SEO: 8 dicas para começar sua estratégia
O SEO (Search Engine Optimization), resumidamente, é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar seu site nos motores de buscas (como Google e Bing), melhorando o posicionamento nos resultados orgânicos desses mecanismos. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.
Segundo Search Engine Journal “70% das buscas dos usuários são por buscas orgânicas” e “70-80% destes usuários ignoram anúncios pagos e focam em resultados orgânicos“, por isso criar estratégias específicas para o seu público é o fator crucial. Com essas ações, alinhado com um bom conteúdo, feito por profissionais qualificados (relações públicas, jornalistas, profissionais de comunicação) os seus resultados de SEO e consequentemente, a sua mensagem, atingirá o seu público alvo.
Sabendo disso, os usuários procuram algo na rede e, algumas vezes, nem sabem o que exatamente está procurando. Segundo Forrester “ 74% dos compradores dizem que pesquisam mais da metade das vezes online antes de fazer uma aquisição”, por isso mpresas e profissionais que buscam trazer o público para mais perto da sua marca, produtos ou serviço, utilizam ferramentas para melhor se adaptarem as escolhas desses usuários. Alguns podem até dizer que , o SEO está morto, mas como aponta uma pesquisa feita pelo Hubspot “ 66% dos marqueteiros dizem estar melhorando o SEO e crescendo sua presença orgânica em suas prioridades de inbound marketing”, e nesse percurso, alguns profissionais acabam provocando alguns erros , sem se preocupar em produzir uma boa estratégia de SEO, junto ao conteúdo que melhor atende o seu público.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem contribuir para alavancar sua ação e presença nos motores de busca.
1 – Palavras-chaves no título do conteúdo
Para ser visto, seu título do conteúdo não poderá ultrapassar 70 caracteres e deverá ter no máximo 2 palavras-chave. De preferência, uma palavra-chave no início do título e outra o mais no começo possível.
2 – Melhore a Meta Description
O Meta Description é o texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de pesquisa.Ela é formada pelas egundas e terceiras linhas dos resultados de busca, e vem logo abaixo do título. Seu limite fica por volta de 156 caracteres, contudo, o ideal é tentar resumir as informações nos primeiros 50 caracteres com precisão e sucintamente. Isso contribuirá como uma pequena propaganda para atrair mais usuários através das buscas orgânicas.
3 – Tenha apenas um <h1> no texto
As Heading Tags (H1, H2, H3, e etc) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página. O Google faz sua leitura para determinar o principal assunto que é abordado nos links que fornece. O recomendado neste caso é utilizar apenas uma palavra-chave, isso deixará claro ao Google qual é a palavra-chave mais importante.
4 – Os subtítulos do texto devem ser
As Heading Tags (H1, H2, H3, e etc) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página. O Google faz sua leitura para determinar o principal assunto que é abordado nos links que fornece. O recomendado neste caso é utilizar apenas uma palavra-chave, isso deixará claro ao Google qual é a palavra-chave mais importante.
5 – Utilize as tags <h3>, <h4>, <h5>
As demais palavras do texto devem ser trabalhadas com as tags <h3>, <h4> e <h5>. Nunca formate seu texto com as opções de tamanho de fonte que há nos editores de publicadores. Caso precise alterar o tamanho, use as tags pré-definidas entre <h2> e <h5>. Se isso ainda não o fizer satisfeito, peça ajuda ao seu time de programadores.
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6 – Insira descrição na imagem
Quando for inserir uma imagem em seu site, todas as informações terão que estar alinhadas e definidas para que os robôs do Google possa ler a sua linguagem em HTML e, consequentemente, ter maior probabilidade de conseguir um bom ranqueamento. Por isso, o nome do arquivo que será feito o upload terão que ter os nomes referentes ao assunto abordado. Se for, por exemplo, colocar uma imagem de um evento corporativo, você poderia colocar o nome da imagem com evento corporativo [nome da empresa]”. A busca não só da imagem como também do seu site será otimizada.
7 – Use links internos e externos
Indexar links internos e externos no corpo do seu conteúdo é uma maneira de melhorar o seu backlink e o ranqueamento nos motores de busca também. Uma forma simples para enriquecer seu conteúdo com informações relevantes que possui internamente ou externamente.
8 – Use URL amigável
Um dos hacks mais importantes do SEO é a chamada “url amigável”. Trabalhe nela o que condiz seu texto, pois geralmente é formulada a partir do título do site. Ignore os artigos e pronomes das palavras e não esqueça da sua palavra-chave. Por exemplo, no título “Como conquistar clientes através da mídia”, sua url amigável poderia ser: seusite.com.br/como-conquistas-clientes-atraves-midia”. Isso otimiza a busca orgânica e passa mais credibilidade ao link da sua página.
Dicas Bônus:
- Usar a palavra-chave primária 2-3 vezes por 350 palavras;
- Usar as palavras-chave secundárias 4-5 vezes;
- Uso de interchamadas como <h3>;
- Usar 3 links internos, sendo 1 deles entre os 2 primeiros parágrafos.
Agora que você sabe como trabalhar o seu SEO, descubra no e-book abaixo quais ferramentas podem melhorar o seu desempenho diante das pesquisas.