução e, à medida que as tecnologias avançam, elas se tornam cada vez mais acessíveis e interativas. Mas será que é mesmo necessário ficar atento às novas tendências de comunicação para 2023? Separamos algumas razões para você dar atenção a esse assunto e começar a ficar antenado às novas tendências:
Por que me preocupar com as tendências de comunicação?
Os meios de comunicação estão evoluindo rapidamente
Uma das principais razões para se preocupar com as tendências de comunicação para 2023 é que, graças a tecnologia, os meios de comunicação hoje em dia estão em constante evolução.
Isso significa que o resultado que a sua comunicação traz para a empresa pode ser alterado ao longo dos anos. A comunicação que funcionava há alguns anos pode não ser mais efetiva em um futuro recente.
Mas não se preocupe! Estamos sempre de olho nas novas tendências para você avaliar e se adaptar às novas formas de comunicação e tecnologias para o seu negócio.
Esses meios podem contribuir para uma comunicação mais efetiva, rápida e direcionada. Devido a isso, é importante estar com a mente aberta para conhecer, medir a eficácia e, se aprovado, implementar à sua estratégia de comunicação.
As pessoas também estão mudando
Você passa o dia todo utilizando somente uma rede social? Seus clientes também não. Assim como nós, nossos clientes muitas vezes têm contas em mais de uma rede social e podem ser impactados em mais de um canal.
Isso implica em uma comunicação omnichannel cada vez mais estratégica para alcançar o potencial cliente e estar presente no dia a dia dele. Lembre-se também de estar conectado com os eventos recentes, isso pode aproximar sua marca dos seus clientes.
Os consumidores, além de mais conectados, estão exigindo mais transparência. Nossos consumidores precisam se identificar com os valores das nossas empresas. Eles também verificam se nossa comunicação está sendo consistente em todos os canais.
Atualmente, você precisa ser criativo e inovador em muitos formatos para permanecer competitivo. E não esquecer de ser coerente em suas ações, mantendo os valores de negócio claros na mente do cliente.
A concorrência está crescendo
Outra tendência de comunicação tem relação com a facilidade dos meios. Hoje em dia muitos podem abrir um negócio na internet, começar venda on-line ou se afiliar a algum produto. Isso nos aponta para um fato: a concorrência para qualquer mercado está crescendo.
Com o serviço se tornando cada vez mais personalizado e diferenciado, com atendimento único, devemos também nos reposicionar nesse mercado competitivo.
Isso significa que para conseguir a atenção do cliente, vamos precisar entender mais do que técnicas de venda. Alguns estudos apontam a importância de compreender comportamentos e reposicionamento de marca para manter o relacionamento com o público-alvo.
Além disso, trazer provas sociais de que a sua empresa é confiável é fundamental para conquistar a confiança de possíveis consumidores que ingressam em seu site ou redes sociais.
A tecnologia permite o aumento do uso das ferramentas
Por um lado, ter opções de ferramentas com preços competitivos faz toda a diferença. Por outro, nem sempre estamos nos qualificando para mensurar e interpretar dados.
Para facilitar o alcance de resultados, uma tendência crescente no mercado de comunicação são as ferramentas de mensuração que trazem insights.
Por meio da análise dos dados é possível traçar melhores estratégias, verificar se o planejamento mensal/anual está adequado e ir de encontro com as “dores do cliente”.
Porém, com mais pessoas acessando esses dados, mais qualificado deverá ser o trabalho da equipe de marketing e comunicação.
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Conclusão
O profissional de comunicação que deseja se destacar deve lembrar que a evolução dos meios de comunicação pode contribuir para a sua estratégia. Além disso, deve buscar uma comunicação cada vez mais personalizada e omnichannel e se posicionar com diferencial competitivo no mercado.
As tendências de comunicação apontam ferramentas e recursos para nos auxiliar a entregar uma comunicação cada vez mais qualificada. Ficar atento a essas tendências é um passo estratégico no seu planejamento para 2023.