SEO para Advogados: Como ser encontrado no Google?
À medida que os advogados lidam com o aumento da concorrência, mudança do comportamento do consumidor e as barreiras técnicas relacionadas ao marketing digital, a necessidade de educar o público para otimização de mecanismos de pesquisa é evidente e necessária.
O que é SEO?
O SEO — Search Engine Optimization — é a prática de configurar elementos essenciais do seu site para que ele funcione bem nos resultados de pesquisa para termos ou frases de palavras-chave determinados.
De acordo com uma pesquisa recente da Forbes, o Google tem a quota de mercado dominante nos motores de busca, sendo que entre 60% e 80% dos pesquisadores utilizam seu serviço.
Muitas táticas para otimizar sites são aplicáveis em diversos tipos de negócio, mas as estratégias de SEO precisam ser adaptadas ao seu nicho específico para ser mais eficaz.
O que o SEO faz?
Imagine que alguém procure sobre “Advogados para Divórcio”. Utilizar a internet para pesquisar e estudar sobre novas coisas coisas é algo que já virou rotina. A prova disso é que no Google são realizadas aproximadamente 35 mil buscas por segundo.
Se você digitar “Advogados para Divórcio”, serão exibidos mais de 3 milhões de resultados. Mas como são definidos os resultados que aparecem em primeiro? Um bom SEO.
A classificação é feita pelo algoritmo do Google, que faz uma leitura refinada das páginas que estão na internet. Geralmente, são as páginas que apresentam um conteúdo útil e completo. Estar na primeira página, além de aumentar a visibilidade do seu site, passa credibilidade para quem procura.
De acordo com um levantamento do próprio Google, cerca de 94% dos usuários só acessam a primeira página. Entretanto, existem algumas técnicas que auxiliam nessa classificação, que veremos a seguir.
Por que é um ótimo recurso no marketing jurídico?
Diversas normas éticas da OAB impedem que um escritório de advocacia faça publicidade do mesmo modo que outras empresas poderiam realizar. Por isso, investir em SEO é uma excelente alternativa no marketing jurídico, pois a otimização aumenta a probabilidade de outras pessoas entrarem em contato com o seu negócio.
Falamos disso em outros post. Para evitar isso, traremos agora algumas técnicas de SEO que são aplicáveis para que os advogados tenham seus sites encontrados na primeira página do Google de forma ética.
1 – Pesquisa e descoberta de palavras-chave
A pesquisa por palavras-chave é o primeiro passo antes de qualquer advogado começar a otimizar um site. Os advogados devem se concentrar nas palavras-chave que façam o possível cliente encontrar seu escritório. Esses termos também devem ter um volume de pesquisa decente para garantir que um site receba tráfego.
A chave é descobrir o que as pessoas estão digitando nos mecanismos de busca e o que eles procuram com base nessas pesquisas. Os advogados podem seguir estas dicas como um guia para pesquisa de palavras-chave e quais frases para segmentar primeiro:
- Encontre termos relacionados à sua área de prática.
- Compare as variações das frases-chave do seu destino para ver o que as pessoas estão procurando.
- Encontre palavras-chave de baixa concorrência que possam ser direcionadas.
- Use frases e termos relacionados à sua frase-chave principal para uma página (palavras que são sinônimos).
- Veja as frases em que a sua concorrência se classifica e tente tornar seu conteúdo melhor do que o deles.
Para fazer esses testes acima, algumas ferramentas funcionam bem: Google Trends, Keyword Planner, Google Webmaster Tools, Ubbersuggest. Todas elas são gratuitas.
2 – Chamadas específicas ao advogado para a ação
Um apelo à ação em qualquer site é projetado para que o visitante possa agir; Os CTAs — Call to Action — para advogados são diferentes e exigem uma estratégia adicional em relação ao SEO.
Nos sites de escritórios de advocacia, é importante incluir bem naquele ponto da página em que o provável cliente precisa clicar para rolar a página. Nunca se esqueça que o número de telefone deve estar em todas as páginas do site em uma localização visível, como o cabeçalho, por exemplo.
O objetivo é fornecer diversos métodos para que a pessoa possa para entrar em contato com o escritório de advocacia.
3 – URLs amigáveis
URL é exatamente o endereço do seu site ou página. Quando se faz uma URL amigável, a chance de o Google ranquear é grande. Por exemplo, a URL“www.seusite.com.br/como-posso-atrair-clientes” diz exatamente que deve ter naquela página.
Agora, se sua url estiver “www.seusite.com.br/YwdaPlsmW-adoga$#dos” não terá efeito positivo para alavancar o seu site. Os tópicos principais que devem ter boas URLs
- Números de telefone
- Conteúdos/Blog
- Endereços
- Emails
- Rever
- Nomes de advogados
- Biografias de advogados
4- Conteúdos do site
O Google rastreia e indexa o conteúdo de forma metódica e sistemática. A organização da informação da Internet funciona melhor quando há uma página para cada área do site, facilitando também que as pessoas encontrem o conteúdo no site de um advogado.
Os advogados devem seguir o seguinte formato ao organizar o conteúdo do site:
- Concentrar em um tema geral (Exemplo: lei de danos pessoais);
- O site também deve detalhar os sub-tópicos do tema central (Exemplo: para leis de danos pessoais, acidentes de carro, acidentes de caminhão, acidentes de moto, etc.);
- Cada página no site deve ser sobre uma área específica. Lembrando que a palavra-chave sempre deve ser escolhida e ressaltada em cada uma das páginas;
- Tenha um site responsivo, ou seja, aquele que se adapte a qualquer tipo de tela, seja mobile ou tablet, levando ao consumidor uma experiência melhor de leitura;
Construir conteúdo dessa forma ajuda os motores de busca a organizá-lo melhor e os visitantes a encontrarem seu site ou página.
Conteúdos escritos com grande autoridade
Outro aspecto único do advogado SEO é o fato de que o conteúdo precisa ser redigido de maneira impecável. O Google lê as páginas de cima para baixo, da esquerda para direita. Algumas dicas para escrever pensando em SEO:
- Concentrar em um tema geral (Exemplo: lei de danos pessoais);
- O site também deve detalhar os sub-tópicos do tema central (Exemplo: para leis de danos pessoais, acidentes de carro, acidentes de caminhão, acidentes de moto, etc.);
- Cada página no site deve ser sobre uma área específica. Lembrando que a palavra-chave sempre deve ser escolhida e ressaltada em cada uma das páginas;
- Tenha um site responsivo, ou seja, aquele que se adapte a qualquer tipo de tela, seja mobile ou tablet, levando ao consumidor uma experiência melhor de leitura;
Veja o exemplo a seguir:
Certamente a página da direita irá performar melhor. Isso porque a palavra-chave “marketing digital” está em evidência e destacada logo no início do texto, indicando ao Google que ela é a palavra-chave.
Conclusão
Ter uma bom site e otimizá-lo para estar na primeira página do Google não é mais opcional para advogados: é necessário estar lá. Todos os seus potenciais clientes estão na internet e seu escritório precisa aparecer como opção para ele. Crie um bom site, aplique as técnicas e aumente o número de clientes para o seu escritório.