Para posicionar o conteúdo no topo das buscas orgânicas, é fundamental aplicar técnicas de SEO no release produzido. Pensando em alcançar resultados expressivos nos meios digitais, esses métodos são determinantes para conquistar a tão sonhada primeira página do Google.
Para conquistar tal feito, a estrutura do release precisa atender às diretrizes de SEO, garantindo, assim, maior tráfego ao conteúdo. Essa estratégia torna-se imprescindível em qualquer planejamento de comunicação digital que visa ampliar a mídia orgânica.
O resultado permite que o release, ao ser publicado, seja encontrado com mais facilidade nos buscadores e, ao mesmo tempo, seja visto por uma quantidade maior de usuários. Isso ocorre, devido ao uso de palavras-chaves no texto que geralmente são pesquisadas pelos usuários.
No momento em que essas pesquisas são realizadas, o algoritmo é o responsável por entregar os conteúdos mais relevantes sobre cada tema. Claro, há uma série de fatores que influenciam a seleção dos mais relevantes para serem entregues aos usuários. Por exemplo, o histórico de navegação do internauta em questão.
Por isso, para que seu conteúdo seja selecionado e esteja bem posicionado nos buscadores, é obrigatório que sua construção esteja alinhada aos procedimentos e às técnicas de SEO.
Afinal, conteúdos que ocupam o primeiro lugar, referente às pesquisas orgânicas, possuem uma média de 32% de todos cliques, de acordo com a Digital Impact. Vale ressaltar que o algoritmo responsável pelos critérios de posicionamento recebe corriqueiramente constantes atualizações.
Portanto, estar atento às novidades é fundamental para continuar aplicando as técnicas na hora de elaborar os releases, a fim de manter um bom resultado na otimização.
Confira, abaixo, o episódio do Papo de Redação no IGTV do nosso Instagram falando sobre SEO e release.
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Técnicas de SEO no release
Para atender às técnicas de SEO e potencializar o alcance dos releases, há métodos que precisam ser aplicados com rigidez, para otimizar a indexação do conteúdo no Google e em outros mecanismos de buscas online.
Pensando nisso, fizemos um passo a passo para te guiar nesse caminho em busca da primeira posição nos mecanismos de buscas.
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1. Analise os dados e foque nas tendências
A primeira etapa está atrelada à pré-produção do material. Antes de definir exatamente qual será o enfoque da sua pauta, atente-se ao público-alvo do conteúdo. Entenda o comportamento, os principais hábitos e os termos que geralmente eles pesquisam.
Após esse mapeamento de dados, certamente surgirá novos insights para definir o direcionamento do release. Além disso, você terá em mãos uma preciosa informação para afunilar a estratégia da sua produção: os termos mais utilizados nas buscas.
Com base neles, você irá definir as principais palavras-chave que vão direcionar o texto.
2. Principais ferramentas
Há ferramentas para auxiliar na hora de realizar os estudos. Por exemplo, verificar a quantidade de vezes que determinada expressão foi pesquisada dentro de um período estabelecido. Você pode, até mesmo, fazer uma comparação entre assuntos.
Na hora de analisar os dados de forma minuciosa, você pode recorrer a algumas ferramentas essenciais que realizam esse trabalho. Vale ressaltar que não há nenhum custo para utilizá-las:
Após reunir todas as informações, faça um checklist com todas as palavras-chave que você irá utilizar no texto. Assim, você consegue elaborar toda estrutura do release com base nessas keywords, que, ao longo do conteúdo, obrigatoriamente vão precisar aparecer com certa frequência para se tornarem relevantes.
3. Utilize as palavras-chave com estratégia
Geralmente, jornalistas e assessores de imprensa, ao produzirem uma notícia, procuram ao máximo utilizar sinônimos para evitar repetições excessivas de uma determinada expressão ao longo do texto.
Isso ocorre, porque a repetição é vista pelos profissionais como uma “pobreza de vocábulo”. Ao mesmo tempo, algo que torna a leitura de certa forma cansativa.
Porém, para otimizar um conteúdo baseando-se nas técnicas de SEO, é preciso deixar de lado essa prática da velha guarda, pelo menos uma parte dela, a fim de melhorar o posicionamento do conteúdo.
Por isso, você deve utilizar com muita regularidade as palavras-chave dentro do texto. Não se assuste com uma mesma expressão aparecendo algumas vezes ao longo do release.
Claro, não é simplesmente repetir a keyword massivamente, sem nenhum critério. Pois isso não vai otimizar o material, pelo contrário, afeta negativamente a relevância do conteúdo e, de fato, torna a leitura exaustiva.
O uso das palavras-chave é feito de forma estratégica para atender aos critérios de SEO. Ela tem o objetivo de ranquear o material nos mecanismos de busca.
Para isso, há lugares fundamentais em que elas devem aparecer obrigatoriamente para melhorar a relevância do material, como no título do release e no primeiro parágrafo do texto, por exemplo.
4. Conteúdo relevante e uma boa imagem
Apesar de todas as técnicas e conhecimento em SEO para obter um bom posicionamento com o conteúdo, vale ressaltar que para o Google a relevância dos conteúdos produzidos. Isso ganhou muita importância e se tornou nos últimos anos o critério mais crucial de classificação.
Essas atualizações constantes visam entregar aos usuários que navegam em busca de materiais cada vez mais uma melhor experiência na rede. Então, é fundamental que todo release produzido seja de grande valor para que seja qualificado.
Outro fator fundamental é a escolha de uma boa imagem para o conteúdo, tanto em formato quanto em qualidade. É fundamental escrever a palavra-chave na tag “ALT” da imagem escolhida.
Além disso, esqueça aquela velha mania de preencher o nome do arquivo na área de trabalho de forma genérica. Sempre opte por utilizar as keywords nesses campos.
Para validar se o conteúdo está otimizado, você pode utilizar o Yoast SEO, um plugin para WordPress. Ele te ajuda a verificar a qualidade do texto e aponta o que está bom e os pontos de melhorias.
Conclusão
O release é uma ferramenta fundamental no mercado de comunicação para divulgar informações. Sua função primordial é a publicação do conteúdo, a fim de obter visibilidade na mídia.
Para ampliar os resultados nos meios digitais com o material, os assessores de imprensa devem aplicar as técnicas de SEO na estrutura do texto. Aumentando dessa formar o alcance e o tráfego, contribuindo diretamente para atingir o objetivo final – atrair audiência.
Este artigo foi originalmente publicado em 2 de set de 2019 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.