O clipping é uma ferramenta fundamental no trabalho do assessor de imprensa. Saiba como fazer um relatório de clipping automático
O clipping, de forma resumida, é o processo de selecionar notícias de seu interesse e salvá-las, como forma de evidenciar uma publicação. No caso do assessor de imprensa, as notícias monitoradas são relacionadas aos seus clientes. Por isso é necessário guardar tudo que foi veiculado sobre o assessorado para realizar a elaboração do relatório de clipping.
A solução de clipping do Comunique-se 360 permite que o usuário saiba de tudo que falam sobre os seus clientes na mídia, com uma análise de sentimento automatizada. O objetivo da tecnologia é identificar se o impacto de uma publicação na imprensa foi positivo, negativo ou neutro.
Além das funcionalidades já citadas, ele também entrega um sistema de valoração automatizado. O valor é baseado por meio da tradicional centimetragem e outros estudos de mercado realizados pelo Comunique-se. Isso substitui a tradicional régua na tela e ajuda o assessor a otimizar tempo, além de profissionalizar um processo manual.
Relatório automático
Elevar o marketing digital a outro nível é deixar a inteligência artificial trabalhar por você. Isso acontece quando realizamos uma automação em alguma plataforma digital, como workflows visuais, por exemplo. E podemos levar isso também para a atuação do PR. Existem ferramentas no mercado, como o Comunique-se 360, que possibilitam realizar todo esse trabalho descrito acima.
Para fazer o clipping, basta escolher uma palavra-chave para monitorar notícias em qualquer tipo de mídia: online, tv, rádio e impresso. Caso tenha alguma publicação na imprensa, uma notificação é enviada ao usuário. No fim de cada mês, ou em um período pré-determinado, é possível gerar um relatório de forma automática. Além disso, você pode personalizar as métricas que deseja levar ao seu cliente, tudo de maneira simples e intuitiva. Basta arrastar o elemento que quiser ao formulário que a inteligência artificial trabalha por você.
A automatização ajuda e muito o trabalho do assessor de imprensa. Afinal, fazer um relatório completo e visualmente atrativo demanda tempo e esforço. Por isso, caso a sua demanda seja grande, é interessante avaliar a contratação de uma ferramenta completa de clipping, como o Comunique-se 360. Confira, a seguir, como criar um relatório de clipping automático.
Selecionando a expressão
Como é de praxe no clipping, o assessor de imprensa escolhe uma expressão (também chamada de palavra-chave) para encontrar as publicações na mídia. No caso do Comunique-se 360, é possível deixar um alerta para cada vez que a palavra em questão seja mencionada na imprensa.
Até aí é um processo normal. Geralmente, o assessor faz isso manualmente, buscando no Google. Só que pode acontecer de algumas notícias não ranquearam bem nos mecanismos de pesquisas, sem considerar que o algoritmo de suas buscas podem alterar os resultados que aparecem em seu buscador pessoal . Além da busca manual exigir muito tempo, ainda há riscos de perder publicações, o que prejudica a mensuração do resultado final. E com a plataforma do Comunique-se, nada passa batido.
Gerando a identidade do relatório
Na hora de gerar um relatório de clipping automático no Comunique-se 360, o primeiro passo é aplicar a identidade visual. Selecione o logo de seu cliente, ou de sua assessoria, e acrescente no relatório. Após isso, escolha um título para o material. Agora, o cabeçalho e o rodapé serão acrescentados automaticamente durante o ato de gerar o relatório, assim como a paginação.
Tecnologia drag and drop
A tecnologia drag and drop, utilizada na elaboração de relatórios do Comunique-se 360, foi implementada para facilitar o trabalho do usuário da ferramenta. Basta selecionar a métrica que você deseja colocar no relatório. Elas estão localizadas em uma tabela ao lado esquerdo da página, como mostra a imagem abaixo. Do lado direito, onde estão gráficos e valorações, são métricas que já foram selecionadas.
Confira todas as opções de métricas disponíveis:
- Notícias por tipo de mídia;
- Notícias por localização
- Veículos que mais publicaram;
- Notícias por análise de sentimento;
- Resumo da valoração das notícias;
- Lista de notícias resumidas;
- Lista de notícias completas;
- Título livre;
- Texto livre;
- Forçar quebra de página.
Com isso, de forma simples e intuitiva, basta selecionar as métricas que deseja e arrastá-las para o seu relatório, como mostra o exemplo do vídeo abaixo.
O relatório gerado no vídeo acima pode ser visualizado clicando aqui.
Agora, o Comunique-se também oferece Curadoria de Conteúdo
O Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria para clientes. Você tem no Comunique-se o parceiro ideal para realizar a curadoria em todos os dados monitorados, obter análises qualitativas e quantitativas sobre a exposição da marca na mídia e ter relatórios personalizados de acordo com o seu briefing.
A curadoria humana categoriza as notícias (análise de sentimento manual) e elimina os conteúdos irrelevantes. O serviço inclui, ainda, o compartilhamento de relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além disso, o trabalho de valoração também é manual e considera a posição da matéria no veículo (espaços nobres), adição de imagem e citação na capa ou no título.
Plataforma Completa de Clipping + Curadoria de conteúdos
Monitoramento de noticias em todas as mídias; centimetragem, analise de sentimento e clipping retroativo; Atendimento e curadoria personalizada. Tudo o que você precisa em um único lugar
Concluindo…
Um relatório de clipping automático é uma “mão na roda” da vida de quem trabalha com assessoria de imprensa. O relatório é uma ferramenta imprescindível para quem atua como PR, pois é uma forma de mostrar os resultados e impactos do trabalho ao cliente. Além disso, o relatório de clipping valoriza a atuação do assessor de imprensa. Sendo automatizado, então, fica tudo mais fácil.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 30 de julho de 2021 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.