Confira, neste artigo, as principais métricas de e-mail marketing e veja como analisar se suas ações estão sendo eficazes ou não
Ano após ano o e-mail marketing segue sendo um dos principais canais de marketing. Principalmente quando o assunto é geração de leads e, claro, ROI (return on investment). Apesar de ser um canal que vira e mexe é tido como “ultrapassado”, a estratégia ainda se mostra extremamente eficaz e rentável.
Por que devo utilizar e-mail marketing como estratégia de marketing?
Duas pesquisas recentes contribuem diretamente para atestar as afirmações de que o e-mail marketing ainda é uma das principais estratégias de marketing no mercado. O estudo da Marketing Charts evidencia a importância do e-mail marketing na geração de potenciais clientes: a pesquisa mostra que 82% dos profissionais de marketing apontam que as ações via e-mail são as principais estratégias para aumentar a geração de potenciais clientes. Confira, abaixo, a tabela do estudo realizada pela Marketing Charts.
Outro levantamento corrobora com relação ao retorno sobre o investimento neste canal. A pesquisa realizada pela Uploand mostra que para 74% dos entrevistados, o e-mail marketing é o principal canal com relação ao ROI (return on investment).
É preciso saber mensurar as campanhas
Ciente da importância do e-mail marketing para aumentar a geração de leads e vendas, não resta nenhuma dúvida do porquê utilizar a estratégia. Mas vale ressaltar que antes de iniciar as ações, é imprescindível conhecer a fundo os principais indicadores de e-mail marketing e como analisá-los.
O que são as métricas de e-mail marketing?
As métricas são os principais indicadores sobre a eficácia de uma campanha de e-mail marketing. Ao pé da letra, significa as maneiras como os resultados são mensurados.
Toda ação de e-mail marketing, gera uma grande quantidade de informações em números. Desde a quantidade de contatos que fazem parte do mailing list utilizado até a quantidade de aberturas da campanha, por exemplo.
São esses números que estão por trás que vão apontar o que pode ter dado certo ou, de repente, o que pode ter dado errado em uma determinada campanha. A questão é que tais números precisam ser analisados (da forma correta) para que sejam úteis dentro de uma estratégia de marketing e possam ser utilizados para otimizar os resultados.
As principais métricas de e-mail marketing
Confira, abaixo, as principais métricas de e-mail marketing que você precisa levar em consideração ao analisar os resultados de uma campanha.
Taxa de Interações
O Clickthrough Rate (CTR), ou taxa de interações, é uma das principais métricas de mensuração em marketing. E no e-mail marketing não é diferente. A métrica se propõe a analisar a taxa de interação do seu conteúdo. Para aplicar tal indicador em suas análises, basta mensurar o total de cliques que sua campanha recebeu com relação à quantidade total de mensagens enviadas.
Utilizar o CTR é crucial para compreender, em números, a porcentagem de interações que os seus e-mails estão recebendo. Uma taxa baixa de Clickthrough Rate em uma campanha de e-mail marketing pode apontar alguns possíveis erros, assim como, uma taxa maior, pode mostrar o que pode funcionar para determinado público.
Por isso, é crucial sempre apostar no famoso Teste A/B para obter mais informações. A dica fundamental é sempre realizar testes e mapear todas as ações para encontrar o modelo ideal, a mensagem certa e afins. Sempre lembrando que o que pode funcionar para o público X, não necessariamente funcionará com o público Y.
Taxa de abertura
A taxa de abertura é crucial para uma campanha. Você pode acertar em todos os pontos, mas se pecar nesta métrica, certamente, não alcançará os resultados desejados. Afinal, se você não gerar audiência para o e-mail, dificilmente conseguirá interações, pessoas interessadas no seu produto e, consequentemente, vendas.
Neste indicador, é importante considerar alguns pontos importantes para mensurar e entender os principais motivos que podem influenciar diretamente na taxa média de abertura de suas campanhas.
A qualidade (higienização) da base utilizada é um elemento fundamental, pois um mailing list com muito hard bounce, naturalmente, terá uma taxa de abertura baixa. O assunto do e-mail é o segundo fator. Escolher um título ideal pode influenciar em todo o desempenho da campanha. E, por último, os dias e horários que os envios costumam ser realizados.
Por isso, é fundamental sempre analisar e compreender o comportamento do seu público. É com base nos dados de comportamento que você tomará as ações necessárias para otimizar suas campanhas e alavancar os resultados.
Como mensurar a taxa de abertura?
A mensuração desta métrica é simples. Como o próprio nome sugere, basta se atentar a taxa de abertura de suas ações de e-mail marketing para avaliar se você está pecando em alguns dos pontos mencionados acima ou se está no caminho certo, realizando as melhores práticas de acordo com o seu público de interesse.
Taxa de conversão
A taxa de conversão (Conversion Rate) é a métrica responsável por indicar a quantidade de conversões que sua campanha obteve. Uma conversão significa a ação tomada pelo lead com relação ao seu conteúdo.
Uma conversão pode ser um preenchimento de formulário para solicitar um orçamento, uma compra direta no site ou até mesmo download de algum aplicativo. Para mensurar a taxa de conversão, torna-se necessário usar outras ferramentas que vão além de uma solução de e-mail marketing. É necessário se apoiar no Google Analytics e CRMs para garantir que a conversão foi oriunda daquele envio.
Por isso, não esqueça de taguear os links utilizados para facilitar o acompanhamento da vida do lead. Há algumas ferramentas na internet que podem te ajudar, como o URL Builder, por exemplo.
O que uma baixa taxa de conversão significa?
As conversões são o sonho de consumo de quase todas as campanhas de e-mail marketing. Por isso, fique atento se suas campanhas estão gerando conversões. Não obter leads significa que há falhas em suas estratégias: seja na mensagem adotada, na base utilizada e até mesmo o envio em excesso, tentando vender a todo custo.
Taxa de aquisição ou vendas
A taxa de aquisição é o indicador responsável por mostrar a receita gerada por meio das campanhas de e-mail marketing. Ou seja, compreender na prática, quantas vendas foram geradas por meio das ações via e-mail.
Por isso, é crucial acompanhar sempre a vida do lead no funil de marketing e, posteriormente, no funil de vendas. Desde o momento em que o usuário levanta a mão interessado em seu produto ou serviço, até o momento em que o contrato é fechado.
Há como atribuir a taxa de aquisição por envios individuais ou simplesmente conceder as receitas para “e-mail marketing” em geral em um determinado mês ou período de fechamento da empresa.
Taxa de SPAM
O indesejável SPAM é um outro indicador necessário para mensurar os resultados. Uma alta taxa de e-mails indo parar no lixo eletrônico significa um grande prejuízo e um esforço em vão. Afinal, a mensagem não chegará ao público final, logo, o resultado final será péssimo ou nulo.
Algumas ferramentas, como o Comunique-se 360, por exemplo, possui um termômetro de qualidade que mostra de 0 a 10 a possibilidade do seu e-mail marketing ser encarado como SPAM pelos servidores. Em caso de uma nota alta (o que significa que há grandes chances de virar lixo eletrônico), a ferramenta indica quais fatores precisam ser melhorados para evitar o SPAM.
Por isso, é importante sempre fazer envios de e-mail marketing para uma lista de usuários que aceitaram receber os seus comunicados, evitar o envio em excesso e outros fatores que podem influenciar no SPAM.
Taxa de crescimento da base de leads
Esta taxa é responsável por mostrar o crescimento da base ao longo do tempo. Isso é fundamental para montar o cronograma de envios. Se ao longo do tempo, com os envios de e-mail marketing, você percebe que sua base está diminuindo, é hora de rever as estratégias.
A tendência, natural, é que sua base cresça. Mas envios em excesso, comunicados sem segmentação ou falta de qualidade nos conteúdos, podem aumentar significativamente a taxa de leads que optam pelo OptOut de suas bases.
Esse indicador, agora, ganhou ainda mais importância. Afinal, com a LGPD, é crucial garantir que usuários que despertaram o interesse em não receber mais comunicados de sua empresa realmente não os recebam. Desrespeitar o OptOut pode gerar multas altíssimas por infringir a lei vigente.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição ou como é popularmente conhecida, o Bounce Hate, é a métrica responsável por indicar os e-mails que não receberam o seu conteúdo por algum motivo/erro, desde a caixa do destinatário cheia até mesmo um e-mail que não existe mais.
Os erros mais comuns que influenciam no Bounce Hate são: o Soft Bounce e o Hard Bounce, o primeiro tem relação com erros temporários e, em contrapartida, o segundo, tem relação com endereço de e-mail inválido, seja por erro de grafia ou até mesmo por uma conta que não existe mais — o que é bem comum quando se trata de e-mails corporativos, afinal há uma rotatividade muito grande.
Retorno de investimento (ROI)
O ROI (return on investiment) é fundamental para mensurar o retorno que o e-mail marketing traz com relação ao valor que é investido para utilizar a estratégia de marketing em seu negócio.
Para calcular o ROI é preciso pegar o retorno que você obteve (em receita). O cálculo é simples: subtrair a receita pelo custo e dividir pelo custo. Há, inclusive, algumas ferramentas online (gratuitas) para te ajudar a chegar no resultado exato do ROI.
O ROI é responsável por mostrar, em números, se o seu investimento em e-mail marketing está fazendo sentido ou não. Como vimos no início deste artigo, o e-mail marketing ainda é um dos principais canais quando o assunto é Retorno sobre o investimento.
Afinal, é um investimento muito baixo com relação a outras estratégias de marketing digital, por exemplo. Logo, se você não estiver obtendo um bom ROI, é sinal de que há alguma falha em sua estratégia que precisa ser revista e ajustada.