Prospectar clientes e realizar vendas há alguns anos dependia de algumas ações publicitárias em mídias offline, principalmente, de indicações. Porém, já fazem 25 anos desde que a primeira rede social foi criada. Com elas, toda nossa forma de se prospectar, relacionar e vender pela internet também foi modificada.
Atualmente, muitas empresas que oferecem serviços para todo o Brasil. Algumas nem possuem um escritório físico devido às facilidades que a internet oferece, além do crescimento expressivo no modelo home office, impulsionado pela pandemia.
O uso das redes sociais se tornou tão comum e acessível que 77% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos e serviços por meio das mídias (PricewaterhouseCoopers).
Sabendo disso, é muito importante divulgar o trabalho da sua empresa nas redes sociais para que as pessoas saibam que ela existe e onde podem acessar mais informações sobre a empresa.
Essa atitude pode auxiliar seu time a prospectar clientes e gerar receitas para seu negócio, pois, é por meio das contas, comentários, reputação da marca e pesquisas que nosso público realiza na internet, que uma decisão de compra é tomada.
Para te ajudar a aproveitar todo o potencial das redes sociais e prospectar clientes para a sua marca, separamos 7 dicas para você começar do zero sua estratégia com as mídias e levar as pessoas para decisão de compra.
Escolha as redes sociais de acordo com o seu público
Por falta de uma pesquisa de mercado ou de uma análise, às vezes, não percebemos qual é o nosso público alvo. Outras vezes, nem conhecemos seus hábitos de consumo. Essa falta de conhecimento faz com que as empresas abram contas em muitas redes sociais. Nem sempre, conseguindo administrar e manter uma frequência de conteúdo em todas.
Por esse motivo, entender o público é importante para definirmos em qual rede social iremos atuar. E a linguagem que iremos utilizar para abordar o potencial cliente.
Por exemplo, se você deseja alcançar um público mais maduro é interessante avaliar redes como Facebook. Nessa rede social, o público predominante tem a idade de 35 a 54 anos (Forbes). Faça uma pesquisa e escolha a rede social que sua empresa vai atuar pensando nas características do seu público.
Organize a página
Após escolher a rede, trabalhe em uma boa apresentação. Escolha uma foto de perfil que transmita credibilidade. Também prefira uma foto de capa que não deixe dúvidas sobre o serviço que sua empresa oferece.
Não esqueça de desenvolver uma descrição/biografia objetiva e um CTA para a pessoa conhecer seus serviços. Coloque um link de direcionamento ao final (para o WhatsApp ou site).
Se for utilizar o Instagram, aproveite os destaques para explicar um pouco mais do seu produto e empresa. A seguir, montamos um roteiro de destaques para você adaptar e aplicar no seu negócio:
- Comece por aqui – Apresente sua marca. Resuma quem você é, o que você faz e direcione a pessoa caso ela queira contratar seus serviços.
- Quem somos – Conte a história da sua marca.
- Depoimentos – Algum cliente elogiou seu serviço? Compartilhe esse depoimento nesse espaço para aumentar sua credibilidade.
- Catálogo – Explique seu serviço e deixe um link direcionando a pessoa para um orçamento. Caso seu produto seja tabelado, já escreva o preço.
- Perguntas frequentes – Compartilhe as perguntas mais frequentes sobre seu produto ou serviço e responda.
Defina as estratégias para prospectar
Quando abordamos estratégia em redes sociais, estamos falando em seguir um planejamento. A constância e qualidade do conteúdo entregue é um fator muito importante para uma conta saudável.
Para prospectar clientes, trate das dores e sonhos nos seus posts. Sabemos que você precisa vender e apresentar o seu produto. Porém, o público atual também gosta de pessoalidade. Se posicione como alguém que oferece um conteúdo de valor e ajuda o potencial cliente. Quando ele precisar de um serviço vai lembrar da sua marca.
Mescle posts de vendas com posts de interação e de conteúdo. Explore os formatos mais consumidos para atrair seus clientes, como vídeos, fotos e carrosséis de conteúdo. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre o seu nicho e verificar que tipo de conteúdo elas mais engajam. Essa prática ajuda na criatividade e idealização de novos conteúdos.
Monitoramento completo
em redes sociais
Fique por dentro do que está acontecendo nas redes sociais e saiba o que as pessoas estão dizendo sobre produtos, tópicos, marcas e muito mais.
Interação e relacionamento
Todo esse esforço nas redes é realizado no intuito de captar clientes, por isso, esteja pronto para interagir com elas. Ative as notificações e fique atento quando alguém enviar alguma mensagem, comentário ou pergunta.
Seja paciente e educado ao responder comentários e não demore muito. Os usuários que estão buscando pela sua marca nas redes vão perceber que você se importa com seus seguidores. Essa percepção pode influenciar no processo de compra deles.
Monitoramento de métricas
Esse passo muitas vezes é esquecido ou deixado de lado por algumas pessoas, mas ele é um dos mais importantes. Por meio do monitoramento e análise das métricas conseguimos gerenciar crises, evitar problemas e melhorar a estratégia.
Avalie os posts que tiveram mais engajamento e perceba onde a equipe acertou naquele conteúdo. Faça o mesmo com os posts que não foram tão bem recebidos. Descubra onde pode melhorar para sempre ter boas taxas de engajamento.
Invista em mídia paga
Outra forma para prospectar mais clientes é utilizar a mídia paga para a geração de leads. Por meio dela, você consegue direcionar anúncios de acordo com o perfil do seu público. No nosso blog já temos um conteúdo que ensina como captar clientes pelos canais de midia paga.
Conclusão
As redes sociais são grandes aliadas para alavancar negócios e captar clientes. Para isso, é preciso utilizá-las pensando nas necessidades do público e produzindo conteúdo específico para o seu nicho. Não deixe de acompanhar as métricas e avaliar o que pode ser adaptado. E faça adaptações para alcançar mais seguidores e leads para sua empresa crescer.