Já é mais do que batido falar sobre a importância de se ter um site institucional relevante. Independentemente de qual seja o ramo de atuação da organização ou porte na qual a companhia se enquadra. O website, antes de qualquer outro elemento, é o cartão de visita de qualquer empresa.
Vale registrar que para criar um espaço expressivo no digital é preciso ir além de questões relacionadas ao layout e aspectos visuais, por exemplo. É primordial, antes de qualquer processo, alinhar recursos tecnológicos para se destacar no ambiente online.
Há fatores primordiais que funcionam estrategicamente por trás da estrutura de um site. Ao levar em consideração questões direcionadas ao ranqueamento, por exemplo – posição orgânica que o website ocupa nas páginas de resultados por meio de buscadores – é imprescindível seguir alguns critérios para construir um site sólido e valioso.
Como construir um site relevante
Conteúdo relevante
Garanta que sua página seja preenchida com conteúdos expressivos. Forneça aos usuários materiais com alto valor. Isso vai garantir que a marca seja vista pelo público como referência no segmento de atuação. Além de aumentar o tráfego em geral, garantindo uma audiência significativa, ao longo do tempo a consequência é fidelizar e reter o público.
Sendo assim, ao precisar de qualquer informação sobre determinado assunto ou até mesmo em caso de dúvidas pontuais, tais usuários irão em busca do seu site para extrair mais informações. Afinal, a experiência anterior com website foi positiva e agregou valor ao ponto de trazê-lo novamente em busca de novos conhecimentos ou insights.
Carregamento ágil
Antes de qualquer processo, garanta que o site tenha um carregamento rápido nos canais internos. Cada vez mais as empresas têm se preocupado em garantir aos usuários uma boa experiência em qualquer tipo de interação deles com a marca, conhecido por User Experience ou simplesmente UX.
O próprio Google traz alguns dados para reforçar a importância de manter o site com uma velocidade ágil. Como se pode ver na tabela abaixo, quanto mais lenta uma página demora para abrir completamente, maior é o número de usuários que desistem e acabam abandonando a página.
Esse número em larga escala pode significar um grande prejuízo financeiro. Tendo em vista a alta probabilidade de perder uma audiência qualificada em suas páginas. Portanto, é fundamental criar um ritual de acompanhamento acerca do desempenho do website.
Ferramentas
Para ajudar nessa tarefa, há diversos sites que podem te ajudar na hora de construir um relatório. Assim é possível acompanhar os números de forma minuciosa. O “Test My Site”, por exemplo, ferramenta do Google permite acompanhar quanto tempo determinada página demora para carregar. Com um relatório completo, é possível ter insights sobre o que precisa ser otimizado para melhorar o desempenho, por exemplo.
Além disso, a análise pode ser feita de forma direcionada. É possível mensurar o tempo de carregamento por páginas específicas, diferenciar o tempo por 3G e 4G e, até mesmo, comparar com o desempenho de concorrentes. Para isso, basta inserir a URL de cada site para ter os dados completos.
Páginas responsivas e acessibilidade
Outro fator muito comentado, e que há um tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação, é a questão do site responsivo. Não existe nenhuma possibilidade de construir atualmente um site que não se adapta aos inúmeros dispositivos.
Tendo em vista que o acesso via mobile está crescendo em larga escala e deve continuar aumentando de forma expressiva nos próximos anos. No Brasil, por exemplo, a conexão à internet pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web. Quem afirma isso é a pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Técnicas de SEO
Produzir conteúdo relevante é indiscutivelmente o carro-chefe para se ter um bom site. Mas se dedicar exclusivamente à produção textual não é melhor caminho. É fundamental alinhar à estrutura de um conteúdo bem produzido técnicas de SEO para otimizá-los.
Para aumentar o tráfego e o número de visitantes ao conteúdo, há diversas técnicas e fatores que precisam ser levados em consideração na hora de construir um texto. A SemRush realizou uma pesquisa sobre SEO baseada na análise de 6 mil artigos e trouxe alguns fatores importantíssimos acerca do tema.
Benefícios de ter um bom site
A consequência de estruturar um site relevante pode variar de acordo com o objetivo de cada organização. Por exemplo, o resultado de uma organização que constrói um site para se tornar relevante no segmento por meio de conteúdo educativo pode ser diferente de uma empresa que estrutura um site voltado apenas para vendas, que é o caso do setor de e-commerce.
Se a ideia é se tornar referência no mercado de atuação por meio de conteúdo, a inclusão de um espaço reservado para produção em larga escala de material rico é obrigatório. Por exemplo, implementar um blog. Logo, a estratégia está completamente dedicada ao brand awareness.
Com um site bem estruturado, a marca ganha autoridade e se destaca no segmento de atuação. Com isso, aumenta a credibilidade e ganha a confiança dos usuários. Com o passar do tempo, o público enxerga na marca uma referência e na hora de consultar qualquer assunto relacionado a empresa, provavelmente irá consultar o blog do site.
Em relação ao SEO, vai contribuir para otimizar os conteúdos. Ao conquistar uma boa posição nos buscadores orgânicos, a consequência é aumentar o tráfego significativamente. De acordo com a pesquisa do Hubspot, as buscas orgânicas representam 94% de todo o tráfego da internet. Ou seja, para ter resultados significativos é preciso estar bem posicionado nos buscadores para atrair um público maior.
Com a produção de conteúdo rico funcionando, entra a parte estratégica. Desenhar a jornada do usuário ao longo das etapas até o momento da captação do contato. Outro elemento que um bom site pode gerar é o aumento de vendas. Com a inclusão de CTAs ao longo dos conteúdos, direcionando o usuário para uma Landing Page de um produto que tenha sinergia com o assunto do texto, pode contribuir expressivamente no faturamento.
Conclusão:
Para construir um site relevante, o primeiro passo é construir conteúdo com valor. E, por trás do conteúdo, planejar uma estrutura sólida para garantir que a jornada do usuário. Desde encontrar o site até o momento de consumir os materiais produzidos seja positiva. Assim, além de garantir um maior tráfego a probabilidade de retê-lo aumenta significativamente.