SEO: Como escrever para se destacar no Google?
SEO sempre foi importante, mas ganhou mais importância com o “content shock”. O termo define o excesso de conteúdo publicado na internet, caracterizado pela produção de conteúdo maior do que a demanda. Esse fenômeno se confirma com dados. Segundo a Contently, a cada minuto:
- 4,2 milhões de usuários clicam no botão like no Facebook;
- 2,4 milhões de posts são publicados no Instagram;
- 300 horas de vídeos são subidos no YouTube;
- 350 mil tweets são publicados;
- 87 mil horas de vídeo são consumidas no Netflix;
- 70 milhões de palavras são traduzidas pelo Google Translator
Não se sabe ao certo quais critérios do Google têm maior peso, uma vez que o algoritmo é extenso e complexo. Mas vamos dividi-lo em dois critérios: técnico e conteúdo.
Os critérios técnicos levam em consideração a estrutura em HTML da página e o nível de confiabilidade do site — especialmente nas questões ligadas a domínio. Segundo o Backlink.io, alguns dos elementos mais importantes são: mobile first, domínio, extensão local (com.br), H1 e H2 na ordem correta, localidade, velocidade de carregamento da página e outros. Se você não entendeu alguns desses componentes, não se preocupe. Concentre-se no próximo intertítulo.
Leia Mais: O que é assessoria de imprensa?
Escrever para SEO: o desafio de assessores
Em relação ao conteúdo, o Google lê uma página de cima para baixo, da esquerda para a direita. Isso acontece porque o código HTML da página é lido de cima para baixo. O trabalho de conteúdo para SEO começa pela escolha de palavras-chave. No livro Epic Content Marketing, Joe Pulizzi recomenda a escolha de 50 palavras-chave. Elas podem ser escolhidas com ferramentas como Ubbersuggest e Keywordtool.
Em suma, as palavras-chave devem aparecer nos seguintes pontos:
- Palavra-chave no título e no subtítulo de SEO;;
- Palavra-chave no primeiro parágrafo;
- Palavra-chave no alt da imagem;
- Densidade da palavra-chave (quantas vezes aparece);
- Slug curto e contendo palavra-chave;
- Intertítulos com até 300 palavras e contendo palavra-chave;
- Links externos;
- Tamanho do texto (300 palavras ou mais no total);
- 300 palavras ou mais em cada subtítulo;
- Frases longas (20 palavras) em no máximo 25% do texto;
- Parágrafos com 150 palavras ou menos.
Além de aparecer no primeiro parágrafo, a palavra-chave deve ter densidade. Não há uma quantidade consensual, mas a maioria das ferramentas fala em 1% das palavras-chave. A ferramenta gratuita Live Keyword Analysis faz a checagem da densidade das palavras-chave.
Para usuários de WordPress, o Yoast é uma ferramenta gratuita que simplifica o trabalho dos redatores. A versão gratuita é suficiente. A paga apenas permite checar mais de uma palavra-chave. O SEO Web Page Analyzer, que atribui uma pontuação de 0 a 100, faz uma análise complementar ao Yoast.
Tamanho do texto importa?
Muitos sites recomendam texto grande, outros não. Siga uma regra simples: o texto deve ter o tamanho que ele merece. O Google prioriza textos confiáveis. A Forbes reforça a importância de 2.000 palavras. A Inc. Magazineminimiza os textos e os classifica assim: 500 palavras não geram riqueza em detalhes; 600 a 800 explicam bem sem tomar tempo; e mais de 1.000 geram profundidade.