SEO para profissionais de comunicação: O que é mais importante e como fazer?
Os principais fatores a serem levados em consideração no planejamento de SEO, segundo a ferramenta BacklinkO, são os listados abaixo:
1. Domínio e subdomínio
Diversos fatores podem tornar um domínio melhor (ou pior) no quesito atração de público. O comprimento do domínio é importante: domínios longos repelem. Ter a palavra-chave presente no domínio ou subdomínio é extremamente vantajoso. E é importante conhecer o histórico do seu domínio – se ele já foi utilizado para sites com conteúdo negativo, você pode se prejudicar.
2. Tag Título, Descrição da Tag, H1, H2
É importante que a palavra-chave esteja presente em todos os níveis do site, principalmente na Tag Título. Sites em que a Tag Título começam com a palavra-chave tendem a ser mais relevantes dos quais esta aparece no final da Tag.
3. Quantidade de vezes que a palavra-chave é mencionada
É importante enfatizar a palavra-chave do texto. Além de aparecer com frequência no texto, ela deve ser bem distribuída. Existem alguns pontos estratégicos como por exemplo o primeiro, segundo e último parágrafo, subtítulos, descrição de imagens, etc.
4. Tamanho do conteúdo
Um texto muito pequeno raramente é relevante. É recomendado fazer textos com no mínimo 2.000 caracteres para poder cobrir mais informações e trabalhar melhor o SEO.
5. Velocidade de carregamento da página
A velocidade de carregamento da página influencia no rankeamento tanto do Google quanto do Bing. Páginas que carregam mais rápido – páginas mais leves – são mais bem colocadas e aparecem mais facilmente. Além, é claro, de serem mais bem vistas por quem as visita.
6. Otimização de imagens
Imagens no interior do site podem ter fatores que chamam a atenção de mecanismos de busca. É importante se atentar ao nome do arquivo, descrição, legenda e texto alternativo. As imagens inseridas no texto ou como topo de texto precisam ser salvas anteriormente com o nome referente a imagem e o ideal é que contenham a palavra chave.
Páginas que apresentam somente texto não são consideradas relevantes em relação às que apresentam imagens e, principalmente, vídeos.
7. Links externos e internos
Citar referências e fontes eleva a qualidade da sua página e, com isso, faz com que seja mais vista pelo Google. Além disso, linkar referências externas faz com que seu site seja encontrado mais facilmente. A quantidade de vezes que a página em questão é linkada dentro de outras sessões do próprio site fazem com que elas sejam mais relevantes.
Atualmente este trabalho não tem que ser todo feito manualmente. Existem softwares que facilitam este planejamento, como por exemplo o Yoast, que funciona para WordPress. O Yoast analisa automaticamente, enquanto o texto é redigido, fatores como a distribuição da palavra-chave ao longo do texto, o tamanho das frases, os subtítulos, dentre outros.
Apesar de disponibilizar uma versão paga, que permite o trabalho com mais de uma palavra-chave ao mesmo tempo, a versão gratuita funciona muito bem para a maior parte dos trabalhos.