A sala de imprensa virtual é uma estratégia de comunicação utilizada pelas empresas para ampliar o relacionamento com jornalistas
O espaço costuma ser adotado por organizações que pertencem à categoria high profile. Afinal, a procura dos jornalistas por notícias que envolvem esse perfil de corporação é muito grande. Por isso, nada melhor do que criar uma área reservada no site para atendê-los com eficiência e praticidade. E esse ambiente é conhecido por sala de imprensa virtual. Clique aqui e saiba o que é e como estruturar.
O grande desafio das companhias é justamente como tornar essa sala de imprensa virtual relevante: produção de conteúdo e recorrência de publicação. Na prática, parece algo banal. Mas é comum encontrar empresas que possuem esse ambiente completamente desatualizado e obsoleto.
Não há nada mais frustrante para um jornalista que acessa a sala de imprensa de uma determinada empresa e encontra uma aba de notícias completamente defasada e sem nenhuma novidade expressiva relacionada ao âmbito corporativo.
Como criar um ambiente relevante?
Garantir que o local esteja sempre atualizado é tarefa fundamental para facilitar o trabalho dos jornalistas, mas está longe de ser a única atividade necessária pelos responsáveis da sala de imprensa virtual.
Para obter um ambiente atrativo, é importante disponibilizar o máximo de materiais possível – explorando os formatos de conteúdos que os meios digitais permitem. Afinal, os veículos de imprensa estão utilizando cada vez mais canais de comunicação, como podcast e aplicativos mobile, por exemplo. Por isso, é imprescindível fornecer materiais adaptáveis para cada tipo de mídia utilizada.
Produzir conteúdos – tanto em áudio, quanto em vídeo – é fundamental. Abasteça a galeria de mídia com conteúdo de qualidade. Disponibilize fotos dos principais executivos da instituição, dos eventos realizados, da estrutura da empresa e até mesmo o logotipo. Não se esqueça que os jornalistas estão sempre à procura de imagens relevantes para ilustrar suas matérias.
Na prática, significa utilizar a própria sala de imprensa virtual para contribuir na produção jornalística, desde à criação da pauta até a elaboração final da notícia. Afinal, trata-se do fortalecimento da marca diante da mídia.
Por mais que o ambiente virtual disponha todas informações relevantes sobre a empresa, conceder o contato da equipe responsável pela assessoria de imprensa é um diferencial. Dessa forma, em casos de dúvidas pontuais ou interesse em obter informações extras por parte dos jornalistas, basta utilizarem os dados fornecidos para contatar os profissionais que respondem por assuntos relacionados à imprensa.
Sala de imprensa
Sua presença online para a mídia, 24h por dia. Por meio da mídia, empresas podem criar reputação, atrair clientes e acelerar crescimento.
Objetivo e interesses mútuos
O objetivo do espaço reservado à imprensa é justamente facilitar a rotina agitada dos jornalistas na busca pela informação. Todos sabem que a correria com a alta demanda nas redações é gigantesca e, além disso, é válido ressaltar a grande concorrência que existe no mercado corporativo para reter a atenção desses profissionais.
Logo, a estratégia de utilizar uma sala de imprensa virtual atende interesses em via de mão dupla. Ou seja, o jornalista ao navegar pelo local destinado à imprensa, por sua vez, otimiza tempo na elaboração do seu material e, ainda, tem fácil acesso à matéria-prima de qualidade para enriquecer o conteúdo que irá redigir.
Por outro lado, as empresas que constroem uma área dedicada em sua página com objetivo de atender os jornalistas fortalecem a imagem da corporação por meio da visibilidade alcançada com a mídia espontânea. Aos poucos, a proximidade com jornalistas se estreita e a consequência é gerar resultados expressivos para a corporação com a comunicação corporativa.
Cases para você analisar
Considerando as melhores práticas para construir uma sala de imprensa virtual relevante, conforme os pontos ressaltados acima, o Comunique-se analisou a sala de imprensa de algumas companhias que possuem esse canal destinado no site.
Verificamos os principais elementos, como a recorrência de atualização das notícias, fácil navegação pela página, informações acessíveis, galeria de mídias robusta e contato dos assessores responsáveis.
Abaixo, a lista dos principais cases, em nossa avaliação, que consideramos fator primordial quando o assunto é o relacionamento com a imprensa:
A rede social virtual de Mark Zuckerberg é referência quando falamos sobre relacionamento com a imprensa. A organização foi além e criou um site específico para transmitir as informações aos jornalistas. Inclusive, além de uma versão no idioma universal, conta com uma versão adaptada ao português. A Newsroom – termo em inglês para sala de imprensa – consta com atualização frequente de notícias e fatos relevantes, além de possuir uma galeria de mídia com fotos sobre os escritórios da companhia ao redor do mundo. Um grande diferencial é a área reservada para relação com investidores na própria sala de imprensa virtual, onde resultado trimestral da empresa é divulgado de forma recorrente, assunto de muito interesse para investidores e acionistas.
Petrobras
A estatal de economia mista demonstra valorizar bastante a relação com os jornalistas. A companhia usou a criatividade e criou uma sala de imprensa virtual apelidada de “Agência Petrobras”, especialmente para tratar sobre todos os assuntos relacionados à imprensa. O site possui uma aba dedicada ao clipping, com as últimas notícias separadas por editorias – o que é um ponto de destaque. Além de fornecer conteúdos exclusivos em fotos, áudios, vídeos e até disponibilizar documentos. O canal de mapa e ilustrações é privado e o seu uso é exclusivo para jornalistas. Para acessá-lo, é necessário efetuar um login de cadastro.
A multinacional possui uma sala de imprensa virtual relevante. Apesar do layout mais simples em comparação aos outros cases, os conteúdos mais importantes são acessíveis. Na parte de notícias sobre o Google, são divulgados imagens na galeria e b-roll. Outro elemento de destaque é o próprio blog e a mídia social, onde é possível ficar por dentro das notícias de cada um dos produtos que a companhia possui. Para contatar a equipe de assessores, a ponte é feita somente por e-mail e eles deixam bem claro que apenas os profissionais de imprensa serão respondidos. Além disso, também há um espaço destinado à divulgação de resultados trimestrais e a solicitação de palestrantes da empresa.
EBC – Empresa Brasil de Comunicação
A Empresa Brasil de Comunicação, mais conhecida como EBC, tem um espaço reservado para a imprensa atrativa e relevante. As notícias e destaques estão atualizadas e são alimentados com frequência. Em casos de dúvidas ou informações adicionais, o contato para falar com a assessoria de imprensa está em evidência na página. O ‘Pacote de Mídia’ e ‘Atrações’ também são canais com bastantes informações.