A imprensa nacional, em sua maioria, não é formada apenas por grandes veículos de comunicação. Pelo contrário. Projetos de pequeno e médio porte são supremacia na área. As múltiplas plataformas em um mundo cada vez mais digital impactaram diretamente na forma de consumir e produzir conteúdo. Com acesso à informação mais democrático, criou-se nichos especializados em cobrir assuntos completamente segmentados e direcionados a públicos específicos.
A necessidade de produzir pautas com objetivo de atender a um público-alvo particular impactou no crescimento de pequenos produtores de conteúdo em blogs, podcasts e até mesmo nas redes sociais. Levando em consideração que os veículos jornalísticos da grande imprensa, com alcance nacional, acabam abordando temas mais amplos, sem um direcionamento especial.
Por um lado, tais produtores enriquecem seus leitores ao veicular matérias com enfoques específicos. Ganham notoriedade, se tornam referência no assunto e alcançam um alto índice de retenção dos usuários, fidelizando a audiência. Por outro lado, há uma dificuldade em ser um veículo “independente”. Afinal, tocar uma redação inteira por conta própria não é tarefa tão simples.
Pelo fato de trabalharem individualmente, o processo de produção desses profissionais tende a ser mais escasso. Há momentos em que a falta de pautas pode se tornar um problema. E a falta de tempo para apurar informações e correr atrás de notícias na rua é quase uma questão inviável. Nesse cenário, o “isolamento” na redação caseira joga contra ao abastecimento de notícias no site, por exemplo.
A importância do serviço de mailing imprensa
De um lado, os pequenos produtores de conteúdo sofrem muitas vezes com a falta de pautas para trabalharem. Por outro, os jornalistas de redação de grandes veículos recebem centenas de releases diariamente. Inclusive, sugestões de pautas que não casam com a editoria que o profissional trabalha. Mas por que isso acontece? Claro que os veículos maiores são mais conhecidos e, por isso, se tornam prioridades de empresas que buscam gerar visibilidade na mídia. Por consequência, tais jornalistas que atuam nessas redações são prospectadas de forma orgânica pela alta exposição.
O ponto crucial para que tais profissionais da grande mídia sejam abastecidos com releases diariamente é que, muito deles — senão todos — estão cadastrados em serviços de mailing. Na prática, assessores de imprensa utilizam base de dados de jornalistas de redação para enviarem sugestões de pautas de seus clientes assessorados.
Isso significa dizer que pequenos produtores de conteúdos que atuam de forma independente podem e devem disponibilizar seus contatos para ficarem “visíveis” aos colegas de comunicação corporativa. Basta sinalizar de antemão o tipo de conteúdo que cobre e o formato do veículo. Assim, quando um assessor de imprensa buscar profissionais que cobrem determinados assuntos para encaminhar uma pauta, ou convidar para eventos ou coletivas, sua redação estará disponível para ser contatado. É um serviço com interesse de mão-dupla.
O elo entre assessores e pequenos produtores
Como mencionado acima, o interesse é em via de mão dupla. Se por um lado o assessor de imprensa precisa constantemente emplacar pautas na mídia dos assessorados, do outro lado, o pequeno produtor de conteúdo está à procura de sugestões de pauta para cobrir a grade do veículo em que atua. Não só pautas, mas como convites especiais para cobrir eventos, coletivas e, o principal, ampliar o relacionamento entre os dois lados do balcão.
Além disso, cada vez mais, dependendo do perfil do cliente, as assessorias de imprensa buscam veicular os releases em veículos de menor expressão e alcance, mas que sejam canais que falam diretamente com públicos nichados. Por isso, estar visível e disponível para receber esse tipo de conteúdo contribui para abastecer o canal e otimizar tempo no processo de produção.
Como incluir um veículo no mailing
Para cadastrar seu veículo em um serviço de mailing imprensa é fácil e… gratuito. Basta optar por fazer parte. O Comunique-se, por exemplo, tem um canal específico para atender esse tipo de demanda. É preciso apenas acionar a equipe de atendimento pelo chat online — disponível no website — para incluir os dados. Sinalize o nome do veículo, o tipo de pauta que cobre, a região de atuação, o horário de fechamento (se for o caso) e as principais informações para orientar os assessores de imprensa antes de encaminhar um release. Isso impacta diretamente na qualidade.
Ainda é possível que profissionais de comunicação corporativa, ao buscarem por jornalistas de redação, consigam filtrar por “grande ou pequena imprensa”, cargos etc. Tais informações contribuem para que os e-mails recebidos sejam de fato com conteúdos que tenham sinergia com o veículo, a fim de contribuir para um bom relacionamento entre as partes e que, no fim, todos saem ganhando com o serviço. É válido reforçar que, qualquer alteração é preciso notificar o pessoal de atualização. Qualquer mudança, seja no e-mail, no tipo de assunto que cobre. Para sempre manter sua caixa de entrada com releases que tenham sinergia ao seu trabalho.
Concluindo…
É fundamental para um pequeno produtor de conteúdo fazer parte de um bom mailing de imprensa. Estar visível e disponível para assessores de imprensa contribui para receber sugestões de pautas de assuntos de interesse. Além de otimizar tempo no processo de produção, é possível abrir portas, ampliar o networking, participar de eventos e, claro, melhorar o veículo com mais conteúdos, tanto em maior escala — devido à quantidade de assuntos pertinentes que chegarão –, tanto em questão de qualidade com assuntos que provavelmente não chegariam até você tão facilmente.