O profissional de comunicação não se vende como deveria. Ele executa as atividades e se esquece de mostrar para a empresa a importância do que entrega. É um mau hábito e talvez até uma questão de mindset.
Quem faz essa avaliação é Renato Avanzi, fundador da Widoox, empresa de treinamentos de comunicação corporativa que em entre suas expertise técnicas de apresentação e oratória.
Na edição #71 do Podcast-se, que você ouve abaixo, Renato Avanzi listou os quatro pontos da oratória.
São esses quatro pontos que mais requerem a atenção de quem faz apresentações, seja em palestras, apresentações internas, pitch de vendas ou qualquer outra situação em que se fale em público.
#1 Controle emocional
Se você não controlar o lado emocional, não vai se lembrar das demais técnicas. Por isso, este é o ponto número 1. Uma técnica simples, explica Renato Avanzi, é a de respiração controlada. Inspire com o diafragma por seis segundos, segure o ar por mais seis e expire por outros seis segundos. Isso ajuda a controlar o metabolismo e a manter a calma.
#2 Objetivo
O segundo ponto importante é saber claramente o que você espera como resultado da apresentação. É responder para si mesmo a uma pergunta básica: “para que estou apresentando isto?”.
Numa reunião interna, por exemplo, o objetivo pode ser conquistar a aprovação da diretoria para um projeto. Se, no entanto, a apresentação for para os gestores do departamento financeiro, talvez o objetivo seja obter uma verba mais polpuda. Já no caso de apresentar para funcionários, o objetivo talvez seja engajá-los. Perceba, portanto, que o mesmo assunto pode ser voltado para públicos diferentes.
#3 Público
Quem é, afinal, o seu público? E o que ele quer ouvir? Você precisa praticar a empatia e se colocar no lugar da sua plateia. Isso direciona a sua mensagem. Pensando ainda no mesmo exemplo de um projeto a ser apresentado, se a plateia for composta pelo time financeiro, você precisa saber se as pessoas querem ouvir sobre dinheiro ou sobre a viabilidade do projeto. E focar naquilo que interessa.
#4 Tempo
Quanto tempo você tem para apresentar? Dois minutos? Dez minutos? Meia hora? Uma hora? Tempo conta e respeitá-lo é importantíssimo. Porque, depois que o tempo combinado se esgota, as pessoas vão desligando o cérebro progressivamente se você continuar apresentando. Por uma questão de retenção de atenção e até de educação, você precisa terminar a apresentação dentro do deadline.