Veja como você pode potencializar o alcance de seus releases utilizando o SEO para ranquear os conteúdos nos mecanismos de busca
Se você se relaciona com a imprensa e produz releases para veículos de internet, o SEO precisa ser aliado fiel de seus conteúdos. Afinal, o conjunto de estratégias que envolve tal técnica contribui diretamente para alavancar o alcance das notícias nos mecanismos de buscas. Ao tornar o conteúdo mais acessível ao público, naturalmente, a tendência é gerar mais tráfego orgânico – na prática, mais audiência.
A questão é que, com o ambiente cada vez mais digital, profissionais de comunicação precisam dominar técnicas e ferramentas de marketing. E atualmente não há como pensar no desenvolvimento de releases sem uma estrutura que seja adequada ao SEO. Claro, vale ressaltar que a prática é adotada quando o comunicado à imprensa será encaminhado para jornalistas que atuam em veículos de comunicação digital.
Ver essa foto no Instagram
SEO em releases é uma pauta que vira e mexe gera dúvidas em quem trabalha em assessoria de imprensa. Por isso, vamos listar, abaixo, 5 motivos para você começar a aplicar a “ferramenta” agora mesmo em seus conteúdos.
5 motivos para você começar a utilizar SEO em releases agora mesmo
Dar destaque real ao conteúdo
O primeiro motivo para adotar SEO em sua estratégia de relações com a imprensa é o destaque ao conteúdo. Entende-se por destaque o ato de dar visibilidade ao material. E é justamente tal visibilidade que vai gerar audiência. De acordo com a Moz, os cinco primeiros resultados orgânicos do Google recebem cerca de 70% dos cliques.
(Fonte: Moz)
Se a técnica for bem empregada, certamente, a notícia ficará bem ranqueada nos mecanismos de buscas (Google). Logo, a probabilidade de alcançar mais pessoas é muito maior.
Afinal, sem aplicar o conjunto de estratégias, a audiência do conteúdo, naturalmente, ficará limitada aos leitores fiéis do veículo em que a pauta for emplacada. Por outro lado, o SEO torna o conteúdo mais acessível, por meio das palavras-chave buscadas pelos usuários no Google, por exemplo.
“Facilitar” a venda da pauta
O segundo motivo para aplicar SEO em releases é a maior facilidade na hora de “vender” a pauta. Afinal, produzir um conteúdo com a estrutura adequada ajuda na avaliação por parte dos jornalistas de redação. O que influencia diretamente na hora do colega de imprensa aproveitar ou não determinada pauta. Veja, abaixo, alguns dos pontos que são cruciais para SEO que podem ajudar na hora de “negociar” com o jornalista:
- Produção de conteúdo com pelo menos 300 palavras;
- Recursos multimídia, como vídeos e fotos;
- Utilização de hiperlinks ao longo do texto;
- Aplicar intertítulos no material.
Não é por acaso que os pontos mencionados acima vão de encontro com as preferências dos jornalistas na hora de definir se vão aproveitar ou não uma pauta. Pesquisa realizada pelo Comunique-se apontou o que mais influencia o profissional de imprensa para publicar um release. Sendo que das cinco principais preferências, duas estão diretamente relacionadas ao SEO e performance digital. Confira abaixo:
- Assunto do e-mail;
- Pautas exclusivas;
- Densidade do release;
- Inclusão de recursos multimídia;
- Relacionamento com o assessor.
LEIA MAIS:
- Como aplicar SEO em releases;
- Release? Não! É preciso produzir notícias (e com foco em SEO).
Sair na frente da concorrência
Outro fator que mostra a importância de SEO em releases é a autoridade de marca. Afinal, adotar a estratégia fortalece a construção de valor da empresa. Justamente pela companhia se tornar uma fonte confiável de informações nos buscadores. Isso faz diferença na percepção dos usuários.
Além disso, o SEO é um caminho para se destacar da concorrência. Apesar de tudo, muita gente tem falado, mas pouca gente tem levado adiante estratégias de SEO. Focado nessa técnica, você vai se destacar junto à concorrência por meio de seus conteúdos na internet.
Distribua seus releases para os jornalistas certos e gere visibilidade na mídia
Enviar release nunca será como antes: crie seu layout exclusivo, personalize o envio e expanda o alcance do seu conteúdo com alta entregabilidade e mensuração de resultados. Acesse agora e saiba mais.
Um caso curioso
O site da Conversion trouxe um caso curioso que se encaixa nessa questão. No exemplo citado, nota-se a oportunidade para “sair na frente da concorrência”.
“Há pouco mais de sete anos, publiquei um artigo falando da importância de SEO para a construção de marcas. Nesse artigo, fiz a seguinte provocação: “qual marca quer o primeiro lugar para ‘chocolate’?” Desde lá, a primeira posição ainda não foi ocupada por uma marca de chocolate. Mas por quê?
Ora, diversas pesquisas apontam que o consumidor relaciona uma marca nas primeiras posições do Google à liderança de mercado e considera os mecanismos de buscas a mídia mais confiável.
Mas ainda assim as marcas de chocolate, parece, ainda não perceberam que o Google pode transferir sua autoridade para elas”.
Maior tráfego no site
Quando se trata de SEO os principais resultados obtidos têm relação com tráfego. Estudo da Rock Content listou as conquistas por meio da otimização de conteúdo:
- Crescimento do tráfego orgânico (38,1%);
- Melhor qualidade do tráfego (21%);
- Melhores posições de ranqueando nas SEPRs (17,9%);
- Aumento do número de palavras-chave ranqueando (17,7);
O SEO em release vai contribuir para gerar tráfego orgânico para o site do cliente, da agência ou da empresa. Fica claro que o aumento não é apenas na quantidade de pessoas, mas também na qualidade. O que ajuda no alcance e reconhecimento da marca diante do seu público-alvo.
Uma outra prática que ajuda, também, na estratégia de otimização é a sala de imprensa. O ambiente virtual no site da empresa pode servir como espaço para publicar os releases otimizados. Na prática, vai ajudar a ranquear o site da empresa para usuários que buscam pelos termos trabalhados no conteúdo.
Facilita a “clipagem” manual
Como mencionamos acima, um conteúdo bem ranqueado se torna mais acessível. E a lógica não é apenas para os usuários. Serve também para o profissional de comunicação mensurar resultados. Na hora de fazer a “clipagem” fica mais fácil encontrar as matérias que foram emplacadas.
É claro que não substitui a necessidade de uma solução profissional. Mas para empresas que não podem arcar com uma ferramenta de clipping, é uma grande alternativa. Afinal, o que não deve acontecer é ficar sem mensurar os resultados obtidos na relação com a imprensa.
Concluindo…
SEO é mais do que necessário no relacionamento com a imprensa. Produzir releases otimizados para os mecanismos de busca é crucial para alavancar a audiência, obter mais tráfego qualificado e, ainda, construir e fortalecer a autoridade da marca. Não há como pensar mais em comunicação corporativa sem as práticas e estratégias de SEO