Releases: você provavelmente envia nos piores horários
Ao longo dos anos se estabeleceu que o melhor horário para envio de releases para jornalistas é entre as 10h e as 12h. Após uma pesquisa realizada pelo Comunique-se por meio da nossa ferramenta de Digital PR, o Workr, constatamos que este é justamente o horário em que os emails se perdem nas caixas de entrada e não são abertos.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada utilizando dados de 2016. Do primeiro ao último dia do ano, foram enviados 44.354 releases para a imprensa por meio do Workr. Deste banco de dados, extraímos informações valiosas para o assessor de imprensa. Selecionamos características matemáticas de boas e más práticas do envio de releases aos jornalistas. Realizaremos um Webinar aprofundando o assunto no dia 19 de abril.
Horário do envio de releases
Conforme descoberto, 28,1% de todos os emails são enviados durante a semana, no horário das 10h às 12h. Entretanto, de todos os emails disparados nestes horários, apenas 6,3% dos releases são abertos. Isso significa que quase um terço dos envios está fadado a 93,7% de chance de não ser aberto pelos jornalistas.
Foi constatado que os períodos entre 18-20h (na terça, quarta e sexta-feira) e 20-22h (na segunda e sexta-feira) são responsáveis por uma média de 10% de abertura de releases. Nesses momentos, o volume de envios tende a ser o mais baixo, representando apenas 4,6% de todos os emails disparados. Ou seja, o clímax de aberturas durante a semana é inversamente proporcional à quantidade de releases enviados a cada dia para jornalistas.
Melhores dias para envio de releases
Diferentemente do que se acredita, o dia da semana em que os releases são enviados não afeta de forma significativa a quantidade de aberturas. Os dias com maior taxa de abertura são quinta e sexta-feira, ambos com uma taxa de abertura de 7,5%. Finais de semana apresentam 6,6% de taxa de abertura, o que difere em apenas 0,9% dos melhores dias.
Está claro, de acordo com os dados da pesquisa, que o horário é o maior aliado do assessor de imprensa. Os horários em que as caixas de entrada dos jornalistas estão sobrecarregadas devem ser evitados. Para obter melhores resultados, busque os horários mais tranquilos.