Com base na última pesquisa do Portal Comunique-se, sobre a relação entre ‘jornalistas e assessores’, confira o que você, como profissional de assessoria de imprensa, precisa fazer para aumentar as chances de seus releases serem aproveitados pelos colegas de redação
O release é a principal ferramenta para o assessor de imprensa emplacar um cliente na mídia. Por meio da sugestão de pauta acontece a ponte entre o assessorado e os jornalistas. A questão é que, com excesso de envios de releases para as redações, a concorrência na caixa de e-mail do jornalista é gigantesca.
Para se destacar e potencializar os resultados, os assessores de imprensa estão sempre em busca de técnicas para aprimorar o trabalho e sair na frente. E não é apenas ganhar destaque para obter uma taxa de abertura maior. É crucial que as práticas para ser notado sejam acompanhadas de outros fatores complementares para vender a pauta com mais ‘facilidade’ e impulsionar os clientes na mídia.
Recentemente, ouvimos mais de 300 jornalistas em uma pesquisa. O objetivo do mapeamento era justamente compreender a visão de tais profissionais para com os colegas assessores. Entre as perguntas, uma questão levantava o seguinte ponto: “o que faz você, jornalista, aproveitar ou não um release?”.
E é exatamente este ponto que vamos listar abaixo. Confira, na sequência, os 5 fatores que você deve se atentar para facilitar a ‘venda’ de seus releases. Para ter acesso a pesquisa completa, basta clicar aqui.
O assunto do e-mail é crucial
O assunto do e-mail é primordial para aumentar a chance de publicação do release. Claro, é sempre importante destacar que, para que uma pauta seja publicada, é preciso encaminhar o material para o jornalista da editoria correspondente ao assunto abordado.
No entanto, escolher o título do e-mail é sempre uma dúvida. Ainda mais sabendo que todo o esforço de construir um bom release pode ser dispersado com um título mal escolhido. O follow up pode ajudar a reparar, mas nunca é uma garantia.
Quantidade de caracteres ideais
O ideal é optar por um título que tenha até 50 caracteres. Como vimos em uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Comunique-se, releases com tais proporções no assunto do e-mail têm uma taxa maior de abertura. Na prática, quanto maior o tamanho do título, menor é a taxa de abertura. Logo, seja prático e evite se estender.
Essa mesma pesquisa mencionada acima, que fora realizada há três anos, foi reeditada este ano. — e será divulgada em breve. Mas apenas para deixar um spoiler, a taxa de abertura de e-mails com até 50 caracteres dobrou a taxa de abertura com relação a 2017.
2. Inclusão de recursos multimídia no release
Após acertar na escolha do assunto, o segundo passo é incluir recursos multimídia. Leve sempre em consideração qual o tipo de veículo que você está se relacionando, seja ele rádio, TV, internet ou impresso. Cada tipo de mídia possui suas especificidades.
Inclua (boas) imagens, vídeos e links para que a sugestão de pauta esteja completa. Esquecer dos elementos ou não possuí-los pode prejudicar na hora de vender a pauta. Além disso, é uma ação que pega muito mal para o assessor de imprensa.
Ora ou outra, é comum ver depoimentos de jornalistas reclamando de assessores que distribuem sugestões de pautas e simplesmente não encaminham recursos multimídia como complemento. Na comunidade do Facebook, “DR entre assessores e jornalistas”, ora ou outra esse ponto aparece em debate no grupo privado.
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3. Quando o jornalista tem bom relacionamento com o assessor de imprensa
Sabemos que um dos pilares da assessoria é justamente o relacionamento com os jornalistas. A pesquisa apenas reforçou a importância de estreitar os laços para obter sucesso. Expandir o networking e manter uma relação próxima aos colegas de redação facilita a venda da pauta.
E tal ponto foi lembrado pelos jornalistas que participaram da pesquisa. Uma grande parcela apontou que o relacionamento com assessores é um fator considerável na hora de aproveitar ou não os releases recebidos.
Essa questão pode ser utilizada pelos assessores para educar os clientes assessorados. Reforça o fato de que, assessoria de imprensa, não é apenas enviar uma vez no semestre e sumir do mapa. É crucial que haja uma aproximação e que o trabalho seja feito no médio e longo prazo.
4. Pauta exclusiva chama a atenção dos jornalistas
Uma prática comum neste mercado é a exclusividade sobre determinada pauta. Como a divulgação por parte das assessorias de imprensa é sempre abrangendo uma leva considerável de jornalistas, as pautas exclusivas ganharam ainda mais força.
A busca do jornalista pelo “furo de reportagem” faz com que as pautas exclusivas sejam atrativas para quem está na redação. E isso pode ser usado de forma estratégica por quem atua em assessoria de imprensa.
Pegue a lista dos principais veículos que sejam pertinentes para o cliente assessorado. Compreenda a linha editorial, o formato mais utilizado pelos jornalistas que atuam por lá e produza o release de forma direcionada para aquele canal. Dessa forma, a chance de conseguir emplacar a pauta é altíssima.
Não utilize a exclusividade da forma incorreta
O fato da pauta exclusiva otimizar as publicações faz com que haja aproveitadores. A mesma pesquisa que apontou a exclusividade como algo crucial para que o release seja aproveitado, mostra também o outro lado da moeda.
Um dos fatores que mais incomodam os jornalistas na relação com assessores de imprensa é prometer que a pauta é exclusiva, quando na verdade não é. Quem utiliza de tal prática pode “ganhar” algumas publicações nas primeiras tentativas, mas na sequência perde a credibilidade e estraga a relação.
5. Densidade do release faz toda diferença
A densidade do release faz com que muitos jornalistas sejam influenciados na hora de aproveitar a pauta. É natural que, no dia a dia, a maioria dos releases sejam mais curtos e objetivos. E isso até pela quantidade de conteúdos que são produzidos. Vale ressaltar, ainda, que alguns clientes assessorados não possuem tantas ações para que renda um release mais denso e repleto de informações.
Porém, a pesquisa mostra a preferência dos jornalistas pelos materiais mais densos. E tal preferência pode ser por diversos fatores, alguns inclusive pessoais. Ou seja, um release completo, repleto de dados e com recursos multimídias é o sonho de qualquer jornalista.
Concluindo….
A pesquisa traz insights fundamentais para quem trabalha com comunicação e está sempre em busca de melhorar os resultados. Saber pelos próprios jornalistas quais são as práticas e as técnicas que ajudam na hora de vender a pauta são artimanhas que podem e devem ser utilizadas pelos assessores.
Este texto foi originalmente publicado em 4 de dez de 2020 e vem sendo constantemente atualizado desde então.