Dados do infográfico “Melhores práticas para se relacionar com a imprensa”, edição 2020, traz insights para uma boa relação entre jornalistas de redação e assessores de imprensa
Um bom relacionamento entre jornalistas de redação e assessores de imprensa é crucial para o desempenho da profissão de ambos. Isso porque, o assessor é a ponte entre a pauta e o jornalista. Sem um tema definido, o jornalista não consegue produzir a matéria; e é nessa hora que as sugestões dos colegas que atuam do outro lado do balcão são muito bem-vindas.
A pesquisa “Assessores de imprensa na visão do jornalista de redação”, que entrevistou mais de 300 profissionais que atuam em veículos de comunicação, mostra que 50,8% dos jornalistas respondentes consideram que o trabalho do assessor de imprensa é primordial para sua atuação. Se considerarmos a conjuntura causada pela pandemia da Covid-19, a atuação do assessor é classificada como importante para 65.8% dos entrevistados.
Pensando em ajudar a manter essa relação saudável e produtiva, a fim de ajudar as assessorias a potencializarem os resultados, criamos um infográfico com as melhores práticas para se relacionar com a imprensa. Extraímos da Plataforma Comunique-se dados cruciais e compilamos com alguns resultados da Pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação”.
As informações são de extrema relevância, pois a Plataforma Comunique-se é utilizada por muitos assessores de imprensa no relacionamento com jornalistas. Os dados da ferramenta foram coletados do dia 01/01/2019 a 31/12/2019 de acordo com o uso de mais de mil clientes ao longo de 2019. Confira, a seguir, alguns tópicos abordados no material.
Melhor dia e horário para enviar release
O envio de release é o meio preferido de relacionamento de imprensa, como mostra a pesquisa oposta “Jornalistas de redação na visão dos assessores de imprensa”, que ouviu mais de 800 profissionais que se relacionam com a imprensa. O release é o preferido por 25% dos entrevistados. Por conta disso, é importante ser estratégico na hora de enviar o material para o jornalista.
Segundo dados extraídos da Plataforma Comunique-se, o melhor horário para enviar release é às 11h, com uma taxa média de abertura de 44%. Já em relação ao dia, não há tanta diferença de segunda à sexta-feira. Os cinco dias possuem uma taxa média de abertura de 19,8%. Já nos finais de semana esse número cai para 0,84%. Logo, o recomendável é sempre enviar em dias úteis, às 11h. Claro que não é uma regra, pois o ideal é que o assessor conheça o melhor horário que os jornalistas com que ele se relaciona preferem receber.
Assunto de e-mail “matador”
O assunto do e-mail é um dos pontos mais importantes. Afinal, é a primeira coisa que o jornalista irá ler quando receber o e-mail do assessor. Por isso, deve ser algo que chame a atenção, de forma simples e objetiva.
Dados extraídos da Plataforma Comunique-se mostram que assuntos mais curtos tendem a obter uma taxa de abertura maior. No gráfico abaixo, é possível observar que o ideal é trabalhar entre 41 a 60 caracteres no assunto.
Além disso, a pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas” mostra que o assunto do e-mail ainda é o fator primordial para aproveitar ou não um release, com 23%. Em seguida, vem a densidade do material divulgado e o remetente/fonte.
Um assunto de e-mail objetivo é fundamental. Afinal, o jornalista recebe centenas de e-mails por dias. Logo, o e-mail com título mais curto e que tenha sinergia com a editoria do jornalista terá uma chance maior de ser aberto e, possivelmente, emplacar a pauta na mídia.
Melhor dia e horário para o follow up
O follow up é uma das práticas mais importantes e polêmicas desta relação. Ele é feito, geralmente, por e-mail e/ou telefone. Os jornalistas recebem muitos e-mails e ligações por dia e, por conta disso, o follow up pode surgir em uma hora indesejada. E para que isso não aconteça, é ideal que o assessor crie um relacionamento com o jornalista e saiba de suas preferências.
Para 35,1% dos respondentes da pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação”, os melhores horários para receber o follow up é entre 9h e 11 e entre 15h e 17h. Com relação ao dia, 47,2% dos respondentes da pesquisa afirmam que pode ser em qualquer dia, menos no fim de semana.
A questão de dia e horário coincidem com o tópico sobre envio de releases, o que evidencia que o dia em si não faz tanta diferença (se não for em finais de semana), mas o horário deve ser escolhido de forma estratégica.
O que deve ser evitado
Os jornalistas de redação respondentes da pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação” classificaram as ações de assessores que mais os incomodam. A primeira foi garantir que uma pauta é exclusiva, quando não é, com 12,87%; a segunda foi insistir que uma pauta vale, com 12,55% e a terceira foi enviar releases distintos da editoria que o jornalista cobre, com 10,84%.
Concluindo…
Algumas das melhores práticas para se relacionar com a imprensa podem ser descritas neste artigo. No entanto, vale ressaltar que é fundamental fortalecer o networking e se aproximar cada vez mais dos jornalistas que cobrem assuntos de interesse do assessor.
Manter uma boa relação é fundamental para o bom andamento do dia a dia de trabalho de ambos os lados. Como diz o velho ditado: uma mão lava a outra.
- Acesse o infográfico “Melhores práticas para se relacionar com a imprensa” clicando aqui;
- Acesse a pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação” clicando aqui;
- Acesse a pesquisa “Jornalistas de redação na visão dos assessores de imprensa” clicando aqui.
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