SEO para profissionais de comunicação: Como saber se a sua página está legal?
Para melhorar o SEO de uma página, é importante saber onde estão os problemas e o que precisa melhorar. Existe uma ferramenta chamada SEO Web Page Analyzer que analisa gratuitamente páginas. Essa ferramenta apresenta um feedback completo, apontando o que deve ser melhorado. Dentre os aspectos analisados estão distribuição de palavra-chave, links externos, links em redes sociais e até aspectos técnicos como HTML e tempo de carregamento da página.
Ao acessar o Page Analyzer, você receberá uma análise completa de SEO. Além de apontar individualmente cada aspecto da página, sua qualidade e o que melhorar, a ferramenta calcula uma nota para a página como um todo. Notas abaixo de 50 pontos são consideradas ruins – o Google nem levará em consideração em resultados de busca. Entre 50 e 75 pontos são notas razoáveis – você não será esquecido, mas também não terá grande relevância. Acima de 75 é uma página boa, relevante perante os mecanismos de pesquisa.
São só aspectos técnicos que contam para SEO?
SEO é uma soma de habilidades técnicas (HTML, hospedagem do site) mas, diferente do que muitos acreditam, de conteúdo também.
De nada adianta levar em consideração aspectos técnicos como velocidade de carregamento da página e links externos e deixar de lado a qualidade do conteúdo apresentado. Páginas enganosas são derrubadas do Google, e os aspectos técnicos não funcionam sozinhos.
Para que uma página se torne relevante, é imprescindível trabalhar em cima de um conteúdo relevante, confiável e bem escrito. Assim o site ganha relevância e credibilidade.
No nosso Webinar do dia 5 de abril, falaremos com mais detalhes sobre SEO com foco para profissionais de comunicação.