O que é a posição 0 do Google e como alcançá-la?
Já escrevemos em alguns artigos desse blog sobre SEO. “Trata-se de um processo que gera tráfego para determinado site a partir de resultados de buscas e de motores de buscas de natureza orgânica, editorial ou natural.” Tal definição foi escrita pelo site americano Search Engine Land. Para simplificar, SEO, sigla que vem do termo em inglês para Search Engine Optmization, nada mais é do que um conjunto de técnicas, tanto de desenvolvimento de sites e sistemas quanto de conteúdo.
O intuito é posicionar um site nos primeiros resultados quando se digita determinada palavra-chave no Google — sem que haja compra de espaço, como banners ou anúncios.
O que é snippet ou posição zero do Google?
Agora que já lembramos o conceito de SEO e sua importância, podemos avançar ao conceito de snippet, ou seja, a posição zero do Google. A definição do termo, segundo a própria empresa, é a seguinte:
“Quando um usuário faz uma pergunta na Pesquisa Google, poderemos apresentar um resultado da pesquisa em um bloco de snippet em destaque especial no topo da página de resultados da pesquisa. Esse bloco de snippet em destaque inclui um resumo da resposta, extraído de uma página da Web, além de um link para a página, o título da página e o URL.”
Isso significa dizer que o Google destaca no topo de sua página uma resposta sobre algum termo que ele considera como mais relevante para aquela palavra-chave. Por ele vir acima dos outros resultados daquela página, podemos chamar de posição zero. Vamos dar um exemplo de snippet. Se você pesquisar no Google por “o que é marketing de influência ?“, vai obter a seguinte resposta:
O termo em questão é dominante do Comunique-se, considerado pelo Google como referência no assunto e acima de qualquer outros resultado para definição de marketing de influência.
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O que é marketing de influência
Como conquistar a posição zero do Google?
Sob a perspectiva de uma ferramenta de busca, o Google explica os snippets do seguinte modo:
“Quando reconhecemos que uma consulta faz uma pergunta, detectamos programaticamente páginas que respondem a pergunta do usuário e exibimos um resultado principal como um snippet em destaque nos resultados da pesquisa. Assim como todos os resultados da pesquisa, os snippets em destaque refletem as visões ou opiniões do site do qual os extraímos e não as do Google. Estamos sempre trabalhando para melhorar nossa habilidade de detectar o snippet mais útil. Por isso, os resultados podem mudar ao longo do tempo.”
Recentemente, o Stone Temple elaborou um sistema interno capaz de realizar 855 mil perguntas ao Google. O experimento detectou que apenas 19,5% das questões tinham uma resposta considerada ideal, contendo slides, infográficos, tabelas, vídeos, links, etc. Foi apenas assim que o Google conseguiu oferecer uma resposta por meio dos snippets.
Qual a conclusão que podemos tirar disso? Que para os profissionais de comunicação e marketing é uma excelente opção começar a apostar em ranquear palavras-chave, uma vez que 80% das perguntas feitas ao Google não têm uma resposta eleita como a melhor.
De acordo com o site Advanced Web Ranking, que usou dados do especialista Rob Bucci, os três tipos de snippets mais frequentes são:
- Parágrafos pequenos que forneceram uma resposta bem informativa (64%).
- Uma lista de instruções ou com dicas, geralmente enumeradas (20%).
- Tabelas com estatísticas (17%).
O Content Marketing Institute divulgou um artigo em março do ano passado contendo informações de como elaborar o conteúdo para que ele se torne um snippet:
- Tente descobrir as dores ou as dúvidas que as pessoas têm.
- Desenvolva um conteúdo específico para responder as questões
- Dê respostas com uma altíssima qualidade de conteúdo, para gerar relevância.
- Verifique se sua resposta está mais completa do que sites concorrentes.
- Use o modelo de perguntas e respostas.
A importância de estar nas primeiras posições de Google
Algumas pessoas podem se perguntar: o que eu ganho com uma resposta na posição zero do Google? Pois bem, segundo o site Zero Limit Web, os cinco primeiros resultados, juntos, recebem aproximadamente 68% dos cliques. Do 6º ao 10º, somados, recebem comente 4%. Segundo o Ahrefs, 26% desses 68% vão para a resposta que está em primeiro lugar. O snippet, quando aparece, “rouba” 8,6% dos cliques, deixando somente 19,6% para o primeiro resultado.
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Embora existam outras ferramentas de buscas disponíveis e gratuitas, o Google continua sendo dominante no mercado. Isso porque, de acordo com a Smart Insights, quatro em cada cinco buscas online são feitas no Google. No Google, por exemplo, segundo o Similar Web, dados mostram que os resultados orgânicos nas Search Engine Results Page recebem mais de 95% dos cliques, deixando somente 5% para os resultados pagos.
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Mesmo realizando todos os passos citados acima, não será do dia pra noite que seu site estará no topo do Google. Alcançá-lo leva certo tempo e depende de vários fatores. Além da análise sobre a qualidade do conteúdo e aspectos técnicos do texto, existe também a disputa pelo termo que se quer ganhar destaque.
O site Ahrefs selecionou aleatoriamente mais de 2 milhões de palavras-chave. Depois, verificou há quantos dias havia sido publicado cada um dos dez primeiros colocados nos resultados do Google. O resultado apontou que as dez respostas mais bem ranqueadas estavam no ar há mais de 900 dias, aproximadamente três anos. Isso quer dizer que o processo não é tão rápido e é necessário ter uma constância na qualidade dos conteúdos. Apenas 5,7% dos posts vão conseguir chegar ao top-10 do Google num período inferior a um ano.
Conteúdo x palavra-chave
Após um estudo conduzido pela Search Metrics, o Search Engine Journal, especializado em SEO, afirmou com clareza que o conteúdo é o fator número principal de ranqueamento. No ano passado (2017), isso se tornou ainda mais enfático, visto que apenas 53% dos 20 resultados mais bem ranqueados trazem a palavra-chave no título. Uma escrita natural e rica em informações, gerou mais impacto.
Um artigo do Marketing Insider Group afirma que inteligência artificial hoje faz as regras de SEO, e complementa com a seguinte recomendação:
“Concentre-se em publicar conteúdo memorável, que satisfaça às necessidades do seu público, e faça uma distribuição pesada dele”.